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Sejam Bem Vindos a todos que entrem no meu blog.
Que todos possam ter algum proveito.
Que DEUS ilumine a todos.
Que a queles que queiram postar alguma informação possam se sentir a vontade...o propósito é este. divulgar a maior quantidade de conhecimento possível, a quem tiver interece.
um abraço desde já.

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Quem sou eu

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São Pedro do Sul, Riogrande do Sul, Brazil
Sou uma pessoa divertida, academica do curso de administração, batalhadora como milhares de brasileiros, amiga, confiável, que busca se melhorar a cada dia e reparar seus erros constantemente, par se tornar uma pessoa melhor.

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sexta-feira, 21 de agosto de 2009

quinto semestre: 2º parte

1. INTRODUÇÃO








Este trabalho é síntese significativa da aprendizagem adquirida no Módulo, Gestão de recursos financeiros e materiais composto pelas seguintes Unidades Didáticas:Administração financeira e orçamentária e Administração de recursos materiais. É uma exigência do processo avaliativo do curso de administração e tem como objetivo exercitar os acadêmicos na capacidade de síntese e comunicação escrita da aprendizagem, mostrar os desafios enfrentados e as dificuldades superadas para ampliar conhecimentos, assim como a apresentação de novos valores. Dessa forma, este estudo está organizado por itens que caracterizam as Unidades Didáticas no corpo do “desenvolvimento” e “considerações finais” que apontam a apreensão dos conhecimentos socializados de forma geral, indicando o crescimento cultural adquirido.



























2- DESENVOLVIMENTO:

UD: ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA:

AULA 01:
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA: CONCEITOS BÁSICOS:
27-04-2009

Na aula 01 tivemos as teorias da administração, segundo o conceito formulado no inicio do século XX , tendo como funções básicas, a função técnica ( responsável pelas atividades da empresa), a função comercial ( setor das compras e vendas), a função de segurança ( proteção do patrimônio), a função contabilidade ( apresentar dados para maior transparência na administração), a função financeira ( administra o capital), a função administrativa ( por em prática o que for decidido pelos órgão administrativos da empresa).
Na teoria dos sistemas, compreendi que funciona como: seria o conjunto de entrada de dados, materiais passando por um processo de transformação que será repassado a terceiros, como produtos a serem vendidos, prestação de serviços, etc. Com essa saída teremos um feedback e essas informações obtidas se terá um novo processo de transformação, que será cruzadas com as informações anteriormente obtidas, tendo então um novo conjunto de entrada de dados, recomeçando todo o processo.
Temos que fazer com que o ambiente não afete a administração. Cada administrador de acordo com seu conhecimento e entendimento determinará o que se enquadra nos ambientes, tipo ambiente geral.
No decorrer da aula anotei algumas colocações feitas pelo professor interativo, como.
O cliente é a razão de existir uma empresa, por isso todos os itens da ária funcional são importantes, pois cada um possui seu foco, diferenciadamente.
Consideremos liquides a presença de reserva financeira para cumprimento de compromissos financeiros feitos pela empresa.
A empresa que possuir um ponto de equilíbrio mais baixo, terá maiores condições de impor-se em uma concorrência de preço. Caso contrário obter um ponto muito alto, não terá condições de se sustentar em uma concorrência.
Podemos dizer que a decisão financeira em curto prazo é a do dia - a – dia.
Em momento de crise deve-se ter cautela e uma boa estratégia para superá-la e até aproveitá-la.
Por causa da derrubada das barreiras para a importação atualmente não sabemos o que é produto totalmente nacional ou pelo menos com alguma fase aqui no Brasil.
A função financeira é o coração da empresa, mas depende das outras funções, assim como estas são influenciados com a função financeira, pois algumas decisões podem estar dentro da lei, mas não dentro da ética moral da sociedade.
Os sistemas de intermediação financeira são o conjunto das instituições financeiras que administram os recursos financeiros dos agentes econômicos (bancos, financiadoras), que possuem superávit com os que estão em déficit, ou seja faz o intercambio de empréstimos e financiamentos entre credores que emprestam o dinheiro a uma taxa de juro(geralmente muito alto) e a empresa ou pessoa física que pega o dinheiro, sendo esse juro estipulado pelo credor e assim podendo haver certa inadimplência. Podemos citar como exemplo dessa transação financeira as compras feitas em crediários em lojas comerciais, que geralmente são de longo prazo.
GLOSSÁRIO:

Ação: Documento que indica ser seu possuidor o proprietário de uma fração do capital de uma sociedade. Se o capital de uma sociedade deve ser subscrito por várias pessoas, ele é dividido em frações iguais, o que permite a cada uma subscrever segundo suas disponibilidades e sua vontade.

Acionista: Substantivo de dois gêneros. Quem tem ação de sociedade anônima.

Atividade Econômica: Conjunto de atos pelos quais as pessoas satisfazem às suas necessidades, através da produção e troca de bens e de serviços.

Ativo: Conjunto de bens e créditos que formam o patrimônio de um sujeito econômico.

Déficit Comercial: Reflete a diferença entre o que o país arrecadou com as exportações e o que gastou com as importações. Quando o resultado é negativo (as importações são maiores que as exportações) denominamos déficit comercial. Se o resultado positivo chamamos de superávit comercial.

liquidez: Substantivo feminino. Facilidade com que um ativo pode ser convertido em dinheiro.
Balanço de pagamentos: é um instrumento da contabilidade social referente à descrição das relações comerciais de um país com o resto do mundo. Ele registra o total de dinheiro que entra e sai de um país, na forma de importações e exportações de produtos, serviços, capital financeiro, bem como transferências comerciais.
Taxa de câmbio: é o preço de uma unidade monetária de uma moeda em unidades monetárias de outra moeda. A taxa de câmbio reflete, assim, o custo de uma moeda em relação a outra, dividindo-se em taxa de venda e taxa de compra. Pensando sempre do ponto de vista do banco (ou outro agente autorizado a operar pelo Banco Central), a taxa de venda é o preço que o banco cobra para vender a moeda estrangeira (a um importador, por exemplo), enquanto a taxa de compra reflete o preço que o banco aceita pagar pela moeda estrangeira que lhe é ofertada (por um exportador, por exemplo.

Renda Fixa define-se como o lucro a partir de um investimento, que ocorra constantemente e periodicamente. O investimento pode não só ser econômico, como também pode ser um trabalho (administrativo ou manual), ou qualquer outro tipo de serviço a favor de um empreendimento ou corporação. Um exemplo de renda fixa seria o salário de um operário, ou qualquer outro tipo de trabalhador.
Renda variável: Tipo de investimento no qual a rentabilidade não pode ser determinada na data da realização do investimento. Uma aplicação é considerada renda variável quando o retorno ou rendimento desta aplicação é pouco previsível, pois está sujeita a grandes variações de acordo com o mercado. Ações de empresas são exemplos de renda variável.



AULA 02:
OS PRINCIPAIS DEMOSTRATIVOS FINANCEIROS:
29-04-2009

Na aula 02 o professor terminou o assunto da aula 01, que posso destacar o seguinte.
Quando o país exporta obtém lucro pois acumula moeda estrangeira, mesmo que converter terá um aumento razoável, já quem importa terá que abrir mão de um montante de moeda nacional maior para pagamento da dívida. No caso do dólar e o real, possui variação tipo um dólar equivale a aproximadamente três reais. Onde deflação é o fenômeno de falta de moeda corrente e o seu excesso é a inflação, sendo que é o banco central é o órgão que controla a quantidade de moeda que circula, através de compra ou venda de títulos públicos.
Já no assunto da aula 02 sobre demonstrativos financeiros, podemos considerar que se possuem várias formas de demonstrativos, para cada setor, situação se implanta um modelo, como anúncios publicitários para os clientes, de catálogos para distribuidores, os fornecedores através de formulários de pedidos, entregas faturas, agora os contábeis os mais utilizados são o balanço patrimonial e a demonstração de resultados do exercício.
Considerando que balanço é a apresentação da situação financeira e patrimonial da empresa em determinado período, que está dividido em ativo e passivo, no lado direito o ativo o que a empresa possui, já no esquerdo está o passivo o que a empresa tem em obrigações, com terceiros, investimentos através de financiamentos.
Obtermos o ativo se somarmos o passivo mais o patrimônio liquido. É formado pelo ativo circulante ( trata-se dos bens que mais facilmente e em curto prazo poderá ser convertido em dinheiro), caixa ( dinheiro em mãos), bancos ( valores depositados), títulos ( aplicações de curto prazo), contas a receber ( títulos emitidos com prazo de um ano), estoque ( valor dos produtos que se tem armazenado), ativo permanente ( dinheiro para produção ou serviços), ativo imobilizado ( capital que se utiliza nas atividades operacionais , terrenos, máquinas..), depreciação acumulada ( é a perda do valor do ativo em consideração ao uso, desgaste, manutenção...), investimento ( capital investidos em outras empresas), ativo deferido ( aplicações que retornarão em pesquisas).
Já o passivo possui os seguintes componentes, passivo circulante (salário, duplicatas, contas, empréstimos a curto, todos à pagar), exigível a longo prazo ( são os compromissos superiores a um ano), patrimônio liquido ( capital social, lucros ou prejuízos, reservas).
A análise vertical é a demonstração de resultados de um período, já a análise horizontal se trata de demonstrativos de dois períodos consecutivos.











GLOSSÁRIO:

Aval: Ato pelo qual uma terceira pessoa, distinta do sacado, do sacador e dos endossantes, garante o pagamento de um título na data de seu vencimento.

Bolsa de Valores: Associação civil sem fins lucrativos, cujos objetivos básicos são: manter local ou sistema de negociação eletrônico adequados à realização, entre seus membros, de transações de compra e venda de títulos e valores mobiliários; preservar elevados padrões éticos de negociação; e divulgar as operações executadas com rapidez, amplitude e detalhes..
Conta Corrente: que registra as entradas e saídas devidas ao comércio de bens e serviços, bem como pagamentos de transferência; e
conta de capital: que registra as transações de fundos, empréstimos e transferências.
Passivo exigível a longo prazo: são as dívidas de uma empresa que serão liquidadas com prazo superior a um ano, financiamentos, títulos a pagar, entre outros. O passivo exigível trata-se das obrigações com terceiros, como duplicatas a pagar, notas promissórias a pagar, fornecedores, impostos a recolher, contas a pagar, títulos a pagar, contribuições a recolher e outras, que terão seu vencimento 360 dias após a data da publicação do balanço de que fazem parte.
Taxa de Desconto: A Taxa de Desconto designa a taxa de juros cobrada pelos Bancos Centrais nos empréstimos que concedem aos bancos comerciais através das operações de Open Market.
Valor Patrimonial da Ação: Valor obtido a partir da divisão do patrimônio líquido — que é a soma dos bens menos as dívidas e obrigações de uma empresa — pelo número de ações. Esse conceito é utilizado no cálculo de indicadores que avaliam a rentabilidade de uma ação.

BID: BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMENTO. É uma instituição internacional, com sede em Washington-EUA, voltada para o auxílio financeiro e o desenvolvimento da infra-estrutura de países emergentes.

Bens e Serviços: Produtos da atividade econômica, elementos constitutivos da produção.

Blue Chip : Ação de grande liquidez e tradição, muito procurada no mercado de ações pelos investidores tradicionais e de grande porte BNDES.

Debentures: Título que representa empréstimo a uma S.A, rendendo juros e correção monetária e garantido pelo ativo da empresa e com preferência para o resgate sobre quase todos os outros débitos. Pode ser emitido em duas modalidades: nominativa- endossável, e em dois tipos; simples ou debênture conversível em ações..



AULA 03
GESTÃO DE CIRCULARES
04-05-2009


Teve como início da aula a continuação da aula anterior, e após começou a ser dado o conteúdo da aula 03, sobre circulantes, onde posso destacar os seguintes conhecimentos e dados adquiridos.
Em uma análise de circulante obtém relação com o ativo circulante e o passivo circulante, pois registram o seu capital e dívidas tanto de curto médio e longo prazo.
O capital de giro é obtido com a diferença do ativo circulante com o passivo circulante, podendo ser positivo ou negativo, sendo que o capital de giro positivo é decorrente que a empresa financia uma parte do seu capital de giro com os recursos de longo prazo, e já o capital de giro negativo a empresa está financiando uma porcentagem do seu ativo permanente com os recursos de curto prazo.
O índice de liquidez é a capacidade de a empresa pagar suas dívidas em dia, pode ser relacionados a liquides corrente (diferença do ativo circulante com o passivo circulante), a liquidez seca é a diferença do ativo circulante menos os estoques com o passivo circulante, já o índice de liquidez imediata é a diferença da disponibilidades pelo passivo circulante, onde as disponibilidades é a soma das contas caixa, os bancos e também as aplicações financeiras de liquidez imediata. Na liquidez geral é o ativo circulante mais realizável a longo prazo divididos pelo passivo circulante mais exigível a longo prazo.
Para nos compararmos os índices de liquides temos que comparar os resultados, pelos índices obtidos em anos anteriores ou comparando com outras empresas do mesmo padrão, ou seja, fazendo uma análise horizontal ou vertical.
O percentual da participação dos recursos de liquidez imediata na estrutura do capital de giro será a sua disponibilidade dividida pelo seu ativo circulante, da mesma forma o percentual de participação do estoque será o seu estoque dividido pelo seu ativo circulante, assim também acontece com o índice de contas a receber, de financiamento (que estejam no passivo circulante), chamado de índice cruzado.
O índice de eficiência é obtido com as contas que resultam da operação da empresa, são calculadas nos demonstrativos, balanço patrimonial e no DRE. O índice de eficiência é chamado também de índice de atividade ou rotatividade, para ser calculado devemos ter dois balanços patrimoniais de anos subseqüentes e uma DRE atual.
O produto que estiver no estoque no ativo é investimento, mas após a venda se torna a ser custo.
O resultado do giro do estoque nos proporciona uma média, ocorreu movimento no ciclo do estoque, (compra, cheia) venda (esvazia)e com o prazo médio de renovação dos estoques nos dá o resultado em dias, quantos dias eu levo para encher e esvaziar o meu estoque.
O giro de contas a receber é a média de quanto tempo (período) que a minha empresa fica com o caixa cheio e caixa vazio e o prazo médio para recebimento, da mesma forma o giro de contas a pagar é a média que a empresa leva para pagar as suas dívidas e o prazo médio para pagamento nos fornece em dias o período que eu levo para pagar meus fornecedores e o meu posicionamento relativo atual e meu índice.
Na minha opinião a aula foi proveitosa, deu para aprender alguma coisa.


GLOSSÁRIO

Bradies: Papéis da dívida externa de países em desenvolvimento, renegociados de acordo com as regras do Plano Brady. O plano tem esse nome em referência ao ex-secretário do Tesouro Americano, Nicholas Brady. O reescalonamento baseou-se na emissão de títulos para substituir a dívida externa desses países. Na conversão foi aplicado um desconto no valor dos empréstimos.

Capital de Giro: Parte do capital utilizada para o financiamento dos ativos circulantes da empresa e que garante uma margem de segurança no financiamento da atividade operacional

Déficit em Conta Corrente: É o resultado das transações comerciais do país como o mundo (incluindo as exportações e as importações), mais os serviços e as chamadas transferências unilaterais. Reflete a quantia, em dólares, que falta ao Governo para quitar seu saldo negativo na balança comercial. Inclui ainda outros custos, como o de seguros, fretes marítimos e os demais gastos do comércio externo.

Inadimplência: Não pagamento até a data de vencimento de um compromisso financeiro com outrém, quando feita negociação de prazos entre as partes, para aquisição de bem durável ou não-durável, ou prestação de serviços, devidamente executados

Banda Cambial: É a banda ou limite determinado pelo Governo para a flutuação do real frente ao dólar. O sistema brasileiro foi adotado em março de 1995.

BBC: Bônus do Banco Central. Papel com taxas prefixadas com prazo mínimo de 28 dias. Os bancos dizem qual a taxa que querem para comprar o papel e o Banco Central aceita ou não. Serve para fazer política monetária.

Break Even Point: Ponto de equilíbrio entre receita e despesa. A partir do break even point as receitas da empresa geram, proporcionalmente, um lucro maior

Capacidade Instalada : É o potencial de produção de determinado setor da economia. Dizer que a indústria está trabalhando com 79,04% da sua capacidade é o mesmo que dizer que está com 20,96% de sua capacidade de produção ociosa.

Capitalismo: Sistema econômico baseado na propriedade privada dos meios de produção e sua utilização com fins lucrativos. Por extensão regime fundamentado na dissociação entre os proprietários dos meios de produção, que os utilizam com o objetivo de lucro, e os trabalhadores, que efetivamente realizam a produção mediante o pagamento de um salário que remunera sua força de trabalho.

Chash Flow : É o fluxo de caixa, as previsões e o registro do movimento de entrada e saída de dinheiro de uma empresa, órgão governamental ou mesmo de uma família.





AULA 04
ANÁLISE DA RENTABILIDADE
11-05-2009

Primeiramente o professor continuou a aula anterior, e após explanou os assuntos a serem abordados na sala de aula, com o tema análise da rentabilidade, assistimos um filme sobre lucratividade (empresa da recarga de cartucho).
Um bom administrador deve sempre estar atento à situação financeira da empresa, a sua lucratividade bem como o seu prejuízo.
Podemos esclarecer algumas diferenças entre lucro, índice de lucratividade e a rentabilidade, lucro seria o valor excedentes, o que sobra, depois de descontadas as despesas, apresentados em DRE, o índice de rentabilidade é média comparativa dos lucros, já a rentabilidade é respectivos ganhos, por aplicações feitas, ambos são apresentados em balanço patrimonial.
Quanto mais alto o multiplicador de alavancagem financeira maior é o risco que a minha empresa se dispõem financeiramente.
Podemos fazer uma relação entre o lucro que é obtido através de uma DRE, e a rentabilidade que se baseia em lucros de certos itens de um balanço patrimonial.
Nos como administradores temos que analisar o passado decidindo no presente, projetando o futuro.
Uma empresa pode diminuir o seu patrimônio liquido propositalmente, geralmente são as empresas com bases em ações, comprando as ações que foram vendidas e assegurando as ou excluindo elas, diminuindo os seus valores, com isso reduz seu capital.
GLOSSÁRIO:

Câmbio Comercial: É a cotação do dólar usada para o fechamento dos contratos de exportação e importação. O câmbio comercial também registra as operações de empréstimos de empresas no exterior, investimentos estrangeiros diretos, as entradas e saídas dos investimentos estrangeiros em renda fixa e nas bolsas de valores..

Déficit Nominal : É o conceito de déficit público que, além das receitas e despesas, inclui os gastos com o pagamento de juros da dívida pública. No caso do Brasil, ao final de 1998, esse déficit supera os 8% do PIB.

Taxa Básica: Taxa de juro anual fixada por um banco, que serve de referência para o cálculo das diferentes condições oferecidas por esse banco.

Valores Disponíveis: Conjunto da liquidez ou dos títulos de crédito da empresa que podem ser rapidamente convertidos em moeda.
Risco-País: é um conceito econômico-financeiro que diz respeito à possibilidade de que mudanças no ambiente de negócios de um determinado país impactem negativamente o valor dos ativos de indivíduos ou empresas estrangeiras naquele país, bem como os lucros ou dividendos que esperam obter dos investimentos que lá fizeram. No Brasil, este conceito amplo é frequentemente confundido com o Emerging Markets Bond Index (Índice de Títulos de Mercados Emergentes) ou EMBI+), calculado pela JPMorgan

AULA 05
ANÁLISE DO EQUILÍBRIO
11-05-2009

Houve a continuação da aula anterior, e o que mais m chamou a atenção, o que achei mais importante do assunto da aula, posso destacar.
O custo ficho não tem relação com o volume de produção, podendo haver uma variação causada por outros fatores que não seja a produção.
Quanto mais eu produzir menor será o valor fixo por unidade do custo fixo por unidade, onde há um custo constante de produção divide-se pela quantidade de produção, chamado de economia de escala, onde busca se reduzir o custo fixo por unidade, aumentando a produção.
Quanto mais eu produzir maior será os meus custos variados totais, pois a sua margem de contribuição unitária é a relação da receita de venda (valor arrecadado com as vendas) descontados os custos (gastos com a produção) o que sobra é o lucro operacional, para fazer frente ao meu custo fixo, já a margem de contribuição total, será a margem de contribuição unitária se tratando de um mesmo produto.
O ponto de equilíbrio é a quantidade a produzir para que ocorra uma equivalência entre receitas operacionais e despesa, zerando as contas, não sendo almejado, pois é o mínimo que preciso produzir não me proporciona lucro nem prejuízo, mas sempre objetivando lucro.
Temos que comparar a nossa renda com o nosso ponto de equilíbrio para saber o quanto estamos lucrando.
Dependendo dos meus objetivos temos que fazer mais investimentos alterando o valor dos nossos custos fixos.






















GLOSSÁRIO:

Alavancagem: Termo que designa o efeito de melhoria provocado pelo endividamento na rentabilidade do patrimônio líquido de uma empresa.

Agente Econômico: Indivíduos, grupos de indivíduos ou organismos que constituem, do ponto de vista dos movimentos econômicos, os centros de decisão e de ações fundamentais.

Enxugar o Mercado: Retirar dinheiro com a venda de títulos. é como passar um rodo no mercado.

Estagflação: Situação econômica caracterizada pela conjunção de uma tendência à estagnação ou recessão seguida de inflação.

Valor de Mercado: em economia, refere-se ao valor que um produto atinge no mercado, baseando-se na concorrência de mercado e lei de oferta e procura. Costuma-se contrapor o valor de mercado ao valor real do produto.

Sociedade Anónima: ou (normalmente abreviado por S.A., SA ou S/A) é uma forma de constituição de empresas na qual o capital social não se encontra atribuído a um nome em específico, mas está dividido em ações que podem ser transacionadas livremente, sem necessidade de escritura pública ou outro ato notarial. Por ser uma sociedade de capital, prevê a obtenção de lucros a serem distribuídos aos acionistas

Nota Fiscal: é um documento fiscal e que tem por fim o registro de uma transferência de propriedade sobre um bem ou uma atividade comercial prestada por uma empresa e uma pessoa física ou outra empresa. Nas situações em que a nota fiscal registra transferência de valor monetário entre as partes, a nota fiscal também destina-se ao recolhimento de impostos e a não utilização caracteriza sonegação fiscal. Entretanto, as notas fiscais podem também ser utilizadas em contextos mais amplos como na regularização de doações, transporte de bens, empréstimos de bens, ou prestação de serviços sem benefício financeiro á empresa emissora. Uma nota fiscal também pode cancelar a validade de outra nota fiscal, como por exemplo na devolução de produtos ou cancelamento de contratos de serviços.
Nota promissória é um título cambiário em que seu criador assume a obrigação direta e principal de pagar a soma constante no título. A nota promissória nada mais é do que uma promessa de pagamento. A nota promissória é uma promessa de pagamento, para seu nascimento são necessárias duas partes, o emitente ou subscritor (devedor), criador da promissória no mundo jurídico, e o beneficiário ou tomador que é o credor do título.







AULA 06
GESTÃO DE CRÉDITO
13-05-2009

Na aula 06 teve como início a continuação à aula anterior sobre análise de equilíbrio sendo o que foi exposto pelo professor interativo que me chamou a atenção foi o seguinte.
Que a margem de contribuição pode se descrita como o excedente dos ganhos da empresa descontado as dívidas.
A alavancagem operacional refere-se a utilização dos recursos com custos fixos, onde o grau de alavancagem operacional nos proporciona ter o conhecimento do impacto do esforço do aumento de vendas sobre o lucro operacional, ai podemos fazer uma relação, quanto maior o esforço para aumentar as vendas, maior número de vendas menor será o meu lucro operacional, pois lê está relacionado com os custos de produção, que nesse caso será maior.
Já sobre a aula 06 com o tema gestão de crédito, temos que avaliar se vale a pena permitir a venda a prazo médio e longo prazo para recebimentos, ou investir no incentivo da venda avista, pois a concessão de crédito atrasa o nosso giro de estoque e o retorno do nosso investimento da compra do produto ou até de sua fabricação, e temos que analisar até que ponto nos é favorável, temos é que ter uma boa política de créditos.
A empresa que vende a crédito tem que se reocupar na possibilidade de ter que cobrar, como irá se fazer a cobrança, quem irá cobrar, em que momento irá ser cobrado, tendo sempre em vista o que chamamos risco de credito, havendo algumas restrições, critérios para se fazer a venda, saber como funcionará todo o processo de vendas, desde a compra (despesas) sua venda e até se for o caso sua cobrança (recebimento).
Geralmente quando esticamos os prazos de pagamento, maiores serão os nossos riscos de perdas, pois muitas coisas acontecem e podem acontecer até finalizar o recebimento, cabendo aos administradores decidir se, preferirá vender mais e correr maiores riscos nos prazos maiores, ou vender menos com mais segurança com os prazos menores.
Lembrando que quanto menor o prazo mais rápido retorna o meu capital investido para meu caixa, mas é claro que depende muito do produto, do mercado da população almejada.
Em muitas empresas prefere-se dar desconto nas vendas avistas, sendo que esses descontos devem ser controlados, pois eles não devem ser superior as minhas despesas.
Foi-nos mostrado o filme sobre Gurgel Motores, que particularmente achei interessante pois, nos mostra uma pessoa com um sonho, em que acreditava no Brasil, em nosso potencial, conseguindo se tornar uma grande empresa de fabricação de carros, uma ousadia para um país como o nosso, uma empresa que concorria com outras multinacionais, onde que por motivos adversos, foi boicotada, e não conseguindo cumprir com os seus compromissos financeiros acabou falindo, e depois de muitos anos teve seu prédio vendido e uma parte de suas dívidas pagas. Trouxe-nos uma reflexão que naquela época se tratava diferente da concorrência, hoje é diferente, existe diplomacia e a política da boa convivência, onde se fosse nos dias atuais seriam as coisas diferentes, com certeza não teria o mesmo desfecho.
Normalmente as empresas possuem uma análise de crédito, um roteiro a se seguir para seguir par a avaliar se poderá ou não conceder o crédito para o cliente, e se possível de quanto será esse valor, estipulando um limite de crédito, baseando-se, por exemplo, em seu comprometimento dessa venda no orçamento familiar do cliente.

GLOSSÁRIO:

Câmbio Fixo: Um sistema de câmbio em que o Banco Central de um país estabelece um valor fixo para a paridade entre a moeda local e o dólar. Esse sistema funciona na Argentina e em Hong Kong.

Deflação: É a variação negativa dos preços da economia. Significa a produção e o consumo decrescentes de bens e serviços produzidos num país. Constante, conduz à diminuição e ao agravamento do padrão de vida das pessoas e à recessão.

Despoupança: Fato de transformar uma poupança em consumo..

Fundos de Investimento: Organismos de coleta de poupança e de aplicação, em que o capital variável é aberto ao público, e o valor dos títulos possuídos por cada participante é determinado pela relação entre o total do ativo e o número de quotas, e não diretamente pelo mercado

Libor: É a taxa de juros cobrada sobre os empréstimos em moeda estrangeira e que vigora no mercado financeiro internacional de Londres.
Fiança Bancária: É um contrato por meio do qual o banco, que é o fiador, garante o cumprimento da obrigação de seus clientes (afiançado) e poderá ser concedido em diversas modalidades de operações e em operações ligadas ao comércio internacional. é uma garantia real,diferente do aval, que é uma garantia pessoal.
Hipoteca: (do latim hypotheca, derivado do grego ὑποϑήκη, cognato de ὑποτίϑημι "pôr sob", "dar como empenho") é uma garantia real extrajudicial e incide sobre bens imóveis ou equiparados que pertençam ao devedor ou a terceiros.
CMN: Conselho Monetário Nacional. É o principal órgão do Sistema Financeiro Nacional, criado pela Lei 4.595 de 1964. Determinada a sua competência quanto a ser órgão disciplinador do Mercado de Capitais pela Lei 4.728 de 14 de julho de 1965, o Conselho Monetário Nacional também substitui o Conselho da Superintendência da Moedas e do Crédito (SUMOC), e tem como finalidade formular a política da moeda e do crédito.

Commodities: Títulos correspondentes a negociações com produtos agropecuários, metais, minérios e outros produtos primários nas bolsas de mercadorias. Estes negócios se referem a entrega futura de mercadorias, mas não significa necessariamente que há movimento físico de produtos nas bolsas. O que se negocia são contratos Conjuntura:
Elementos constitutivos da situação econômica de um setor, de um ramo de atividade, de uma região ou de um país em um determinado momento.

Conta Turismo: Mostra os gastos de brasileiros em viagens internacionais e as receitas obtidas pelo país quando estrangeiros visitam o Brasil.




AULA 07
18-05-09
ESTRUTURA DE CAPITAL

A aula sete trata da estruturação do capital da empresa, onde essa estrutura e a somatória do capital da empresa, e do capital utilizado para financiar os ativos da empresa sendo de terceiros.
O índice de endividamento nos proporciona a análise de como está as finanças da empresa, como se está financiando as suas atividades.
O grau de endividamento nos possibilita uma relação entre o exigível e o passivo líquido.
Lembramos que quanto mais endividada a empresa mais riscos está correndo, mais obrigações para pagamentos está criando, considerando que essas obrigações querendo ou não terão que ser pagas.
Em se tratar se estratégia de estruturação do capital, deve-se estabelecer um teto, para seguir, onde uma estratégia conservadora a empresa utilizará mais recursos próprios para o financiamento de suas atividades, uma empresa que utiliza a estratégia intermediária, utiliza no financiamento de suas atividades uma parte de seu próprio capital e a outra de capitais de terceiros, já a empresa que utiliza a uma estratégia agressiva, financia a maioria de suas atividades com o capital de terceiros, assumindo maiores riscos e compromissos.
Quanto maior o grau de conhecimento, informação, qualidade, menor será a minha incerteza, não quer com isso dizer que irá diminuí-lo, você pode calcular e avaliar se ocorre ou não, mudar o risco jamais, com isso melhorando a qualidade da minha decisão, lembrando que não se consegue modificar, alterar, a natureza.
Não podemos alterar a natureza do evento, mas sim avaliar a probabilidade deles acontecerem.
O risco econômico é relacionado ao setor dos ngócios, economia nacional, mundial, já o risco financeiro será relacionado a empresa em particular.
Já o setor pode ser ganho ou perda, relativo a um valor investido, podendo se dividir em duas partes, o retorno esperado e o retorno obtido.
Quando maior riscos percebidos, maiores a taxa de retorno que irá ser considerada.
Ativos com menos riscos, maiores será a nossa disposição a investir maiores valores, ativos com maiores riscos, chances menor, será o nosso investimento.










GLOSSÁRIO:

Amortizações: São pagamentos de dívidas contraídas por empresas brasileiras e pelo próprio Governo junto a instituições financeiras no mercado internacional.

Análise Econômica: Aplicação à realidade econômica do método científico de decomposição em elementos mais facilmente compreensíveis que o todo, visando a inseri-los em um esquema explicativo

Arbitragem Cambial: É a operação de compra de uma quantidade de moeda local e na venda de outra quantidade de moeda estrangeira, de tal forma que, aplicando-se a paridade entre elas, obtenha-se equivalência

Mercado de Opções: A opção de compra de ações é um tipo de contrato que garante ao seu titular o direito de comprar um lote de ações a um preço fixado nesse contrato, durante um prazo determinado. A contraparte do contrato, o lançador, assume o compromisso de vender o lote ao preço fixado, até a data do vencimento, se o titular deseja exercer seu direito.

Oligopsônio: Situação de um mercado em que a concorrência é imperfeita do lado da demanda, devido à presença de um número muito limitado de compradores.

Padrão Monetário: Valor, ou matéria, convencionalmente adotado com base do sistema monetário de um ou de vários países, e em relação ao qual serão definidos os outros tipos de moeda, e particularmente as unidades monetárias.

Convênio: Ato administrativo que permite a liberação do recurso previsto no OGU. Quando o Governo vai, por exemplo, financiar uma obra em um município, assina um convênio com o prefeito.

Copom: Comitê de Política Monetária do BACEN,é o órgão que decide a política da taxa de juros

Conselho Regional de Economia: É uma autarquia federal criada por lei com a finalidade de fiscalizar o exercício da profissão de economista, no âmbito de sua jurisdição estadual. Expede a carteira de identidade profissional e zela pelo cumprimento do Código de Ética do Economista.

Critério de Desempenho: São as metas do acordo com o FMI pelas quais o Brasil é avaliado. O descumprimento destas metas significa a interrupção dos repasses das parcelas de empréstimos e necessidade de nova renegociação.

CVM: Comissão de Valores Mobiliários. Tem por finalidade a fiscalização e a regulação do mercado de títulos de renda variável, tendo, entre outras as atribuições de assegurar o funcionamento eficiente e regular os mercados de bolsa e balcão, e proteger os títulos de valores mobiliários e os investidores do mercado.




AULA 08
20-05-2009
CUSTO DE CAPITAL

O professor fez primeiramente colocações sobre a união da sadia e perdigão, com seus benefícios prejuízos para a sociedade, para eles e tanto no mercado interno e externo, cabendo a UCADE decidir, aprovar essa união, que acaba causando um alvoroço na bolsa de valores, essa união fará com que a empresa se torne a maior empresa de alimentos nacional, com maior potencialidade, para a exportação, com melhores valores, pois como são produtos beneficiados, melhore valor terá mais será o nosso lucro.
Pela ordem vimos a bolsa de valores a nível de compradores, ou futuros compradores, levando em consideração a conceito de ação que é menor parcela do capital da empresa, se tornando sócio, sempre objetivando lucro, através de seus dividendos (parte do lucro adquirido pela empresa que cabe ao investidor, proporcionalmente a sua quantidade de ações, cabendo também a ser as suas dívidas.
Tem-se dois caminhos para adquirir ações, comprando as ações ordinárias, possuindo direito a voto, em assembléias e a outra as ações preferenciais, possuindo preferência a divisão do dividendo em caso de falência, possuem preferência de serem restituídos antes divisão da massa falida entre o restante dos detentores de direito, mas não possuem direito a voto
No mercado primário é a emissão de ações ao mercado sem ter passado por intermediário, já no mercado secundário é quando o primeiro comprador não mais intere sa-se pela ação e a põem a venda.
No mercado secundário é quando o primeiro comprador vende a sua ação a terceiros, que passa a possuir os seus direitos e deveres de associado, não afetando o patrimônio liquido da empresa.
No mercado secundário é uma transação entre os investidores, não afetando a empresa.
O valor de uma ação é equivalente pelo seu dividendos esperados, ajustados, para o momento do presente com uma taxa de retorno exigida pelo investidor, ou seja, avaliar os seus dividendo que se pagará na futuro.
Para você participar na bolsa de valores deve-se ser representados por uma corretora de ação ou por um clube de investimentos que possua regimento, documentação, a bolsa de valores é um investimentos de riscos, instável, pois pode ser alterada por vários fatores, instabilizá-la como as contas do governo, a estabilidade financeira de grandes empresas, e também a estabilidade de outras bolsas.
Em se tratando de bolsa de valores, fundamenta-se em quem paga mais, quem se dispõem a pagar mais pela ação, leva.
Por mais crescente que seja o dividendo de uma empresa, espera-se que tenha uma taxa constante de crescimento.
O CAPM se destina a achar o Ks, taxa de retorno exigida pelo investidor.
O coeficiente Beta é a progressão, análise do título acompanhar ou não a variação do mercado, relacionando o valor da ação com o mercado, sendo medido através de acompanhamento do movimento do mercado, se for igual a um ele acompanha os índices da bolsa, , se for maior é agressivo, sempre está a mais ou a menos que a dos índices da bolsa, e assim se for menor que um será de estratégia defensiva, sempre a baixo dos índices da bolsa, não tendo problemas com a queda da bolsa, o Beta é sempre calculado com dados do passado que possui até o momento.
Também assistimos um filme interessante sobre bolsa de valores, que nos esclareceu de como funciona a bolsa de valores, seus lucros e prejuízos, onde antes de entrar no mercado de ações deve-se conhecer bem como funciona, avaliar em que setor é mais viável a que empresa investir seus lucros e prováveis riscos.
O custo do capital próprio é a exigência que o investidor faz a empresa da qual é sócio para se manter acionista da mesma.

GLOSSÁRIO:

Ação Endossável: Ação que pode ser transferida mediante simples endosso no verso da cautela.

Ação Ordinária: Ação que tem características de conceder a seu titular o direito de voto em assembléia da sociedade.

Ação Preferencial: Ação que dá ao seu possuidor prioridade no recebimento de dividendos, ou em caso de dissolução da empresa, no reembolso do capital. Não dão direito a voto nas assembléias da sociedade

Dividendo: Parcela dos lucros de uma de capitais, atribuída a cada acionista

Dotação Orçamentária : A quantia determinada no OGU, para atender a cada despesa.

Participação nos Lucros: Fração dos lucros de uma sociedade, a serem distribuídos, além da parte proveniente do primeiro dividendo e, eventualmente, dos juros, destinada ao conselho de administração ou ao conselho fiscal a título de remuneração complementar.

Prémio de Risco: é um retorno financeiro excedente, correspondente à diferença entre a taxa de rentabilidade de um determinado activo e a rentabilidade dos activos sem risco associado (geralmente são considerados como activos sem risco os títulos da dívida emitidos pelo Estado). Desta forma, o prémio de risco representa a rentabilidade adicional que um investidor espera obter por aceitar um determinado grau de risco. Em regra, quanto maior o risco associado a um activo em particular, maior será o prémio de risco exigido pelos investidores para adquirirem esse activo.
Mercado Primário: Mercado no qual ocorre a colocação de ações ou outros títulos, provenientes de novas emissões, no mercado de capitais. As empresas recorrem ao mercado primário para completar os recursos de que necessitam, visando ao financiamento de seus projetos de expansão ou seu emprego em outras atividades, já que o produto da venda reverte a favor da entidade emitente.
Mercado secundário é uma parte do mercado financeiro de capitais dedicada à compra e venda de valores (tais como as ações de empresas) lançados anteriormente em uma primeira oferta pública ou privada (mercado primário).
AULA 09
25-05-2009
ANÁLISE DE INVESTIMENTOS

No começo da aula interativa o professor continuou o assunto da aula anterior, podendo destacar o seguinte aprendizado.
Que a partir da análise do capital próprio, o administrador pode ter uma idéia sobre o valor de suas ações futuramente, o que se chama expectativa de mercado.
O custo do capital de terceiro sempre deve ser ajustado pelos valores de tributação. Sendo os empréstimos, financiamentos, debêntures, que são registrados no passivo circulante e também no exigível a longo prazo.
Em projetos independentes as escolhas não interferem entre si em seus fluxos de caixa, da mesma forma o projeto mutuamente excludente a administração tem que optar, descartar alternativas de projetos, pela sua viabilidade ou não.
Basta trocar mais de uma vez o sinal do fluxo de caixa para ele deixar de ser convencional para se tornar não convencional.
Se chama Playback o prazo que se leva para obter o retorno do capital de um investimento, geralmente estabeleçam um período máximo aceitável ( período máximo para recuperar o meu capital investido), sendo descartado aqueles projetos e empresas que obterem Playback maior do que o estabelecido.
Tanto o Playback ou o Playback descontado são relativo ao tempo geralmente relacionados a critérios.
O VPL nos proporciona saber se teremos ou não o retorno do nosso investimento, sempre dependendo o custo capital da empresa, onde se for mais terá aumento do capital do investido.
O VPL é na realidade o valor investido mais o valor a mais de retorno ao mesmo tempo com uma ao se desembolsa, e no mesmo instante soma-se o retorno, é claro que se o VPL for negativo não nos beneficiaria, não sendo conveniente investir nesse projeto.
A TIR é um complemento da análise do VPL, podendo somente ser calculado em fluxo de caixa convencional.
Consideremos que orçamento capital é o processo de seleção dos projetos de investimento, o quanto de recursos que necessita ser empregado, quanto iremos ter de retorno, e se vale ou não a pena realiza-lo, ou seja, investir.















GLOSÁRIO:

Câmbio Flutuante: É o mercado através do qual saem as remessas de lucros das multinacionais para o exterior. O câmbio flutuante também inclui operações de empréstimos e o comércio de jóias e pedras preciosas

Custeio:São as chamadas despesas do dia-a-dia do Governo. As despesas necessárias para que possam funcionar os ministérios, departamentos e órgãos da administração pública. No OGU, essas despesas aparecem com o nome de “outras despesas correntes”. Não entram aí as despesas com o folha de pagamento.

Rolagem da Dívida Pública: É o refinanciamento de papéis emitidos para cobrir rombos no Orçamento do Governo. Nas contas do Tesouro Nacional, o aumento dos juros tem impacto negativo (aumento); e a diminuição dos juros tem impacto positivo (diminuição) na dívida pública

Split: É o desdobramento de ações, se diz que uma ação dará um split, quando a empresa irá distribuir uma certa quantidade de papéis para cada um existente.

Day Trade : É a compra e venda de ações ou títulos no mesmo dia. Nas negociações com ações, as operações de day trade só podem ser efetuadas no mercado futuro e no mercado de opções, vedadas mo mercado à vista.

Dealer: É a instituição financeira que tem linha direta com o BACEN. Uma espécie de clube fechado. Por esse privilégio, a instituição dealer têm algumas obrigações, como transmitir ao mercado financeiro as comunicações do BACEN sobre leilões, juros, etc. E apresentar lance em todos os leilões de títulos. Esse clube tem periodicamente instituições entrando e outras saindo. A lista de instituições dealers não está formalizada mas o mercado sabe quem são elas.

Default: Calote, no jargão do mercado financeiro.

Déficit Previdenciário : É a diferença entre o que o Governo arrecada com a contribuição do funcionalismo público e o que paga através de benefícios aos servidores públicos ativos e inativos.

Depressão: Fase do ciclo econômico, característica das economias capitalistas, marcada pela diminuição da produção, uma tendência à baixa dos preços e ao aumento do desemprego..

Deságio: É o desconto no preço de um título. Se o papel vale R$1mil na data de resgate, o investidor compra por R$ 950 e ganha a diferença, além dos juros e correção monetária ou correção cambial.

Dívida Mobiliária: É o volume de títulos que o Governo emitiu e vendeu ao mercado.

Dívida Pública: Tudo o que o Governo gasta com empréstimos e emissões de títulos.



AULA 10
27-05-09
O PROCESSO DE ORÇAMENTO DE CAPITAL

O professor colocou o roteiro a se abordado na aula, posteriormente vimos um filme sobre uma fábrica de vassoura reciclável, à base de garrafa petti, possuindo a base de suas decisões no reaproveitamento na redução de custos, destacando-se o estudo prévio do negócio e a consciência ambiental, onde a decisão deve ser tomada considerando um todo, a empresa fazendo parte de algo (uma estrutura maior).
Os projetos de expanção seriam as nossas metas para ampliar nossa empresa, valendo-se para ativos novos já os projetos de substituição é o planejamento para substituir ou reformar os ativos, tendo que ver o que eu ganho com essa mudança, partindo da consideração de que a máquina continua produzindo quantidade constante.
O fluxo de caixa incremental é a diferençados ativos, do novo que pretendo trocar menos o ativo que eu tenho, percebendo se valerá ou não a pena fazer a troca, ou de quanto será o meu lucro ou prejuízo.
O fluxo de caixa inicial é o quanto eu tenho que investir, de quanto é o meu investimento desembolso.
Já o fluxo de caixa operacional, é a base de vida, duração do projeto, o período em que esta na ativa. O fluxo de caixa terminal e o enceramento, conclusão do projeto.
Quanto se pensa em aquisição, são os custos até que esteja o investimento pronto para trabalhar, gastos como transporte, mão de obra especializada, instalação, em resumo todos os gastos até que esteja no ponto para estar trabalhando, temos que ter a noção do capital de giro liquido, para que se tenha condição para continuar a produção.
Quando irá trocar de ativo, a receita de venda do ativo antigo serve de diminuição do meu investimento na data zero.
O fluxo de caixa será contado no decorrer de um período geralmente de um ano. As entradas operacionais e o valor (renda) por projetos, levando em consideração as despesas, receitas, custos, depreciação e até os impostos.
Ganho capital é conseguido quando a venda do ativo é maior do que todas as minhas despesas que eu tive em todo o curso da sua atividade do ativo.
Para se aprovar ou não um projeto temos que analises o custo médio ponderado, o seu caixa livre consolidado e as análises de investimentos, o seu VPL se for positivo, maior que um poderemos investir no projeto, pois alem de retornar o capital investido, ainda gerará lucros.
o planejamento para substituir ou reformar os ativos, tendo que ver o que eu ganho com essa mudança, partindo da consideraç n










GLOSSÁRIO:

Carga Tributária: É o esforço fiscal do governo. O montante de impostos arrecadados no país. A carga é medida em percentual do PIB. No Brasil, a arrecadação de impostos representa cerca de um terço das riquezas produzidas no país.

Conta de Serviços: Além das receitas e despesas com viagens internacionais, registra também os gastos sobre a dívida, a contratação de fretes e seguros e as remessas de lucros e dividendos das empresas brasileiras.

Passivo: Contrapartida do ativo, no balanço de um sujeito econômico. Compreende basicamente as obrigações a pagar, isto é, as quantidades que a empresa deve a terceiros: títulos à pagar, contas à pagar, fornecedores, salários à pagar, impostos à pagar, hipotecas à pagar, etc.

SPREAD: Margem bancária adicionada à taxa aplicável a um crédito, o spread é variável conforme a liquidez e as garantias do tomador , o volume do empréstimo e o prazo de resgate.

Taxa Básica: Taxa de juro anual fixada por um banco, que serve de referência para o cálculo das diferentes condições oferecidas por esse banco.
Home Broker: é um sistema oferecido pela Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros de São Paulo utilizado para conectar usuários ao pregão eletrônico no mercado de capitais. Usado como instrumento para negociação no mercado de capitais via internet, ele permite que sejam enviadas ordens de compra e venda através do site de uma corretora na internet.
Rentabilidade: indica o percentual de remuneração do capital investido na empresa. A rentabilidade esperada para micro e pequenas empresas é de 2% a 4% ao mês sobre investimento.
Federal Reserve: É o Banco Central dos Estados Unidos. É a partir da atuação do FED, que sobe ou desce as taxas de juros no mercado americano, cuja tendência outros países acompanham.

FEF: Fundo de Estabilização Fiscal. É o dinheiro retido pela União que deixa de ser repassado aos estados e municípios. E que deixa de ser aplicado em determinados gastos como manda a constituição.

FOB: Abreviação utilizada nos contratos de comércio marítimo internacional, que estipula que o preço da mercadoria transacionada cubra todas as despesas de transporte até o porto de embarque, bem como todos os direitos e taxas incidentes( sobre a mercadoria para poder ser posta a bordo.




UD: ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS FINANCEIROS MATERIAIS E PATRIMONIAIS

AULA 01
LOGÍSTICA
01-06-2009

Iniciou a aula com a apresentação dos professores que foi feita pelo professor Wilson.
O professor colocou o conceito de terceirizar e parceria, assim definidos, a terceirização contrata repassa a tarefa para alguém, delega, já a parceria, está sempre colaborando para a boa atividade, existe comprometimento coletivo.
A logística não pode fiar presa a conceitos passados, deve sempre estar se atualizando. A logística objetiva obter uma maior vantagem competitiva. É como se fosse uma rede em que a empresa deve estar em contato com os fornecedores e desde os fornecedores dos nossos fornecedores, onde todos estão interagindo com aqueles que estão de uma forma ou outra, como um só seguimento que vai até o consumidor final, todos que estiverem nesse processo ligado a nossa empresa.
A logística tem como foco o cliente, visa oferecer o melhor para o nosso cliente, de qual a forma que irá ser mais adequada para o bem estar do cliente, o que ele espera.
Vimos um filme sobre o NANO, um carro mais barato do mundo e com uma baixa emissão de poluentes, além de ser o mais econômico.
A logística trata desde muito antes dos fornecedores, passando pela forma em que as informações e os procedimentos entram na empresa, analisando suas atividades em todos os níveis de hierarquia, tratando essas atividades com o devido cuidado para que seja eficiente.
A logística preocupa-se com o consumidor, os seus pontos localização da demanda, todas as informações para que sempre tenha uma melhoria constante, tendo como resultado o perfeito andamento das atividades envolvidas no seu processo produtivo, relacionando suas atividades com eficiência, para que se alcance o objetivo.
Consideremos estoques os itens que e encontram em várias posições no processo de produção, como por exemplo os materiais que estão nos almoxarifados e eu estão prontos para serem usados no setor de produção.
Vimos o filme sobre a logística utilizada pelos correios no PAN no rio de janeiro no ano de 2007, a infra – estrutura utilizada, o tipo de materiais utilizados, a estrutura do transporte, o que ficou de sua competência, jogos no qual a logística dos correios foi responsável.
A formação dos estoque são baseadas em duas previsão, a qualitativa (referente a qualidade dos bens e produtos) , a quantitativa (referente aos números envolvidos no processo.
Quando se trata, refere sobre o método de previsão, podemos citar os seguintes.
O método do ultimo período, que tem por base a repetição do consumo ocorrido no período anterior.
Já o método da média móvel, pega como referencia uma média entre o maior e o menor consumo.
O método da média com ponderação exponencial e possui o método dos mínimos quadrados (se tratando como ajuste de curva).

AULA 02
CUSTO DE ESTOQUE
03-06-09


O professor continuou o tema da aula 01, explicando sobre os métodos. Fazendo algumas considerações importantes, que são as seguintes.
As empresas sempre estão em busca de melhores lucros, para isso tem que se tornar competitiva, aprimorando várias técnicas para que isso ocorra.
O custo se estoque é a soma do custo do pedido mais custo de armazenagem, Quando a empresa possui estoque, deve-se calcular o pagamento de aluguel para o capital empregado na produção.
Levemos em consideração que pedido se inicia com a decisão do comprador em requerer a reposição de seu estoque indo esse processo até a contratação da empresa que nos irá fornecer.
A falta de estoque prejudica e muito a imagem da empresa, onde o professor coloca que a falta de produto faz com que o cliente não volte mais para comprar na empresa, pois você não vai mais perder tempo indo a um lugar que poderá ter ou não o produto desejado, correndo este risco, irá diretamente para o local em que saiba que com certeza possui o produto que deseja, mesmo que pague mais caro por isso, pois o importante no mundo de hoje, a regra é não perder tempo.
Sempre temos que ter cuidado que mesmo não tendo o produto que o cliente deseja, não é viável dizermos a palavra não, digamos o que temos, pois provavelmente você não deixará de vender, o cliente terá a tendência de comprar o que estiver a disposição, até para não perder tempo procurando em outros estabelecimentos, e com certeza o cliente sairá satisfeito, mas é importante ressaltar que se deve providenciar o produto o mais breve possível.
Em se tratando de valor de pedido, com certeza o mais vantajoso, é fazer o maior a compra do número possível de produto, pois maior será o nosso desconto, é claro que com certeza deve ser levado em consideração algumas condições, físicas, pessoais, estoque dos fornecedores, transporte, entre outros.
A quantidade de estoque não deve ser maior e nem menor que a demanda, mas proporcional, tendo qualidade, e que se for submetido esses valores se obtenha lucro.
Geralmente as empresas aderem ao estoque de segurança, que é a quantidade mínima para se ter em estoque, levando em consideração, uma média de demanda.








AULA 03
CONTROLE DE ESTOQUE
08-06-09


O professor começou a aula com a continuação da aula anterior, o que eu achei mais importante é o seguinte.
O estoque não pode ser muito enxuto, pois corre –se o risco de ficar sem mercadoria, e se for o caso pressionar, legalmente o seu fornecedor, tipo uma multa no caso de atrasar a entrega, ou deixar de vender, pois nós sempre buscamos fidelidade de nossos clientes, tornar-los fieis, a serem aquele tipo de cliente que sempre estarão comprando em nossa loja.
Um ponto de avaliação é que possui produtos que nem sempre estamos com vontade e disposição para consumir, tipo de sabores, cores, qualidades, quantidades, os nossos gostos são muito instáveis, o que eu acho hoje um bom investimento, derrepente amanha não será mais, mas sim qualquer outra coisa, dificultando a análise de probabilidade de vendas.
Sempre temos que ser otimistas, como exemplo se atendermos com satisfação sessenta por cento dos clientes que nos procuram, tem então um rico de quarenta por cento de nosso clientes voltarem para suas casas insatisfeitos, mas sempre temos que ter uma posição positiva, não interessa o nosso risco de quarenta por cento, sim o que conseguimos, atender sessenta por cento dos nossos clientes que voltaram com satisfação.
Em se tratando de programas de controle de estoque, que nos auxilia para fazermos os cálculos, para podermos tomar as desições, mas temos que ter cuidado para que ele esteja adaptado para a nossa realidade. Pareto percebeu a diferença da distribuição financeira da sociedade.
Vimos um filme sobre as empresas de biquínis e roupas que se uniram a Richards e Salinas, onde cada uma delas tinha experiência em setores diferentes, com o principal objetivo a expansão das empresas, onde a Richards era forte no mercado interno e Salinas no mercado externo.
O professor falo sobre o Ecompras, que é um sistema onde as empresas se cadastram para poder ter mais poder de barganha, tipo se dez supermercados decidice comprar uma quantia x de um produto, ganharia uma pequena margem de desconto, já se unissem, a quantia a ser comprada seria maior , com maior desconto, fora o transporte e burocracia, entre outras facilidades, reduzindo custos e aumentando nossos rendimentos.
Calcula-se o estoque para saber a quantidade do que eu vou precisar, e quando, para que não falte o produto e que isso não venha a nos prejudicar, ou até mesmo deixar de vender.






AULA 04
ARMANEZAMENTO
10-06-09

Continuação da aula anterior, com a posterior discrição da aula quatro.
A aula quatro trata sobre o armazenamento, baseando-se que depois da preocupação de quanto fazer e a sua qualidade teremos a preocupação de onde estocar esses produtos, que geralmente são guardados no almoxarifado, que receberá um tratamento diferenciado par o controle e segurança de cada produto, sempre visando a utilização de menor quantidade possível dos produtos, por isso tem que as atividades calculadas, visando ter menores custos para os estoques, levando em consideração o tipo de produto, de acordo com a necessidade de cada item estocado com a sua saída, entrada.
O layout de armazenamento serve para nos localizarmos mais facilmente dentro do almoxarifado, pois será dividido os produtos adequadamente, se encontra dentro de um cadastro desenho geral do almoxarifado eu qualquer novato (funcionário novo) terá condição de localizar, achar qualquer produto, onde cada armazenamento terá suas características, trata-se de realidades diferentes, de produto e de empresa.
A empresa obtém um sistema de localização que visa ter mais agilidade nas operações, seja de tempo como também de transporte, estocação enfim as movimentações dos produtos onde cada ponto, produto recebe uma identificação diminuindo os extravios, desses produtos, possui esse sistema várias formas, como a fixa onde cada material terá seu local determinado, a forma livre não obedece a nenhuma regra ou conceito pré-estabelecido, essas locações devem seguir a alguns critérios rígidos.
Os equipamentos de movimentação deverão ser compatível com o material, produto a ser estocado, transportado, para não haver gastos extras ou desperdícios.
O layout do almoxarifado deve facilitar a movimentação dentro do local para a estocamento, como corredores estreitos, ventilação adequada, janelas, ventiladores, degraus, aderência do piso, enfim deve transformar o espaço para que ele se torne adequado para a armazenagem de cada produto.
Existe vários procedimentos para se fazer uma boa armazenarão, primeiramente sua catalogação que é a descrição dos materiais para que sirva de informação após o corre a sua simplificação, para maior objetividade, já a sua especificação serve para evitarmos erros e depois de sua simplificação é a normalização, poderemos obter a padronização e por final a codificação que é a identificação de cada item, dentro da empresa.







AULA : 05
15-06-09
EMBALAGEM

A aula começou sobre o assunto padronização, que geralmente é usada para móveis e utensílios, sempre visando a unificação dos produtos parecidos, de mesma função, ex, impressoras, existem vários tipos de marcas, mas sempre impressoras, utilizando os códigos para a agilidade na procura.
Esse tipo de padronização codifica é o CPF do produto, como o RA do aluno da Uniderp, onde todos possuem e poderão ter acesso a suas informações.
Sempre temos que buscar a diversificação de fornecedores sem que ocorra a perda de qualidade, para que não sejamos reféns dos fornecedores.
Essa organização dos estoques através de números facilita o inventário, a contabilidade, esse inventário nos facilita para saber o valor do nosso estoque, que tipo de produtos temos, de quanto em quanto necessito contar o estoque dos produtos, havendo um rodízio para que no final do ano fazer –se a mais facilmente o inventário, que tem o objetivo de aferir preços e alevantar custos, dos estoques para se fazer o processo de tomada de decisão.
O inventário é feito de acordo com o final do exercício anual de cada empresa e nem sempre no final de dezembro, varia de acordo com a decisão e orientação da receita federal.
Para se por o preço de um produto, deve-se analisar o custo de embalagens, mesmo que diminua a sua competitividade, pode ser até o preço de custo, mas o produto deve ser auto sustentável, caso contrário poderá ter esse custo uma diminuição do seu estoque, capital, de uma forma ou outra sairá do bolso, dos recursos da empresa.
Deve-se sempre ter o cuidado de reciclagem das embalagens, e até investir em embalagens ecológicas, de fácil deterioração se jogados no meio ambiente, tendo uma boa imagem, a empresa que investe neste tipo de empresas, os consumidores cada vês mais estão atentos a esse tipo de incentivo, estão criando a responsabilidade ambiental.
Dependendo do tipo de produto será a sua embalagem, isopor, vidro, plástico, madeira, papelão, metal, (sendo o isopor não considerado como embalagem, mas um auxiliar, pois não se sustenta nos entemperes do transporte, diminuindo os atritos sofridos pelos produtos, onde a ciência busca cada vez mais utilizar a tecnologia para diminuir a agressão à natureza pelas embalagens, adotando embalagens alternativas, ou de variedades que menos agridam a natureza.
As empresas maiores que produzem, ou utilizam certas embalagens devem e estão buscando orientação sobre as leis ambientais, para que elas estejam adequadas a normas que estejam nas lei.
Existem vários tipos de embalagens aberta, fechada, herméticas, pressurizada, vácuo, de acordo com o produto será a sua embalagem algumas preocupam-se com a oxidação pois o produto estraga em contato com o oxigênio.
Os testes que as embalagens passam servem para a melhor utilização do consumidor do produto oferecido e adquirido.
Temos que trabalhar a embalagem com o produto avaliar a porcentagem que a embalagem me custa, em relação ao valor de custo total que o produto me custa, se representar mais caro que o produto, deve-se adaptar, trocar por uma mais barata, pois muitas vezes a embalagem se torna problema e não solução.



AULA 06
17-06-09
ADMINISTRAÇÃO DE COMPRAS

Teve como início a continuação do filme da aula anterior, sobre a embalagem tetra parque, como é feito o processo reaproveitamento no Brasil que é o país que mais recicla esse tipo de material, chegando segundo eles repassaram a 76% do material consumido, e até aproveitando para criar produtos extras, como telhas.
O valor de embalagem no preço do produto deve- ser relacionada ao custo benefício, derrepente se optar por uma embalagem mais elaborada, me agrega a possibilidade de aumentar o valor do meu produto, tendo lucro valerá a pena, dependerá da análise se vale ou não a pena utilizar –lá e se vale a pena utilizar esta ou aquela embalagem.
A aula em si tratou do assunto administração de compras, cujo objetivo é satisfazer as necessidades da produção, em sua quantidade no tempo adequado, devendo ter um planejamento de quantidade e qualidade acrescentando as adaptações que sejam necessárias durante os processos.
Uma boa administração das compras, nos proporcionará redução dos custos, materiais, e serviços, pois se terá mais objetividade do que se compra e quando essa aquisição deve ser feita, uma outra forma de a empresa reduzir os seus custos é se ter uma boa negociação.
Nos foi repassado também um filme sobre estoque, seu conceito sua importância, e o objetivo de se ter um controle sobre ele.
O setor de compras deve manter registrados os seus dados em um banco de dados, registrando as compras feitas, seu preço, negociações, as entregas, seus fornecedores, (produto com seu fornecedores).
Para se fazer uma boa administração devemos ter em mãos uma lista do que eu preciso e precisarei par que se possa pesquisar, adquirir e administrar.
No passo de pesquisar, se detém a atividade de busca de novas fontes, sendo os fornecedores, de que forma é mais eficaz ser feito o transporte, que atitudes posso fazer e tomar para obter redução de meu custo, uma ação que contribui para isso é estudar o mercado, o consumidor, qual a tendência de consumo, para saber que tipo e quando deve adquirir d tal produto, servindo para que eu sempre tenha uma boa visão de minha empresa, que o cliente saia sempre satisfeito encontrando em meu estabelecimento o que deseja.
Um bom comprador deve sempre estar preparado, conhecer os seus fornecedores ou seus potenciais fornecedores, é claro sempre mantendo uma relação de cortesia, é com o intuito de adquirir vantagens, refletindo positivamente nos seus custos, preços dos produtos adquiridos.
No processo de compra geralmente com a lista dos nossos fornecedores, envio a relação do que preciso para que saibam do que necessito e coloquem preço, para que eu decida de quem irei comprar, facilitando o controle do processo e de lucro.
O sistema de compras das empresas é claro que varia de acordo com a cultura da empresa, de sua realidade, relacionando com a realidade externa, mercado de fornecedores, consumidores.
Uma das formas de se realizar compras é através das três proponentes, onde a empresa possui um ranking dos três primeiros fornecedores, lembrando que deve-se consultar pelo menos mais dois para que não ocorra um circulo vicioso.


3 CONCLUSÃO

O módulo Gestão de Recursos Financeiros e Materiais foi dividida nas unidades didáticas Administração Financeira e orçamentária e Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais sendo o que posso considerar é o seguinte.
Na unidade de Administração Financeira e Orçamentária, nos foi fornecido instrumentos e condições para nos termos base para a elaboração de diagnósticos de uma situação financeira de uma empresa, e com esses dados, fazer metas para o futuro.
Sendo que tínhamos que adquirir através das atividades que nos foram fornecidas habilidades, condições para tendo uma análise em mão, interpretando a situação atual da empresa, estabelecendo metas para o crescimento intelectual e profissional nosso e da empresa.
Foi uma matéria particularmente difícil, pela falta de base de meus conhecimentos, e a meu ver foi um dos módulos mais difíceis até agora para se entender, assimilar o que nos está sendo passado.
Já na unidade didática de administração de recursos materiais e patrimoniais obtivemos alguns pontos de dificuldade mas sabemos que as empresas esforçando –se cada vez mais para terem vantagens umas sobre as outras.
Sendo mais competitivas, ganhando as concorrências, com isso utilizam as técnicas administrativas, de marketing, sistemas de informação, as suas noções de organização e métodos, e todos os outros ramos e conhecimento que a administração pode nos fornecer, objetivando e facilitando as decisão de seus gestores.
Utiliza-se também do layout de estoques, fachadas, capacitação de pessoal, a parte financeira, econômica, noções de DRE,balanço patrimonial, não só para saber fazer, mas para a obsessão da redução de custos, e almejando cada vez mais lucro.
Utiliza as tecnologias de computadores, como sistemas de informação e organização, de dados, redes, e foi com esse objetivo que teve a unidade didática, nos repassar subsídios para que possamos aplica-los em empresas, com o melhor desempenho possível com resultados positivos, beneficiando a todas a cadeia envolvida, nos, a empresa, os consumidores, os fornecedores, e até a terceiros.
Com as mudanças e modificações do mercado em que nos propomos a trabalhar.
Exige-se de nos como profissionais como também da empresas respostas rápidas, com a melhor opção para o direcionamento dos recursos materiais, de informação, entre outros que possam estar disponíveis na empresa, observando a exigência do mercado.
Criar novas estratégias, inovar é a palavra da vez, sempre ser criativo, e se dará bem aquele que estiver mais adaptado.




5 BIBLIOGRAFIA:




LIVRO DIDÁTICO DA UNIDERP

SLIDES DE AULA

MATERIAL POSTADO NO PORTAL

quinto semestre: 1º parte

1. INTRODUÇÃO








Este trabalho é síntese significativa da aprendizagem adquirida no Módulo, Análise Quantitativa de Projetos composto pelas seguintes Unidades Didáticas: Pesquisa Operacional e Estatística Aplicada À Administração. É uma exigência do processo avaliativo do curso de administração e tem como objetivo exercitar os acadêmicos na capacidade de síntese e comunicação escrita da aprendizagem, mostrar os desafios enfrentados e as dificuldades superadas para ampliar conhecimentos, assim como a apresentação de novos valores. Dessa forma, este estudo está organizado por itens que caracterizam as Unidades Didáticas no corpo do “desenvolvimento” e “considerações finais” que apontam a apreensão dos conhecimentos socializados de forma geral, indicando o crescimento cultural adquirido.























2- DESENVOLVIMENTO:

UD: PESQUISA OPERACIONAL:


AULA 01:
PESQUISA OPERACIONAL:
17-02-2009

A aula em si foi proveitosa, pois obtivemos algumas informações novas, como as que abaixo irei descrever.
Na maioria das vezes quando nos deparamos com a pressão de tomarmos uma decisão, temos que usar a nossa intuição, e também a parte racional, analisando, fazendo simulações estudando o problema, as opções, para que se tome a decisão mais acertada, com menos chance de erro, ou a que será menos prejudicial, assim essas ações contribuirão na nossa tomada de decisão.
A parte da intuição, poderá ajudar na seleção das informações que nos são importante, e a parte racional, nos auxiliará no estudo e avaliação, e na montagem de propostas para o problema, ou seja os resultados.
Podemos dizer que a pesquisa operacional, seria um sistema organizado, um tipo de cronograma a ser seguido, com a função de facilitar a tomada de decisão.
A pesquisa operacional, poderíamos dizer que possui algumas fases, a primeira seria a de detectação do problema, ou seja, compreender coloca-lo em base matemática, colocando algumas possibilidades, definir objetivos, limitações, o segundo seria a construção, esquematização dos problemas, e soluções, com o objetivo de medir a eficiência da decisão, e também restringir, no terceiro passo e análise das soluções encontradas, geralmente cálculos matemáticos, o quarto passo é a implantação podendo haver modificações, o quinto passo juntamente com avaliação posterior.
Na formulação do problema temos que ser cautelosos, cuidadosos, para que tenhamos boas soluções, pois para cada problema existirá vários tipos de solução.
No modelo de programação linear compreendi o seguinte que primeiramente se colocaria no papel os dados do problema como, de que forma foi detectado, através de que dados, sempre em dados matemáticos a serem resolvidos, e como segundo passo, analisar e resolver as mais diversas formas de se resolver um problema, ou seja suas possibilidades, e como terceiro passo buscar as soluções mais adequadas para o problema e por elas em prática e depois analisá-las.
O modelo de programação linear é composto por uma função, que seria o objetivo da decisão por ex, o que se deve maximizar ou minimizar, possuir também as variáveis de decisão, seriam todas as possibilidades de solução para a tomada de decisão, e também a possibilidades de resultados, ou seja, todas as possibilidades relacionadas a decisão, existindo as restrições que nos dá limitações para o processo de decisão, ou ação.
A aula número um teve como objetivo de nos aprendermos retirar dados dos problemas.







AULA 02
MODELAGEM DE PROBLEMAS DE PROGRAMAÇÃO LINEAR
18-02-09

A professora interativa exemplificou as atividades propostas, ou seja resolveu alguns exercícios.
Compreendi um pouco mais das razões de como é organizado o raciocínio dos problemas, mas ainda tenho muitas dúvidas, espero que no de correr das aulas se esclareça.
A professora interativa no meu ver é um pouco fraca, fala muita bobagem, para uma aula de faculdade, considerando o pouco tempo que temos, temos que nos esforçar para aprendermos, correr atrás do prejuízo.







Vou anexar um exercício do livro que nos foi dado.
Exercício 01:
Uma empresa, após um processo de racionalização de produção, ficou com disponibilidade de 3 recursos produtivos, R1 R2 R3. Um estudo sobre o uso desses recursos indicou a possibilidade de se fabricarem 2 produtos P1 e P2. Levando os custos e consultando o departamento de vendas sobre o preço de colocação no mercado, verificou-se que P1 daria lucro de R$ 500,00 por unidade e P2 seria responsável pelo lucro de R$ 600,00 por unidade. O departamento de produção forneceu as seguintes informações: Para fabricar uma unidade de P1, utilizam-se 10 recursos de R1, 9 de R2 e 12 de R3; para fabricar uma unidade de P2, gastam-se 20 unidades do recurso R1;12 de R2; e 15 do R3. A disponibilidade de cada recurso por mês é de 100, 90, 120, respectivamente, para R1, R2, R3. Formule o problema construindo o modelo de programação linear para a produção mensal de P1 e P2, resultando num maior lucro para a empresa.







AULA 03
SOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE PROGRAMAÇÃO LINEAR COM DUAS VARIÁVEIS - MÉTODO GRÁFICO
02-03-09 / 09-03-09 / 11-03-09

A professora Ivoneti começou a aula com uma pequena revisão do conteúdo e continuou a matéria da aula 02, pois não tinha terminado a explanação do conteúdo, resolveu mais alguns exercícios que tinham ficado para trás, e entrou no assunto da aula 3 no final do horário da nossa aula, ficando o restante para ser visto na próxima aula .
Considero que aprendi o conteúdo dado na aula 03, a substituição dos valores de X1 e X2 para se obter os pares ordenados, para serem colocados no plano cartesiano.
Um dos pontos que posso considerar como aprendizado foi a análise do plano cartesiano, como as retas com as setas indicando as restrições.
Aprendi também que os problemas de programação linear pode ser de três tipos, com a solução admissível e limitada, solução ilimitada, ou sem soluça.
A maior parte da aula a professora interpretou gráficos para que melhor entendêssemos, no início tive certa dificuldade, mas com o decorrer dos exemplos passei há entender um pouco mais, mais ainda me resta algumas dúvidas sobre a análise das restrições no plano cartesiano, mas espero compreender no decorrer das aulas.



Anexo o exercício nº 01 do livro:

1)


SOLUÇÃO: 1º Passo: Definição dos pontos referente a cada restrição:

Restrição (I):
Fazendo , temos:
par ordenado
Fazendo , temos:
então par ordenado
Assim, com estes dois pares ordenados podemos traçar a reta que representa a restrição (I).

Restrição (II),
Para qualquer valor que for dado para , será sempre 3.

Restrição (III),
Para qualquer valor que for dado para , será sempre 4.

As Restrições , limitam a solução no primeiro quadrante do plano cartesiano.

2º Passo: Colocação das retas referente à cada restrição no plano cartesiano para posterior definição da área de solução e finalmente a solução ótima do problema de programação linear proposto.
No plano cartesiano, temos:

Figura 1
Figura 2

Figura 3
Figura 4

3º Passo: Solução do Problema












AULA 04
SOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE PROGRAMAÇÃO LINEAR
MÉTODO SIMPLEX
11-03-09

No inicio da aula do dia onze a professora terminou o assunto da aula três e começou o tema da aula quatro. A aula quatro teve como objetivo apresentar o método simplex.
Onde que para solucionarmos um sistema linear necessitamos encontrar valores para as possíveis incógnitas que satisfarão no mesmo, momento as nossas exigências.
Ou seja, o método simplex tem por base achar as variáveis de folga, o número que seja complementar na solução, tornando ela ótima, devendo ser maximizar, todas as variáveis de decisão devem ser negativas, com restrições de sinal (menor ou igual).
O método simples terá inicio após a decisão da variável de folga, o que se chama dicionário inicial.
As variáveis básicas se encontram no lado esquerdo e s variáveis não básicas no lado direito, podendo trocar de posição até que o problema seja encontrado.
Durante a aula nos foi explicado de como buscar a solução ótima, e que enquanto houver coeficiente positivo não obteremos a solução ótima.
Para a resolução do problema, temos que seguir vários passos, onde no inicio determinamos uma solução viável, se acharmos uma solução ótima termina o problema, e se por acaso não encontrarmos de inicio a melhor solução temos que determinar uma nova solução viável até que se encontre uma solução ótima.
Nessa aula eu encontrei mais dificuldade, pois se obteve algumas informações diferentes, mas que com um pouco mais de esforço não superamos.
Anexo o exercício numero um do livro:































AULA 05
MODELOS EQUIVALENTES PARA O USO DO MÉTODO SIMPLEX
16-03-09

A professora começou a aula ensinando como usar wplotpr.exe para facilitar o uso dos gráficos, após começou a ensinar o uso do Excel solver.
Bom eu não entendi a utilidade de se ensinar o uso do programa, enquanto os alunos estávamos cheio de dúvidas sobre o conteúdo das aulas anteriores, pois o programa, o dia em que tivéssemos contato com ele, que provavelmente muitos nem terão,com certeza se daria um jeito de se aprender a usar seus benefícios. E as dúvidas me pergunto no dia da prova? Depois os alunos pegam recuperação...é culpa só dos alunos, não da metodologia utilizada. Deixo isso como colocação, jamais como reclamação, pois não sou disso, senão viveria reclamando, pois motivo e razão se tem de monte.
Em razão da professora ter se dedicado a aula para encimar o uso do programa, posso dizer que não foi muito produtiva, em aquisição de conhecimento.
Para se resolver os problemas linear utilizando o método simplex, devemos ter as seguintes características, função objetivo maximizar possuir todas as variáveis de decisão negativas,cujas as restrições técnicas devem estar com sinal menor ou igual e ter mos independentes, não negativos. Se o problema não apresentar-se com as regras citadas anteriormente, deveremos observar se encontra-se na forma negativa,devemos multiplicar toda a equação por menos um, ficando positivo, portanto nas condições exigidas.
Primeiramente para resolver o Método Simplex devemos encontrar as variáveis de folga, assim se obtém o primeiro dicionário inicial, após ter sido acrescentado as variáveis de folga,e após ter isolado as mesmas e igualando a zero e para determinar se é uma solução viável, igualamos as variáveis no caso x1 e x2,assim encontraremos os valores das VB, da função objetivo, isto ocorre substituindo-as, por zero na multiplicação da resolução da equação, assim podemos obter a solução ótima ou não.

Por isso não se tem muita informação a se declarar e constar no portifólio.
Exercício numero um do livro:


























AULA 06


RECURSOS COMPUTACIONAIS PARA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE PROGRAMAÇÃO LINEAR
SOLVER
16-03-09



A aula do dia dezesseis foi dividida com a aula cinco, também teve como metodologia o ensino de programa de computador, no caso foi o Excel.
Não tivemos também um acréscimo de conhecimento, pois do contrario da aula cinco foi ensinado um programa que na sua maioria já conhece, é claro que algumas coisas nos aprendemos, mas se aprenderia, fora da aula, e não no momento que teria que ser para tirar dúvidas.
Foi abordado os problemas de minimização no solver. É claro que se tens vantagens utilizando softwares específicos para a resolução de problemas.
Posso dizer que tive pouco aproveitamento nessa unidade didática, pois a metodologia utilizada para a apresentação dos conteúdos foi muito fraca.
























UD: ESTATÍSTICA APLICADA À ADMINISTRAÇÃO:


AULA 01
INTRODUÇÃO À ESTATIÍSTICA
18-03-09

Com o decorrer da evolução do conhecimento a humanidade necessitou aprimorar-se nos meios tecnológicos, para possuir e armazenar informações adquiridas, para uma maior noção de realidade e expectativa da população, para se ter melhores condições para tomar decisões, as mais viáveis e úteis para a maior número de pessoas.
Quando surgiu a estatística teve como objetivo o controle e governabilidade, um ponto interessante é que os dados não perdem-se com o tempo.
A estatística nos proporciona o conhecimento amplo, necessário e também poderá até interferir no meio onde é coletada.
Nos como administradores podemos e devemos utilizar a estatística ao nosso favor, para que possamos tomar decisões mais precisas e com maior probabilidade de acerto.
A pesquisa estatística pode ser aplicada em vários setores como no censo, na política. Está sendo usada para se aumentar a qualidade de produção, nas análises de decisões, previsões, mas podendo haver diferença dos resultados em relação a realidade, ela deve ser de fonte confiável de informações, para a maior credibilidade da pesquisa.
A estatística nos possibilita coletarmos analisarmos, descrevermos e interpretar os dados, e com estes tomar decisões.
Ao se fazer uma pesquisa devemos ter noção de quem será a população pesquisada, decidir quem terá que responder a pesquisa.
Como a professora mesmo disse não teve muitos dados novos, o conteúdo é mais acessível para o aprendizado, acredito que não se terá maiores dificuldades.
Achei interessante o projeto de pesquisa a termos que realizar. Não obtive nenhuma dúvida nessa aula. por momento era isso.
Teve a aula como objetivo aprendermos a elaborar uma pesquisa, ou seja os seus procedimentos.

GLOSSÁRIO:

Censo: pesquisa feita à população pelo IBGE.

Estatística descritiva: são as etapas da descrição e organização dos dados em gráficos ou tabelas.

Amostra: parte da população escolhida para a pesquisa, podendo ser:

Amostragem aleatória simples: Quando se sorteia pelo menos 10% da população

Amostragem sistemática : quando se sorteia um numero de um a dez para ser de base, sistematizando a seqüência a ser realizada.

Amostragem estratificada proporcional: é quando se utiliza a proporcionalidade de elementos do grupo escolhido.

AULA 02:
ESTATÍTICA DESCRITIVA- E ORGANIZAÇÃO DE DADOS
23-03- 09


A aula dois tem como objetivo a obtenção e organização dos dados de uma pesquisa.
Podemos perceber que existem vários tipos de dados, por exemplo, os dados brutos ou absolutos e os dados relativos.
Com os dados em mão devemos organizá-los, fazer o Rol, que a partir daí teremos uma melhor visão da situação da pesquisa, e reorganização dos dados, para posterior apresentação em gráfico, na conclusão do projeto.
Geralmente os resultados são expressos em porcentagem, índices, coeficientes e taxas.
Primeiramente coletamos os dados qualitativos, e logo a seguir os dados quantitativos, seguido de técnicas, constituindo o rol, que é a organização dos dados brutos, em ordem, os dados qualitativos serão colocamos em ordem alfabética.
Após se traduzir os dados relativos de forma geral por meio de porcentagem, índices, coeficientes e taxas.
Depois vimos o cálculo pronto, onde podemos visualizar a sua freqüência relativa sendo utilizado três casas na parte decimal, sendo uma proporção de apresentação de uma situação em relação ao total desta variável. em relação a soma total desta variável deverá dar como resultado (1),sendo a freqüência percentual multiplicada por 100,isto é por cento.
A representação gráfica da pesquisa é equivalente a cada 100 pessoas ouvidas uma quantia x, teve essa ou aquela opção,dando uma melhor visão da parcela em relação ao todo.
Continuando aula podemos aprender nos exemplos feitos em sala de aula, a classificação detalhada dos itens separadamente classificados nas amostragens com suas devidas taxas percentuais,


GLOSSÁRIO:

Dados Brutos ou absolutos: são os dados adquiridos por meio de pesquisa direta, não havendo manipulação dos resultados, podendo ser divididos em qualitativos e os quantitativos.

Rol: é a organização dos dados em certa ordem.

Dados relativos: possuem a intenção de facilitara interpretação dos dados.

Freqüência Relativa: poderíamos dizer que se trata de uma média que uma certa situação ou dado se repete em relação ao total.

