Bem vindos!!!!!

Sejam Bem Vindos a todos que entrem no meu blog.
Que todos possam ter algum proveito.
Que DEUS ilumine a todos.
Que a queles que queiram postar alguma informação possam se sentir a vontade...o propósito é este. divulgar a maior quantidade de conhecimento possível, a quem tiver interece.
um abraço desde já.

sou eu

sou eu

Quem sou eu

Minha foto
São Pedro do Sul, Riogrande do Sul, Brazil
Sou uma pessoa divertida, academica do curso de administração, batalhadora como milhares de brasileiros, amiga, confiável, que busca se melhorar a cada dia e reparar seus erros constantemente, par se tornar uma pessoa melhor.

Páginas

Pesquise

domingo, 23 de agosto de 2009

laboratório do Segundo Semestre

ATIVIDADE: CONSEITO DE IMPERIALISMO CULTURAL? E SUAS FORMAS DE MANIFESTAÇÕES CULTURAIS, APRESENTAR EM FORMA DE TEXTO.



Segundo o propósito do laboratório teríamos que ter a idéia do que seria imperialismo cultural, chegamos a conclusão de que seria uma violação apoiada na falta de irresponsabilidade na divulgação cultural de uma certa nação, com o objetivo de influenciar outras populações, impondo a universalização cultural, ou seja, imposição de uma cultura sobre a outra, como sendo a única verdade, como se fosse integrante dessa cultura do povo a ser subalterno, desconhecendo a cultura desse povo e dando uma nova identidade, a universal, (uma só cultura a todos) geralmente é feita dos países ricos para os pobres.
Na Europa no século XIX foram debatidas algumas questões filosóficas, baseadas no espenglerianismo, que tratava da decadência do imperialismo, teve origem nos conflitos históricos mundiais, ainda hoje temos conflitos sobre intelectuais que tem certas particularidades com as particularidades da sociedade e universidade americana que se colocaram fora do contexto histórico, mas sim ao conjunto do planeta.
Esses lugares que Aristóteles nos falava, deve em parte o seu sucesso pela sua convecção, prestígio, estando em todas as partes, principalmente nas organizações poderosas, ou seja, nos bancos de idéias, conservadoras.
As instituições filantrópicas, as escolas de poder, os meios de comunicações, divulgam essa língua geral, a ser universalizada, dando ilusão do ultramodernismo, a preocupando-se com a importação e exportação da cultura.
A circulação automática das idéias internacionais pode ocultar e distorcer as raízes históricas dessas nações, cujas necessidades de reconhecerem identidades culturais, e de reafirmações de responsabilidades individuais, serão impostas a esse povo a sua filosofia, economia, política, em todos os lugares e momentos que forem oportunos.
Esses lugares que serão influenciados pelos meios de comunicação, universalizando-se acabam esquecendo que os meios de comunicações exprimem realidades complexas e contestadas de uma nação histórica, construída em um modelo a ser expandido.
O multiculturalismo tem significados diferentes onde na Europa é pluralismo de cultura, já nos Estados Unidos serve para acobertar a racismo, e o sonho de oportunidade para todos, onde a competição cultural é intensificada, enquanto as desigualdades crescem, sendo um discurso vago enganado á todos.
A divulgação dessa idéia, que não possui vocábulos revogados, obsolentes, impertinentes, sendo um produto do imperialismo simbólico, com efeitos poderosos, que são mascarados com a modernização, tentando reconstruir o mundo, fazendo das suas conquistas sociais e econômicas, um obstáculo para a nova ordem que surge, mas também os produtores culturais, militantes esquerdistas, todos se julgam progressistas.
O multiculturalismo norte americano possuem três adjacentes, 1º o grupismo que reifica as divisões culturais, o 2º o populismo levava a proto-teoria em ação, 3º moralismo seria o obstáculo para o materialismo racional sadio, onde enquanto os filósofos se preocupam com o reconhecimento cultural, milhares de crianças são excluídas de escolas.
A mesma coisa acontece com a globalização que camufla a decadência do imperialismo norte americano, que simbolicamente é baseado no pensamento liberal, onde a moldagem das relações sociais e também das práticas de acordo com o padrão dos Estados Unidos, a mercantilização dos bens públicos, a generalização de insegurança financeira, é vista com receio, sendo um resultado das evoluções racionais, no entanto a globalização é uma retórica dada pelos governos para justificar a sua falha nos mercados financeiros, a desindustrialização é resultado de decisões políticas internas que refletiram na mudança das relações.
Os Estados Unidos ao impor suas idéias para o mundo, reformatam o mundo a sua imagem, distorce conceitos, cujo discurso é feito pela falsa idéia que pretendem impor.
O imperialismo teria suas idéias principais formuladas nos bancos de idéias, técnicas de linguagem econômica e matemática, onde aconselho transfigura o mundo universitário ao serviço dos dominantes, muitas vezes sendo um cavalo de tróia, podendo ter várias vertentes, uma política, e a outra intelectual, onde o estado não só resolve os problemas, mas também os cria, sendo que as despesas sociais deveriam ser avaliadas em sentido a sua conseqüência econômica para o governo, que a exclusão não é feita apenas na base, mas também no topo da sociedade.

Nenhum comentário: