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São Pedro do Sul, Riogrande do Sul, Brazil
Sou uma pessoa divertida, academica do curso de administração, batalhadora como milhares de brasileiros, amiga, confiável, que busca se melhorar a cada dia e reparar seus erros constantemente, par se tornar uma pessoa melhor.

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sexta-feira, 21 de agosto de 2009

quinto semestre: 1º parte

1. INTRODUÇÃO








Este trabalho é síntese significativa da aprendizagem adquirida no Módulo, Análise Quantitativa de Projetos composto pelas seguintes Unidades Didáticas: Pesquisa Operacional e Estatística Aplicada À Administração. É uma exigência do processo avaliativo do curso de administração e tem como objetivo exercitar os acadêmicos na capacidade de síntese e comunicação escrita da aprendizagem, mostrar os desafios enfrentados e as dificuldades superadas para ampliar conhecimentos, assim como a apresentação de novos valores. Dessa forma, este estudo está organizado por itens que caracterizam as Unidades Didáticas no corpo do “desenvolvimento” e “considerações finais” que apontam a apreensão dos conhecimentos socializados de forma geral, indicando o crescimento cultural adquirido.























2- DESENVOLVIMENTO:

UD: PESQUISA OPERACIONAL:


AULA 01:
PESQUISA OPERACIONAL:
17-02-2009

A aula em si foi proveitosa, pois obtivemos algumas informações novas, como as que abaixo irei descrever.
Na maioria das vezes quando nos deparamos com a pressão de tomarmos uma decisão, temos que usar a nossa intuição, e também a parte racional, analisando, fazendo simulações estudando o problema, as opções, para que se tome a decisão mais acertada, com menos chance de erro, ou a que será menos prejudicial, assim essas ações contribuirão na nossa tomada de decisão.
A parte da intuição, poderá ajudar na seleção das informações que nos são importante, e a parte racional, nos auxiliará no estudo e avaliação, e na montagem de propostas para o problema, ou seja os resultados.
Podemos dizer que a pesquisa operacional, seria um sistema organizado, um tipo de cronograma a ser seguido, com a função de facilitar a tomada de decisão.
A pesquisa operacional, poderíamos dizer que possui algumas fases, a primeira seria a de detectação do problema, ou seja, compreender coloca-lo em base matemática, colocando algumas possibilidades, definir objetivos, limitações, o segundo seria a construção, esquematização dos problemas, e soluções, com o objetivo de medir a eficiência da decisão, e também restringir, no terceiro passo e análise das soluções encontradas, geralmente cálculos matemáticos, o quarto passo é a implantação podendo haver modificações, o quinto passo juntamente com avaliação posterior.
Na formulação do problema temos que ser cautelosos, cuidadosos, para que tenhamos boas soluções, pois para cada problema existirá vários tipos de solução.
No modelo de programação linear compreendi o seguinte que primeiramente se colocaria no papel os dados do problema como, de que forma foi detectado, através de que dados, sempre em dados matemáticos a serem resolvidos, e como segundo passo, analisar e resolver as mais diversas formas de se resolver um problema, ou seja suas possibilidades, e como terceiro passo buscar as soluções mais adequadas para o problema e por elas em prática e depois analisá-las.
O modelo de programação linear é composto por uma função, que seria o objetivo da decisão por ex, o que se deve maximizar ou minimizar, possuir também as variáveis de decisão, seriam todas as possibilidades de solução para a tomada de decisão, e também a possibilidades de resultados, ou seja, todas as possibilidades relacionadas a decisão, existindo as restrições que nos dá limitações para o processo de decisão, ou ação.
A aula número um teve como objetivo de nos aprendermos retirar dados dos problemas.







AULA 02
MODELAGEM DE PROBLEMAS DE PROGRAMAÇÃO LINEAR
18-02-09

A professora interativa exemplificou as atividades propostas, ou seja resolveu alguns exercícios.
Compreendi um pouco mais das razões de como é organizado o raciocínio dos problemas, mas ainda tenho muitas dúvidas, espero que no de correr das aulas se esclareça.
A professora interativa no meu ver é um pouco fraca, fala muita bobagem, para uma aula de faculdade, considerando o pouco tempo que temos, temos que nos esforçar para aprendermos, correr atrás do prejuízo.







Vou anexar um exercício do livro que nos foi dado.
Exercício 01:
Uma empresa, após um processo de racionalização de produção, ficou com disponibilidade de 3 recursos produtivos, R1 R2 R3. Um estudo sobre o uso desses recursos indicou a possibilidade de se fabricarem 2 produtos P1 e P2. Levando os custos e consultando o departamento de vendas sobre o preço de colocação no mercado, verificou-se que P1 daria lucro de R$ 500,00 por unidade e P2 seria responsável pelo lucro de R$ 600,00 por unidade. O departamento de produção forneceu as seguintes informações: Para fabricar uma unidade de P1, utilizam-se 10 recursos de R1, 9 de R2 e 12 de R3; para fabricar uma unidade de P2, gastam-se 20 unidades do recurso R1;12 de R2; e 15 do R3. A disponibilidade de cada recurso por mês é de 100, 90, 120, respectivamente, para R1, R2, R3. Formule o problema construindo o modelo de programação linear para a produção mensal de P1 e P2, resultando num maior lucro para a empresa.







AULA 03
SOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE PROGRAMAÇÃO LINEAR COM DUAS VARIÁVEIS - MÉTODO GRÁFICO
02-03-09 / 09-03-09 / 11-03-09

A professora Ivoneti começou a aula com uma pequena revisão do conteúdo e continuou a matéria da aula 02, pois não tinha terminado a explanação do conteúdo, resolveu mais alguns exercícios que tinham ficado para trás, e entrou no assunto da aula 3 no final do horário da nossa aula, ficando o restante para ser visto na próxima aula .
Considero que aprendi o conteúdo dado na aula 03, a substituição dos valores de X1 e X2 para se obter os pares ordenados, para serem colocados no plano cartesiano.
Um dos pontos que posso considerar como aprendizado foi a análise do plano cartesiano, como as retas com as setas indicando as restrições.
Aprendi também que os problemas de programação linear pode ser de três tipos, com a solução admissível e limitada, solução ilimitada, ou sem soluça.
A maior parte da aula a professora interpretou gráficos para que melhor entendêssemos, no início tive certa dificuldade, mas com o decorrer dos exemplos passei há entender um pouco mais, mais ainda me resta algumas dúvidas sobre a análise das restrições no plano cartesiano, mas espero compreender no decorrer das aulas.



Anexo o exercício nº 01 do livro:

1)


SOLUÇÃO: 1º Passo: Definição dos pontos referente a cada restrição:

Restrição (I):
Fazendo , temos:
par ordenado
Fazendo , temos:
então par ordenado
Assim, com estes dois pares ordenados podemos traçar a reta que representa a restrição (I).

Restrição (II),
Para qualquer valor que for dado para , será sempre 3.

Restrição (III),
Para qualquer valor que for dado para , será sempre 4.

As Restrições , limitam a solução no primeiro quadrante do plano cartesiano.

2º Passo: Colocação das retas referente à cada restrição no plano cartesiano para posterior definição da área de solução e finalmente a solução ótima do problema de programação linear proposto.
No plano cartesiano, temos:

Figura 1
Figura 2

Figura 3
Figura 4

3º Passo: Solução do Problema












AULA 04
SOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE PROGRAMAÇÃO LINEAR
MÉTODO SIMPLEX
11-03-09

No inicio da aula do dia onze a professora terminou o assunto da aula três e começou o tema da aula quatro. A aula quatro teve como objetivo apresentar o método simplex.
Onde que para solucionarmos um sistema linear necessitamos encontrar valores para as possíveis incógnitas que satisfarão no mesmo, momento as nossas exigências.
Ou seja, o método simplex tem por base achar as variáveis de folga, o número que seja complementar na solução, tornando ela ótima, devendo ser maximizar, todas as variáveis de decisão devem ser negativas, com restrições de sinal (menor ou igual).
O método simples terá inicio após a decisão da variável de folga, o que se chama dicionário inicial.
As variáveis básicas se encontram no lado esquerdo e s variáveis não básicas no lado direito, podendo trocar de posição até que o problema seja encontrado.
Durante a aula nos foi explicado de como buscar a solução ótima, e que enquanto houver coeficiente positivo não obteremos a solução ótima.
Para a resolução do problema, temos que seguir vários passos, onde no inicio determinamos uma solução viável, se acharmos uma solução ótima termina o problema, e se por acaso não encontrarmos de inicio a melhor solução temos que determinar uma nova solução viável até que se encontre uma solução ótima.
Nessa aula eu encontrei mais dificuldade, pois se obteve algumas informações diferentes, mas que com um pouco mais de esforço não superamos.
Anexo o exercício numero um do livro:































AULA 05
MODELOS EQUIVALENTES PARA O USO DO MÉTODO SIMPLEX
16-03-09

A professora começou a aula ensinando como usar wplotpr.exe para facilitar o uso dos gráficos, após começou a ensinar o uso do Excel solver.
Bom eu não entendi a utilidade de se ensinar o uso do programa, enquanto os alunos estávamos cheio de dúvidas sobre o conteúdo das aulas anteriores, pois o programa, o dia em que tivéssemos contato com ele, que provavelmente muitos nem terão,com certeza se daria um jeito de se aprender a usar seus benefícios. E as dúvidas me pergunto no dia da prova? Depois os alunos pegam recuperação...é culpa só dos alunos, não da metodologia utilizada. Deixo isso como colocação, jamais como reclamação, pois não sou disso, senão viveria reclamando, pois motivo e razão se tem de monte.
Em razão da professora ter se dedicado a aula para encimar o uso do programa, posso dizer que não foi muito produtiva, em aquisição de conhecimento.
Para se resolver os problemas linear utilizando o método simplex, devemos ter as seguintes características, função objetivo maximizar possuir todas as variáveis de decisão negativas,cujas as restrições técnicas devem estar com sinal menor ou igual e ter mos independentes, não negativos. Se o problema não apresentar-se com as regras citadas anteriormente, deveremos observar se encontra-se na forma negativa,devemos multiplicar toda a equação por menos um, ficando positivo, portanto nas condições exigidas.
Primeiramente para resolver o Método Simplex devemos encontrar as variáveis de folga, assim se obtém o primeiro dicionário inicial, após ter sido acrescentado as variáveis de folga,e após ter isolado as mesmas e igualando a zero e para determinar se é uma solução viável, igualamos as variáveis no caso x1 e x2,assim encontraremos os valores das VB, da função objetivo, isto ocorre substituindo-as, por zero na multiplicação da resolução da equação, assim podemos obter a solução ótima ou não.

Por isso não se tem muita informação a se declarar e constar no portifólio.
Exercício numero um do livro:


























AULA 06


RECURSOS COMPUTACIONAIS PARA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE PROGRAMAÇÃO LINEAR
SOLVER
16-03-09



A aula do dia dezesseis foi dividida com a aula cinco, também teve como metodologia o ensino de programa de computador, no caso foi o Excel.
Não tivemos também um acréscimo de conhecimento, pois do contrario da aula cinco foi ensinado um programa que na sua maioria já conhece, é claro que algumas coisas nos aprendemos, mas se aprenderia, fora da aula, e não no momento que teria que ser para tirar dúvidas.
Foi abordado os problemas de minimização no solver. É claro que se tens vantagens utilizando softwares específicos para a resolução de problemas.
Posso dizer que tive pouco aproveitamento nessa unidade didática, pois a metodologia utilizada para a apresentação dos conteúdos foi muito fraca.
























