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um abraço desde já.

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São Pedro do Sul, Riogrande do Sul, Brazil
Sou uma pessoa divertida, academica do curso de administração, batalhadora como milhares de brasileiros, amiga, confiável, que busca se melhorar a cada dia e reparar seus erros constantemente, par se tornar uma pessoa melhor.

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domingo, 23 de agosto de 2009

Terceiro Semestre - parte 01

01- INTRODUÇÃO:




Este trabalho é síntese significativa da aprendizagem adquirida no Módulo Estudos quantitativos composto pelas seguintes Unidades Didáticas: Matemática aplicada a administração e contabilidade geral. É uma exigência do processo avaliativo do curso de administração e tem como objetivo exercitar os acadêmicos na capacidade de síntese e comunicação escrita da aprendizagem, mostrar os desafios enfrentados e as dificuldades superadas para ampliar conhecimentos, assim como a apresentação de novos valores.
Dessa forma, este estudo está organizado por itens que caracterizam as Unidades Didáticas no corpo do “desenvolvimento” e “considerações finais” que apontam a apreensão dos conhecimentos socializados de forma geral, indicando o crescimento cultural adquirido.






























02 DESENVOLVIMENTO:

MODÚLO: ESTUDOS ECONOMICOS E A ECONOMIA:
UD: ECONOMIA:

AULA: 01
A BASE DO PENSAMENTO ECONOMICO
28/04/200

Tivemos entre o assunto principal a base do pensamento econômico, do que se trata a ciência econômica, a história da economia, sua trajetória, conteúdo esse que acredito ser de fundamental importância para compreendemos como administradores como funciona a economia, sua trajetória, e porque ela funciona de tal maneira invés da outra forma, assim posso enumerar os meus conhecimentos.
Achei interessante que o conceito de economia é a “ciência social que estuda a escassez”, onde trabalha com métodos de estudos quantitativos.
A base do pensamento econômico começa com Adam Smith 1723 a 1790 com seu pensamento liberal continuando com o Karl Marx no período de 1818 a 1863 com o seu pensamento socialista, ambos direcionados a produção, após esse período veio John Maynard Keynes nos anos de 1883 a 1946 com o pensamento keyneisiano, direcionado para o mercado.
Na história da economia em 1776 estudava-se matérias, assuntos, as quais não possuíam os estudos quantitativos, onde após a revolução industrial passaram a utilizar estudos quantitativos em seus estudos sabre a economia.
ADAM SMITH: Era escocês (1723-1790), sua principal obra foi “A riqueza das nações”, em 1776, apoiava que o poder regulador do mercado é a lei da oferta e procura, abordava também a existência de uma mão invisível designava as tarefas e profissões, sendo a tendência das profissões do futuro e as profissões que poderiam desaparecerem, questionava sobre a localização das empresas, devendo ser perto de rios e oceanos, para a melhor locomoção dos produtos de importação, e até de exportação, atualmente nos portos, ferrovias, rodovias, hidrovias, devendo esse local da sua instalação da empresa ser variável, de acordo com o que for viável para a empresa e seus negócios. Era contra a intervenção do estado nos assuntos econômicos, o que chamamos de concorrência perfeita(pura sem intervenção, de livre escolha, sem influencia), concorrência imperfeita(monopólio e oligopólio), chamamos de kartel. Acreditava que a riqueza das nações estava na sua capacidade de produzir e vender o que produzir, e que a nação que não seguir esta idéia seria uma nação sempre pobre. Defendia que cada estado e país dedicar-se-ia ao seu potencial econômico obtendo maior lucro.
JEAN BAPTISTE SAY: Era francês, 1768-1832, acreditava que seria a oferta que determinaria a demanda, e que quanto mais se produzir mais irá vender, o produto, (Lei de Say).
DAVID RICARDO: Foi economista 1772-1823, fez a teoria do valor, formulou a teoria das vantagens comparativas.
KARL MAX: Filósofo, jornalista alemão 1818 a 1883, teve como principais obras, O MANISFESTO COMUNISTA em 1848, e o CAPITAL em 1867. Tendo como assunto em comum em ambas obras a exploração, acreditava que a história da humanidade seria a história das lutas das classes, e que o capitalismo seri a dominação do homem pelo próprio homem, ou seja aquele que tem dinheiro manda na quele que não possui, foi o criador da forma mais valia, onde toda a família trabalharia para receber um pequeno salário. Via o mundo como filósofo mas escrevia como jornalista, teve sua obra financiada por Friedrich Engles.
JOHN MAYNARD KEYNES: Economista (1883-1946) relatou a quebra da bolsa de valores de Nova Yorque, que foi ocasionada pela circulação de empresas fantasmas, frias, feitas somente no papel, onde várias pessoas e até empresas (serias), acabaram investindo seus recursos nelas e falindo, pois não existiam, acabaram perdendo o seu dinheiro, onde um monte de produto no mercado sem a procura, onde está a lei de Key, que criou a teoria contraria a lei de Say, onde a demanda desencadeia a oferta, defendia que a taxa de juros tinha relação direta com o investimento, outorgou ao estado o papel de equilibrar o emprego e a economia, focou seu trabalho para o mercado.
As obras de Smith e Max estavam focadas na produção e inspiraram Taylor (1856-1915) e Fayol (1841-1925).
TAYLOR: Acreditava que se os empresários pensassem em investir na qualificação profissional dos seus funcionários, teriam mais lucros, maior rentabilidade e produtividade, ganhariam muito mais dinheiro.
Outros filósofos economistas da época foram o Peter Druchk (1809-2005), dedicou-se a influencia do mercado, e o Michael Pontes, o pai da estratégia empresarial, explica o mercado através da importância da estratégia, na administração das empresas.
Através dos conceitos se se cria os modelos, adequados a sua realidade, adaptação.
No Brasil Adalberto Chiavetto, trabalhou sobre a gestão de pessoas, a importância dos funcionários na empresa.
Smith queria que o capitalismo fosse liberal e Karl que o capitalismo socialista.
Podemos dizer que a economia do mercado é baseada na lei da oferta e procura, onde a propriedade privada dos meios de produção, e na sua livre iniciativa, e concorrência.
A economia se diferencia de outras ciências por causa de seus modelos matemáticos, que usam, com o desejo de aumentar o pouco recurso que possuem. Podendo – se assim dizer que a economia é a produção máxima de bens e serviços com seus poucos recursos. Podemos considerar algumas perguntas básicas de um economista, o que deverá ser feito? Quanto custará? Como será feito? Deverá ser produzidos. E para quem? Quem será beneficiado. E o porquê deverá ser feito? Entre outros questionamentos fundamentais para ver se é ou não viável fazer atividade.
O desejo do consumidor influenciará a demanda da produção e oferta, onde seu equilíbrio será atingindo pelo preço do produto.
Em uma economia centralizada a sua sobrevivência ou não será decidida pelo governo, onde os funcionários tem a livre escolha profissional, entre a profissão que deseja seguir, a empresa que deseja trabalhar, e até mesmo na região que deseja, ficando em seu livre arbítrio a escolha.












AULA 02:
A CURVA DE POSSIBILIDADE DE PRODUÇÃO E SEUS OBJETIVOS
30/04/2008

A meu ver a aula dois é de suma importância, pois nos mostra a importância dos gráficos e como analisá-los.
Como o gráfico da determinação do lucro, crescendo da direita para esquerda de baixo para cima, sendo que uma relação positiva será proporcional, em uma relação negativa será inversamente proporcional, já em uma relação onde o X não causa efeito em Y será constante, e uma relação inelástica quando o Y não causa efeito em X.
Como solução para se resolver o problemas econômicos e a questão da escassez surge a curva da possibilidade de produção e custo de oportunidades e que a economia será uma ciência ligada a problemas de escolha, como que ao decidir o que deverá ser produzido, como ele será produzido, onde será guardado, distribuído(curva de possibilidade de produção).
A análise marginal avaliará onde as pessoas devem investir seu dinheiro para obter maior benefício.
A micro economia analisa os consumidores e produtores nos segmentos em que interagem com os preços e quantidades relativas também a formação dos preços, de bens e serviços dos fatores de produção.
A macro economia analisa o comportamento das grandes potencias econômicas, por exemplo, o PIB, estuda a economia como um todo, questionando a resolução de problemas como inflação e desemprego.
Podemos dizer que a demanda é a quantidade de um bem ou serviço que a população deseja possuir durante um período, dependendo sua escolha, do preço, renda, gosto, preferência, chamamos a lei da demanda a relação existente entre demanda e o preço. Demanda seria o desejo do consumidor, o que ele quer, como ele quer, quando ele quer.
A lei da demanda será inversamente proporcional, se você aumentar os preços, automaticamente era reduzir sua procura, e ao mesmo tempo se você diminuir o preço aumentará sua demanda.
Podemos considerar que a oferta de mercado seria a quantidade, e o período que os produtores pensam em fornecer o produto no mercado, com certa relação entre quantidade e preço desses produtos, o que chamamos lei geral da oferta sendo diretamente proporcionais, sendo que esse preço e oferta relativos a produção ao custo da produção.
Poderemos dizer que o mercado está em equilíbrio quando os preços dos produtos, não possuem a tendência de mudar, sendo a demanda é igual à oferta desse produto, sendo o preço do equilíbrio que determina o equilíbrio do mercado, assim compra quem desejar comprar e vender quem pretende vender.
Já o conceito custo de oportunidades, nos diz que ao optarmos em produzir um bem X, deixaremos de produzir outro bem Y, mas com proporções diferentes.
Podemos analisar da seguinte forma se o preço do produto cai, o vendedor ofertará menos e os compradores tendem a comprarem mais, do mesmo jeito ao contrario, se o preço aumentar, os vendedores oferecem mais, já os compradores irão comprar menos, havendo o desequilíbrio.
Quando uma empresa alcança o auge de sua produção e venda ela deve almejar continuar alcançando os mesmos números, acredito que deve diversificar seus investimentos, com ações em diversas empresas (não correndo riscos de perderem muito dinheiro de uma vez só), investir em novas tecnologias, qualificação profissional de sue funcionários, entre outras ações, que devem ser de acordos com a realidade de cada empresa.
Na relação quantidade vezes preços, se diminuirmos os preços dos produtos, os produtores ineficientes irão parar de produzir, diminuindo sua oferta, aumentando o seu lucro, e se aumentar o preço mais produtores irão plantar, terá maior quantidade de produtos, diminuindo o preço e reduzindo os lucros.