Freqüência Percentual: é a freqüência relativa quando for multiplicada por cem.
Amplitude Total: mede a possível variação dos dados quantitativos






AULA 03:
REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DOS DADOS ESTATISTICOS
23-03-09

Na aula três tínhamos o objetivo de compreender a importância e utilidade de um gráfico.
Durante a aula a professora explicou alguns tipos de gráficos como de colunas, setores, linha, barras, cabendo ao responsável pelo projeto decidir qual o gráfico que se ficará mais adequado à apresentação dos dados e resultado.
Para se escolher qual gráfico deve escolher, qual apresentará melhor os dados e resultados devemos lembrar que se devem ser explicativos e compreensivos, com certa nitidez do gráfico.
Na representação gráfica temos que levar alguns pontos em consideração, como títulos, escalas, fonte de obtenção dos dados.
As representações gráficas passa a idéia da organização de dados ampliando a organização dos dados de uma certa pesquisa devendo ser de fácil entendimento, com explicações sobre elaboração dos gráficos de colunas usando o plano cartesiano,tudo explicado como devemos montar no Excel solver, também nos foi colocado os dados representados por um círculo em forma de pizza.
Os gráficos apresentados em sala de aula são os mais usados, mas podemos usar os mais variados modelos gráficos sempre se apresentará o mesmo resultado, porem alguns mais complexos tem uma maior dificuldade na interpretação, sendo recomendado o uso dos gráficos que melhor passar entendimento e compreensão.
As apresentações gráficas ampliam a nossa visão em relação ao resultado, pois nos passa uma dimensão visual dos dados, facilitando a compreensão dos seus resultados.
Como a professora apenas explicou os gráficos não tenho muitas análises para constar no portifólio.




GLOSSARIO:

Histograma: É a formação de um conjunto de retângulos justapostos, onde as bases localizam-se no eixo horizontal.

Polígono de freqüência: se trata de gráfico de linha.














AULA 04:
MEDIDAS DE POSIÇÃO-TENDÊNCIA CENTRAL
25-03-09


A aula quatro teve como objetivo aprendermos a analisar as medidas ou posições ou até medidas de tendência central, que seria os números, valores que resumem e de certa forma representam uma característica da pesquisa. Resumindo e simplificando as informações que nela contem.
O professor explicou sobre as principais medidas de tendência central, como média aritmética média, média ponderada ou média geral, mediana, moda, geométrica, média harmônica.
Onde a média simples sempre tem que ser igual à média ponderada.
Posso destacar como conhecimento da aula que se o número de elementos de uma série estatística for impar ocorrerá uma coincidência da mediana com um dos elementos da séria. E quando o número for par o valor mediano sempre deverá a média aritmética dos elementos centrais.
A mediana não depende dos valores dos elementos na série, mas sim de sua posição, sendo esta a diferença entre mediana e média, que se deixa influenciar pelos valores.
A variação de porcentagem será a medida de dispersão do desvio padrão, transformando – se de absoluta em relativa, quando se julga que houve erro no desvio padrão não é exatamente um erro, sim uma variação de médias que já foram previstos, pois trata-se de uma média intermediária, que será usada para uma maior aproximação do verdadeiro resultado.
Quando estudamos as variações de medidas, vimos o quanto é importante uma análise para se ter a visão de um todo, é o que podemos ter com a elaboração da média,




GLOSSÁRIO:

Média aritmética: é calculada somando-se todos os valores e dividindo pela quantidade de valores.

Moda: em estatística é o valor que mais se repete, com maior freqüência.














AULA 05:
MEDIDAS DE DISPERÇÃO
ESTUDO DA VARIAÇÃO DOS DADOS
30-03-09


O professor Reinaldo explicou sobre a importância de se estudar a variação dos dados, para melhor compreensão dos resultados apresentados.
Alguns pontos colocados pelo professor tive maior compreensão, outros tive uma certa dificuldade, mas acredito que conseguirei aprender.
Um dos dados que aprendi que as medidas por si só não representa a realidade, pois de uma forma ou outra podem ter sido alterados, tendo-se que ter maior cuidado na escolha desses dados para fazer o resultado.
Podemos utilizar a amplitude total para valores pequenos pois, quanto maior o valor observado, maior será a diferença, até o professor usou um exemplo bem adequado.
O professor ensinou a usar as calculadoras casio e HP, onde podemos fazer e refazer os cálculos conforme ele orientava.
Em se tratando de desvio-padrão podemos dizer que ele possui algumas características em particular.


GLOSSARIO:

Amplitude Total: será a diferença entre a maior e menor observação da amostra.

Desvio-padrão: Se trata de uma medida de dispersão que numera a variabilidade dos dados de certa amostra, vindo expressada na mesma unidade em que os dados são apresentados.

Coeficiente de variação: se trata da medida de dispersão relacionada ao desvio-padrão, geralmente se apresenta em forma de porcentagem, transformando a medida de dispersão absoluta em relativa.
















AULA 06
PROBABILIDADE
01-04-09

Inicialmente o professor fez uma revisão da aula anterior para dar continuidade no assunto.
Posteriormente fez alguns esclarecimentos, como que para se estudar os fenômenos de observação devemos elaborar um modelo matemático que pode ser determinístico ou probabilístico.
Na natureza acontecem certos fatos que depende de vários fatores para que aconteça, mas se tornando possível realizar certas decisões tendo por base resultados anteriores, com resultados mais prováveis através dos cálculos de probabilidade, sendo que a probabilidade é um dos ramos mais importante da matemática, pois é a possibilidade de algo positivo ou negativo de acontecer um determinado número de vezes seguindo certos critérios.
Podemos citar como regra da probabilidade de eventos, sempre irá ser uma fração ou número entre zero.
A probabilidade de que um grupo de eventos mutuamente exclusivo ocorra será a somatória das suas probabilidade de ocorrência de cada evento.
No meu ver foi uma aula mais a proveitosa do que as outras, deu para aprender um pouquinho, mas é claro ficou algumas dúvidas.








GLOSSÁRIO:

Experimento aleatório: É o resultado que independente de quantas vezes seja repetido, não se poderá ter certeza, precisão.

Espaço amostral: Será a soma de todos os resultados de um determinado experimento.

Evento mutuamente exclusivo: É quando a ocorrência de um exclui automaticamente a realização do outro.

Eventos independentes: É quando um ou mais eventos podem ocorrer ao mesmo tempo sem interferência na realização do outro.








AULA 07
PROBABILIDADE, DISTRIBUIÇÃO BINOMIAL,
DISTRIBUIÇÃO DE POISSON E CURVA NORMAL PADRÃO
06-04-09


O professor começou a aula com o assunto distribuição binomial, a qual é utilizada quando existir duas situações, de fracasso ou sucesso, sendo resultante do desenvolvimento do binômio (p + q) elevado na n, sendo n o numero dos eventos, p a probabilidade de sua ocorrência e q a probabilidade de algum evento alternativo ocorrer.
Após o professor explicou o assunto da DISTRIBUIÇÃO DE POISSON onde é utilizado em casos com baixíssima probabilidade de acontecimento, casos raros.
No caso da DISTRIBUIÇÃO NORMAL sendo utilizada entre as distribuições de probabilidade, aplicada em diversos fenômenos no desenvolvimento teórico das amostragens representadas pela população. Conhecida como a distribuição de GLAUSS LAPLACE.
Um ponto de conhecimento adquirido é que para se identificar o p tem-se quatro maneiras, se vier em porcentagem, ser citado no problema, se vier em fração, ou quando o problema já indicar a probabilidade.





GLOSSÁRIO

N: É o numero de elementos a serem considerados

P: a probabilidade de se ter sucesso

Q: probabilidade de se ter fracasso

X: será o sucesso de n elementos

Cn,x: é igual a combinação de x em n.















3 CONCLUSÃO:


Esse módulo conteve disciplinas que a meu ver são importantes para a nossa profissão, pois de modo geral enfatizam que temos várias formas de nos munir de dados para o processo de tomada de decisão.
As unidades didáticas foram à pesquisa operacional e a estatística aplicada a administração.
Sobre pesquisa operacional posso destacar sua importância, para nos como administradores termos mais segurança na hora de tomarmos as nossas decisões, bem como obtermos melhores resultados, ou pelo menos ternos um pouco de segurança, estabilidade, e até uma certa coerência nas nossas decisões.
No conteúdo de pesquisa operacional aprendemos o método de solução de problemas de programação linear com uma e duas variáveis, juntamente com o gráfico, tendo como objetivo maximizar e minimizar.
Onde como seqüência aprendemos o método simplex, método que resolve os sistemas lineares, com a resolução das incógnitas, devendo buscar variáveis negativas, como solução ótima, seguindo alguns passos que variam conforme cada problema.
Para a resolução dos problemas de pesquisa operacional, deve-se fazer a troca das variáveis não básicas por básicas, onde as variáveis da direita são não básicas e s da esquerda são básicas, podendo ter acréscimo de variáveis de folga e até variáveis auxiliares, sendo acrescentadas conforme a necessidade de cada problema, sendo que as variáveis auxiliares serão abandonadas ao mesmo tempo, em que forem não básicas, e respectivamente a função objetivo auxiliar também será descartada.
Esses cálculos são feitos através de um questionário inicial e novo dicionário, lembrando que esse cálculo será feito quantas vezes for necessário, até que se ache a solução ótima, que é a função em que os coeficientes sejam negativos,
Todos esses cálculos podem ser feito também no computador, no Excel Solver, como nos foi mostrado na sala de aula, é uma pena que nem todos possuem o recurso do computador e nem certos programas como os que foram nos apresentados.
Sobre estatística podemos relatar a sua importância no processo de tomada de decisão, a sua utilidade em nos passar a realidade mais próxima possível em seus resultados, dando uma maior segurança para quem toma as decisões.
No meu ver a aula foi pouco proveitosa, foi mal utilizado o tempo de aula, que já não é muito, ficando muitas perguntas, sem resposta, onde nem na tutoria podíamos contar, pois nem sempre a resposta que vem não corresponde aos nossos anseios. Ficando prejudicial para a Uniderp, pois somos profissionais formados por esta entidade, e se sairmos fracos, foi à qualidade da universidade que não foi a contento. Prejudicando a nos, e a entidade de ensino.










4 ANEXOS:

RESOLUÇÃO DOS PROBLEMAS REFERENTES A AULA 01 A 03

QUESTÕES PARA O PORTIFÓLIO:
































QUESTÃO 03:








QUESTÃO 04




QUESTÃO 05:






RESOLUÇÃO DOS EXERCÍCIOS REFERENTES À AULA 04:



























TRABALHO DE ESTATISTICA
PESQUISA NO COMERCIO DE SÃO PEDRO DO SUL:

DESCRISÃO DA PESQUISA:

Primeiramente escolhemos quem seria nossos entrevistados o que gostaríamos de saber, e quanto tempo dispunha vamos para fazer a pesquisa, depois decidimos as questões que fariam parte da pesquisa, e fomos aplicar o questionário no comércio de São Pedro do Sul, em sua maioria fomos muito bem tratados e bem recebidos.
Depois de termos os dados em mão fizemos os cálculos chegando aos números finais, passamos para o computador, e montamos os gráficos, tabelas, enfim a conclusão do trabalho.
Nossa apresentação foi desenvolvida em data show, para uma boa apresentação e compreensão do professor e colegas, foi uma satisfação de se ter o resultado depois e tanto trabalho.















5 BIBLIOGRAFIA:




LIVRO DIDÁTICO DA UNIDERP

SLIDES DE AULA

MATERIAL POSTADO NO PORTAL

PESQUISA FEITA NO COMÉRCIO DE SÃO PEDRO DO SUL