UD: ESTATÍSTICA APLICADA À ADMINISTRAÇÃO:


AULA 01
INTRODUÇÃO À ESTATIÍSTICA
18-03-09

Com o decorrer da evolução do conhecimento a humanidade necessitou aprimorar-se nos meios tecnológicos, para possuir e armazenar informações adquiridas, para uma maior noção de realidade e expectativa da população, para se ter melhores condições para tomar decisões, as mais viáveis e úteis para a maior número de pessoas.
Quando surgiu a estatística teve como objetivo o controle e governabilidade, um ponto interessante é que os dados não perdem-se com o tempo.
A estatística nos proporciona o conhecimento amplo, necessário e também poderá até interferir no meio onde é coletada.
Nos como administradores podemos e devemos utilizar a estatística ao nosso favor, para que possamos tomar decisões mais precisas e com maior probabilidade de acerto.
A pesquisa estatística pode ser aplicada em vários setores como no censo, na política. Está sendo usada para se aumentar a qualidade de produção, nas análises de decisões, previsões, mas podendo haver diferença dos resultados em relação a realidade, ela deve ser de fonte confiável de informações, para a maior credibilidade da pesquisa.
A estatística nos possibilita coletarmos analisarmos, descrevermos e interpretar os dados, e com estes tomar decisões.
Ao se fazer uma pesquisa devemos ter noção de quem será a população pesquisada, decidir quem terá que responder a pesquisa.
Como a professora mesmo disse não teve muitos dados novos, o conteúdo é mais acessível para o aprendizado, acredito que não se terá maiores dificuldades.
Achei interessante o projeto de pesquisa a termos que realizar. Não obtive nenhuma dúvida nessa aula. por momento era isso.
Teve a aula como objetivo aprendermos a elaborar uma pesquisa, ou seja os seus procedimentos.

GLOSSÁRIO:

Censo: pesquisa feita à população pelo IBGE.

Estatística descritiva: são as etapas da descrição e organização dos dados em gráficos ou tabelas.

Amostra: parte da população escolhida para a pesquisa, podendo ser:

Amostragem aleatória simples: Quando se sorteia pelo menos 10% da população

Amostragem sistemática : quando se sorteia um numero de um a dez para ser de base, sistematizando a seqüência a ser realizada.

Amostragem estratificada proporcional: é quando se utiliza a proporcionalidade de elementos do grupo escolhido.

AULA 02:
ESTATÍTICA DESCRITIVA- E ORGANIZAÇÃO DE DADOS
23-03- 09


A aula dois tem como objetivo a obtenção e organização dos dados de uma pesquisa.
Podemos perceber que existem vários tipos de dados, por exemplo, os dados brutos ou absolutos e os dados relativos.
Com os dados em mão devemos organizá-los, fazer o Rol, que a partir daí teremos uma melhor visão da situação da pesquisa, e reorganização dos dados, para posterior apresentação em gráfico, na conclusão do projeto.
Geralmente os resultados são expressos em porcentagem, índices, coeficientes e taxas.
Primeiramente coletamos os dados qualitativos, e logo a seguir os dados quantitativos, seguido de técnicas, constituindo o rol, que é a organização dos dados brutos, em ordem, os dados qualitativos serão colocamos em ordem alfabética.
Após se traduzir os dados relativos de forma geral por meio de porcentagem, índices, coeficientes e taxas.
Depois vimos o cálculo pronto, onde podemos visualizar a sua freqüência relativa sendo utilizado três casas na parte decimal, sendo uma proporção de apresentação de uma situação em relação ao total desta variável. em relação a soma total desta variável deverá dar como resultado (1),sendo a freqüência percentual multiplicada por 100,isto é por cento.
A representação gráfica da pesquisa é equivalente a cada 100 pessoas ouvidas uma quantia x, teve essa ou aquela opção,dando uma melhor visão da parcela em relação ao todo.
Continuando aula podemos aprender nos exemplos feitos em sala de aula, a classificação detalhada dos itens separadamente classificados nas amostragens com suas devidas taxas percentuais,


GLOSSÁRIO:

Dados Brutos ou absolutos: são os dados adquiridos por meio de pesquisa direta, não havendo manipulação dos resultados, podendo ser divididos em qualitativos e os quantitativos.

Rol: é a organização dos dados em certa ordem.

Dados relativos: possuem a intenção de facilitara interpretação dos dados.

Freqüência Relativa: poderíamos dizer que se trata de uma média que uma certa situação ou dado se repete em relação ao total.

Freqüência Percentual: é a freqüência relativa quando for multiplicada por cem.
Amplitude Total: mede a possível variação dos dados quantitativos






AULA 03:
REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DOS DADOS ESTATISTICOS
23-03-09

Na aula três tínhamos o objetivo de compreender a importância e utilidade de um gráfico.
Durante a aula a professora explicou alguns tipos de gráficos como de colunas, setores, linha, barras, cabendo ao responsável pelo projeto decidir qual o gráfico que se ficará mais adequado à apresentação dos dados e resultado.
Para se escolher qual gráfico deve escolher, qual apresentará melhor os dados e resultados devemos lembrar que se devem ser explicativos e compreensivos, com certa nitidez do gráfico.
Na representação gráfica temos que levar alguns pontos em consideração, como títulos, escalas, fonte de obtenção dos dados.
As representações gráficas passa a idéia da organização de dados ampliando a organização dos dados de uma certa pesquisa devendo ser de fácil entendimento, com explicações sobre elaboração dos gráficos de colunas usando o plano cartesiano,tudo explicado como devemos montar no Excel solver, também nos foi colocado os dados representados por um círculo em forma de pizza.
Os gráficos apresentados em sala de aula são os mais usados, mas podemos usar os mais variados modelos gráficos sempre se apresentará o mesmo resultado, porem alguns mais complexos tem uma maior dificuldade na interpretação, sendo recomendado o uso dos gráficos que melhor passar entendimento e compreensão.
As apresentações gráficas ampliam a nossa visão em relação ao resultado, pois nos passa uma dimensão visual dos dados, facilitando a compreensão dos seus resultados.
Como a professora apenas explicou os gráficos não tenho muitas análises para constar no portifólio.




GLOSSARIO:

Histograma: É a formação de um conjunto de retângulos justapostos, onde as bases localizam-se no eixo horizontal.

Polígono de freqüência: se trata de gráfico de linha.














AULA 04:
MEDIDAS DE POSIÇÃO-TENDÊNCIA CENTRAL
25-03-09


A aula quatro teve como objetivo aprendermos a analisar as medidas ou posições ou até medidas de tendência central, que seria os números, valores que resumem e de certa forma representam uma característica da pesquisa. Resumindo e simplificando as informações que nela contem.
O professor explicou sobre as principais medidas de tendência central, como média aritmética média, média ponderada ou média geral, mediana, moda, geométrica, média harmônica.
Onde a média simples sempre tem que ser igual à média ponderada.
Posso destacar como conhecimento da aula que se o número de elementos de uma série estatística for impar ocorrerá uma coincidência da mediana com um dos elementos da séria. E quando o número for par o valor mediano sempre deverá a média aritmética dos elementos centrais.
A mediana não depende dos valores dos elementos na série, mas sim de sua posição, sendo esta a diferença entre mediana e média, que se deixa influenciar pelos valores.
A variação de porcentagem será a medida de dispersão do desvio padrão, transformando – se de absoluta em relativa, quando se julga que houve erro no desvio padrão não é exatamente um erro, sim uma variação de médias que já foram previstos, pois trata-se de uma média intermediária, que será usada para uma maior aproximação do verdadeiro resultado.
Quando estudamos as variações de medidas, vimos o quanto é importante uma análise para se ter a visão de um todo, é o que podemos ter com a elaboração da média,




GLOSSÁRIO:

Média aritmética: é calculada somando-se todos os valores e dividindo pela quantidade de valores.

Moda: em estatística é o valor que mais se repete, com maior freqüência.














AULA 05:
MEDIDAS DE DISPERÇÃO
ESTUDO DA VARIAÇÃO DOS DADOS
30-03-09


O professor Reinaldo explicou sobre a importância de se estudar a variação dos dados, para melhor compreensão dos resultados apresentados.
Alguns pontos colocados pelo professor tive maior compreensão, outros tive uma certa dificuldade, mas acredito que conseguirei aprender.
Um dos dados que aprendi que as medidas por si só não representa a realidade, pois de uma forma ou outra podem ter sido alterados, tendo-se que ter maior cuidado na escolha desses dados para fazer o resultado.
Podemos utilizar a amplitude total para valores pequenos pois, quanto maior o valor observado, maior será a diferença, até o professor usou um exemplo bem adequado.
O professor ensinou a usar as calculadoras casio e HP, onde podemos fazer e refazer os cálculos conforme ele orientava.
Em se tratando de desvio-padrão podemos dizer que ele possui algumas características em particular.


GLOSSARIO:

Amplitude Total: será a diferença entre a maior e menor observação da amostra.

Desvio-padrão: Se trata de uma medida de dispersão que numera a variabilidade dos dados de certa amostra, vindo expressada na mesma unidade em que os dados são apresentados.

Coeficiente de variação: se trata da medida de dispersão relacionada ao desvio-padrão, geralmente se apresenta em forma de porcentagem, transformando a medida de dispersão absoluta em relativa.
















AULA 06
PROBABILIDADE
01-04-09

Inicialmente o professor fez uma revisão da aula anterior para dar continuidade no assunto.
Posteriormente fez alguns esclarecimentos, como que para se estudar os fenômenos de observação devemos elaborar um modelo matemático que pode ser determinístico ou probabilístico.
Na natureza acontecem certos fatos que depende de vários fatores para que aconteça, mas se tornando possível realizar certas decisões tendo por base resultados anteriores, com resultados mais prováveis através dos cálculos de probabilidade, sendo que a probabilidade é um dos ramos mais importante da matemática, pois é a possibilidade de algo positivo ou negativo de acontecer um determinado número de vezes seguindo certos critérios.
Podemos citar como regra da probabilidade de eventos, sempre irá ser uma fração ou número entre zero.
A probabilidade de que um grupo de eventos mutuamente exclusivo ocorra será a somatória das suas probabilidade de ocorrência de cada evento.
No meu ver foi uma aula mais a proveitosa do que as outras, deu para aprender um pouquinho, mas é claro ficou algumas dúvidas.








GLOSSÁRIO:

Experimento aleatório: É o resultado que independente de quantas vezes seja repetido, não se poderá ter certeza, precisão.

Espaço amostral: Será a soma de todos os resultados de um determinado experimento.

Evento mutuamente exclusivo: É quando a ocorrência de um exclui automaticamente a realização do outro.

Eventos independentes: É quando um ou mais eventos podem ocorrer ao mesmo tempo sem interferência na realização do outro.








AULA 07
PROBABILIDADE, DISTRIBUIÇÃO BINOMIAL,
DISTRIBUIÇÃO DE POISSON E CURVA NORMAL PADRÃO
06-04-09


O professor começou a aula com o assunto distribuição binomial, a qual é utilizada quando existir duas situações, de fracasso ou sucesso, sendo resultante do desenvolvimento do binômio (p + q) elevado na n, sendo n o numero dos eventos, p a probabilidade de sua ocorrência e q a probabilidade de algum evento alternativo ocorrer.
Após o professor explicou o assunto da DISTRIBUIÇÃO DE POISSON onde é utilizado em casos com baixíssima probabilidade de acontecimento, casos raros.
No caso da DISTRIBUIÇÃO NORMAL sendo utilizada entre as distribuições de probabilidade, aplicada em diversos fenômenos no desenvolvimento teórico das amostragens representadas pela população. Conhecida como a distribuição de GLAUSS LAPLACE.
Um ponto de conhecimento adquirido é que para se identificar o p tem-se quatro maneiras, se vier em porcentagem, ser citado no problema, se vier em fração, ou quando o problema já indicar a probabilidade.





GLOSSÁRIO

N: É o numero de elementos a serem considerados

P: a probabilidade de se ter sucesso

Q: probabilidade de se ter fracasso

X: será o sucesso de n elementos

Cn,x: é igual a combinação de x em n.