AULA 03
ESTRUTURAS DE MERCADO E ELASTICIDADES
05052008


A estruturação do mercado depende do numero de empresas que o mercado possui o tipo de produto oferecidos por essas empresas, idênticos (produtos similares, podem ser substituídos) ou diferenciados. (não possui substitutos), e também se possui ou não barreiras de acesso a empresas novas no mercado.
A oferta, a demanda e o preço estão interligados entre si, influenciando o mercado a buscar um preço de equilíbrio, conseguindo a sua estabilidade, que é alcançada quando a oferta e a demanda estão na mesma proporção, com um preço bom (justo) para ambas as partes tanto para quem compra quanto para quem vende.
A concorrência pura e perfeita, seria a situação ideal para o mercado onde há empresas que não influenciam o preço do produto de um com as outras, não se afetando o mercado, tem espaço para todas.
Todas as empresas trabalham em mesmas condições, não obténs lucros maiores, seus produtos são homogêneos, se substituindo uns aos outros, são parecidos, possuem compradores para todos os tipos de produtos.
MONOPÓLIO: Uma única empresa domina o mercado, ele irá impor situações, a todos os consumidores, onde os consumidores não possuem opções de escolha, pois as empresas não possuem concorrência do produto, e o consumidor se obriga a ceder a o que a empresa decidir, é como se fossem reféns.
Muitas vezes havendo impedimentos para a entrada de novas empresas, nesse mercado, pois não há interesse da empresa dominadora do monopólio com a economia de escala ocorrendo quando as empresas tendem a entrar no mercado com níveis de produção menores que as outras empresas já estabelecidas, ou baseadas na proteção legal, e até mesmo com a propriedade exclusiva da matéria prima, ou de outros recursos importantes para a produção do produto.
Onde as empresas já estabelecidas decidem ou não a entrada da empresa no seu mercado, e até que ponto poderá trabalhar, assim mesmo, que liberada a empresa terá certo limite, não podendo concorrer à empresa antiga, não apresentando riscos as empresas que já estavam no mercado, onde em longo prazo terão lucros.
OLIGOPÓLIO: Numero pequeno de empresas que comandam a oferta de mercado, ditam as regras, preços, quantidades, e o próprio produto. Podemos fazer uma relação entre Kartel e Oligopólio, o Kartel é a ocorrência onde essas empresas pertencem ao oligopólio se reúnem e decidem o preço dos produtos, para que possam continuar no mercado, já o oligopólio é uma situação do mercado, ocasionando o kartel, pois controlam o mercado.
CONCORRÊNCIA MONOPOLISTA: É uma estrutura de mercado que fica entre concorrência perfeita e monopólio, possui certas características como grande numero de empresas, produtos diferenciados, margens de manobras para definição dos preços, características que dão certo poder monopolista sobre o preço, mesmo com o mercado competitivo, por isso a concorrência monopolista.
MONOPSONIO: Forma de mercado onde à somente um comprador para vários vendedores.
OLOGOPOSOMIO: Ao contrario poucos compradores que controlam o mercado para vários vendedores.
MONOPOLIO BILATERAL: É onde ocorre um monopólio tanto para a venda quanto para a compra do produto.
A diferença entre concorrência monopolista quanto o monopólio é que a concorrência possui muita gente ofertando já o monopólio somente uma empresa comanda o mercado.
A demanda será elástica ou inelástica de acordo com a preferência do consumidor que varia em função de um grande numero de fatores econômicos, sociais, psicológicos, que influenciam os desejos individuais do consumidor.
Os bens necessários geralmente possuem sua demanda inelástica, sendo de acordo com a classificação do consumidor (preferenciais). Cabendo ao consumidor decidir se o produto é necessário ou supérfluo para ele.
Quando o bem possui substituto possui sua demanda elástica, já os produtos que não possui substituto têm sua demanda inelástica.
A definição do mercado sobre a sua elasticidade da demanda ficaria assim, os mercados deforma restrita tendem a uma demanda elástica, já os mercados deforma ampla de com uma forma ampla com uma demanda inelástica.
A demanda é elástica quando a variação do preço produto mudar a sua demanda se diminuir o preço de um produto e incentivar ao consumidor comprar mais. Já a demanda inelástica, independente do seu preço o consumidor continuará a consumir a mesma proporção, ou se aumentar, se muito pouco que não influenciará no mercado.
Podemos dizer que o produto elástico é o produto que pode variar o seu preço sem afetar o mercado. Possui flexibilidade, respondem a variação do preço. Toda vez que o preço cair à demanda sob e vice versa.















AULA 04
EXTRURAS DE MERCADO E ELASTICIDADES
05/05/2008


Produção seria o processo que a empresa transforma seus fatores de produção em produtos ou até mesmo serviços para serem vendidos no mercado, fazendo - se a empresa intermediária na qual compra insumos, transformando – os de acordo com o seu processo de produção, vendendo no mercado de trabalho.
O método de produção é a forma como é combinada os insumos durante o processo de produção desse bem ou serviços, onde produzindo apenas um único produto será um processo de produção simples, e se for produzido mais de um será um processo múltiplo ou produção múltipla.
A eficiência técnica ou tecnológica está presente na comparação entre métodos e sendo escolhido o que menos utilizar insumos para produzir certa quantidade de um mesmo produto. O produto total será a quantidade total produzida em um período de tempo.
A produtividade média seria a relação entre o nível de produto e da quantidade do fator de produção, em um período de tempo.
A lei dos rendimentos decrescentes seria um fenômeno em curto prazo, possuindo pelo menos um insumo fixo.
Os rendimentos de escalas podem ser crescentes de escalas econômicas (a variação da quantidade do produto total é superior a proporcional à variação da quantidade que foi utilizada dos fatores de produção), e decrescentes de escalas (a variação do produto é menor do que a proporcional à variação na utilização dos fatores).
Os rendimentos constantes ocorrem quando a variação do produto total é proporcional a sua variação da quantidade utilizada dos fatores de produção.

CUSTO DE PRODUÇÃO:

A meu ver seria o valor total que o produto custou até chegar ao mercado, sendo desde a matéria prima (setor primário), passando pela industrialização (setor secundário), e chegando ao mercado para serem vendidos (setor terciário).
A função produção seria uma relação entre a quantidade produzida, mão de obra utilizada, capital físico que foi usado a matéria prima, e a área cultivada.
Durante o processo de estudo e formulação do portifólio, um dado me chamou a atenção, que é sobre rendimentos descentes que, por exemplo, quando você trabalha produziria uma determinada quantia, se tiver ajuda de mais duas pessoas triplicaria o seu rendimento, no momento que seria o ápice de sua produção, mas se chegasse mais alguém para trabalhar junto, teria um excesso de trabalhadores, onde invés de ajudar apenas atrapalharia, ocorrendo uma queda na produção, tendo que haver um equilíbrio entre processo de produção e quantidade de produtos produzidos.