3 CONCLUSÃO:


Esse módulo conteve disciplinas que a meu ver são importantes para a nossa profissão, pois de modo geral enfatizam que temos várias formas de nos munir de dados para o processo de tomada de decisão.
As unidades didáticas foram à pesquisa operacional e a estatística aplicada a administração.
Sobre pesquisa operacional posso destacar sua importância, para nos como administradores termos mais segurança na hora de tomarmos as nossas decisões, bem como obtermos melhores resultados, ou pelo menos ternos um pouco de segurança, estabilidade, e até uma certa coerência nas nossas decisões.
No conteúdo de pesquisa operacional aprendemos o método de solução de problemas de programação linear com uma e duas variáveis, juntamente com o gráfico, tendo como objetivo maximizar e minimizar.
Onde como seqüência aprendemos o método simplex, método que resolve os sistemas lineares, com a resolução das incógnitas, devendo buscar variáveis negativas, como solução ótima, seguindo alguns passos que variam conforme cada problema.
Para a resolução dos problemas de pesquisa operacional, deve-se fazer a troca das variáveis não básicas por básicas, onde as variáveis da direita são não básicas e s da esquerda são básicas, podendo ter acréscimo de variáveis de folga e até variáveis auxiliares, sendo acrescentadas conforme a necessidade de cada problema, sendo que as variáveis auxiliares serão abandonadas ao mesmo tempo, em que forem não básicas, e respectivamente a função objetivo auxiliar também será descartada.
Esses cálculos são feitos através de um questionário inicial e novo dicionário, lembrando que esse cálculo será feito quantas vezes for necessário, até que se ache a solução ótima, que é a função em que os coeficientes sejam negativos,
Todos esses cálculos podem ser feito também no computador, no Excel Solver, como nos foi mostrado na sala de aula, é uma pena que nem todos possuem o recurso do computador e nem certos programas como os que foram nos apresentados.
Sobre estatística podemos relatar a sua importância no processo de tomada de decisão, a sua utilidade em nos passar a realidade mais próxima possível em seus resultados, dando uma maior segurança para quem toma as decisões.
No meu ver a aula foi pouco proveitosa, foi mal utilizado o tempo de aula, que já não é muito, ficando muitas perguntas, sem resposta, onde nem na tutoria podíamos contar, pois nem sempre a resposta que vem não corresponde aos nossos anseios. Ficando prejudicial para a Uniderp, pois somos profissionais formados por esta entidade, e se sairmos fracos, foi à qualidade da universidade que não foi a contento. Prejudicando a nos, e a entidade de ensino.










4 ANEXOS:

RESOLUÇÃO DOS PROBLEMAS REFERENTES A AULA 01 A 03

QUESTÕES PARA O PORTIFÓLIO:
































QUESTÃO 03:








QUESTÃO 04




QUESTÃO 05:






RESOLUÇÃO DOS EXERCÍCIOS REFERENTES À AULA 04:



























TRABALHO DE ESTATISTICA
PESQUISA NO COMERCIO DE SÃO PEDRO DO SUL:

DESCRISÃO DA PESQUISA:

Primeiramente escolhemos quem seria nossos entrevistados o que gostaríamos de saber, e quanto tempo dispunha vamos para fazer a pesquisa, depois decidimos as questões que fariam parte da pesquisa, e fomos aplicar o questionário no comércio de São Pedro do Sul, em sua maioria fomos muito bem tratados e bem recebidos.
Depois de termos os dados em mão fizemos os cálculos chegando aos números finais, passamos para o computador, e montamos os gráficos, tabelas, enfim a conclusão do trabalho.
Nossa apresentação foi desenvolvida em data show, para uma boa apresentação e compreensão do professor e colegas, foi uma satisfação de se ter o resultado depois e tanto trabalho.















5 BIBLIOGRAFIA:




LIVRO DIDÁTICO DA UNIDERP

SLIDES DE AULA

MATERIAL POSTADO NO PORTAL

PESQUISA FEITA NO COMÉRCIO DE SÃO PEDRO DO SUL

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