AULA 05
PRODUÇÃO INTERNA E RENDA INTERNA:
07/05/2008

Todos nos temos necessidades individuais para a nossa sobrevivência, e temos também as necessidades coletivas, e para satisfazer essas necessidades, precisa consumir produtos, bens, serviços, compondo a produção econômica (recursos naturais, equipamentos, trabalho), cujos recursos, recebem o nome de fatores de produção, possuindo três blocos, o trabalho (atividade física ou mental do ser humanos), o capital (equipamentos que aumentam a capacidade da empresa), e também os recursos naturais (recursos da natureza).
Economia é o processo que combina fatores de produção para criar bens e serviços, cujos bens podem ser bens de consumo duravam ou bens de capital.
Os agentes têm a responsabilidade de combinar fatores de produção da melhor forma possível.
A riqueza de um pais é formada pelos seus fatores de produção que dispõem, também pelos bens que já foram produzidos, os produzem ou até mesmo os que produzirão.
Os agentes econômicos são o consumidor, o empresário, e o trabalhador, e também conhecido por sistema econômico.
Podemos considerar que sistema econômico como sendo a reunião de diversos elementos da produção e do consumo de bens e serviços que são organizados do ponto de vista econômico, social, jurídico institucional entre outros.
Os fatores de produção seriam classificados em três categorias, BENS E SERVIÇOS DE CONSUMO (bens e serviços que satisfazem as necessidades do consumidor), BENS E SERVIÇOS INTERMEDIÁRIOS (são bens que precisam ser transformados para serem consumidos), BENS DE CAPITAL (tem o objetivo de aumentar a eficiência do trabalho humano).
O sistema econômico é formado por três setores básicos:
SETOR PRIMÁRIO: Constituído por recursos naturais, matéria – prima.
SETOR SECUNDÁRIO: As indústrias.
SETOR TRECEÁRIO: Prestação de serviços.
O sistema econômico possui dois fluxos, o dos produtos (oferta da economia) e o de renda (pessoas para satisfazerem suas necessidade).
A produção agregada de uma economia será medida pelo PIB. O PIB leva em conta consideração o valor de mercado dos bens finais, descartando as transações dos bens intermediários.
O produto interno é igual a renda interna, cabendo ao governo dar cada vez mais melhores condições para as necessidade coletivas.
Lembramos que o empresário nos proporcionam a oferta dos produtos que consumimos, mas eles também são consumidores quando não estão trabalhando.








TRABALHO DE AULA:

MONOPÓLIO:

É a situação de exclusividade no mercado, sem concorrência, impondo os preços a ser comercializados. Podendo surgir características e particularidades econômicas em que a demanda fica negativa em relação a demanda de mercado.
É, portanto quando existe apenas um vendedor de determinado produto, não havendo produtos substitutos, portanto o vendedor quando possui o monopólio puro, possui o controle total do produto.
São fontes básicas do monopólio economia de escala, proteção legal, propriedade exclusiva de matéria prima.

TIPOS DE MONOPÓLIO:

MONOPÓLIO NATURAL: É uma situação de mercado em que os investimentos necessários são muitos e curtos marginais são muito baixos. Esses mercados são geralmente regulados pelo governo e possuem prazo de retorno muito grande, formam ele os bens protegidos, como tv a cabo, distribuição de energia elétrica, sistemas de telefonia, entre outros.
OLIGOPÓLIO: É uma situação de mercado concentrado no qual a produção se concentra num pequeno numero de firmas, também existem barreiras à entrada de potenciais concorrentes, mas as ações entre as empresas não são necessariamente ordenadas. Quando existe algum tipo de acerto referente ao preço que será praticado caracteriza-se como cartel.

CONCORRÊNCIA MONOPOLÍSTICA:

É tipo atual de monopólio, a inclusão de sua característica específica muitas vezes só é possível com matéria – prima conhecidas pelo produtor, um produto comum. EX: batata frita o que as distinguem são os pacotes, a marca, o peso, tamanho da embalagem.
O governo tem o trabalho de controlar os abusos das empresas sobre o mercado.

A HISTÓRIA:

Na primeira metade do século XIX a Inglaterra foi a primeira a desenvolver os processos de industrialização, onde o desenvolvimento tecnológico levou ao surgimento de novos métodos de produção.
Com o aumento da mecanização e da divisão do trabalho proporcionou uma produção em massa, reduzindo os custos por setor e incentivando o seu consumo, e conforme esse progresso era introduzido os paises industrializados estreitando os novos mercados internos. Onde a burguesia acumulava as indústrias, comércio e as finanças dos paises.
Esses avanços tecnológicos exigiam aplicações de capitais em larga escala, produzindo fortes modificações na organização e na administração das empresas, tendo um acréscimo de empresas com o capital dividido em ações, tendo uma aproximação com os bancos pela necessidade de créditos, transformando – se em um capital financeiro controlado por poucas grandes organizações.
A expansão do sistema capitalista conviveu com crises que obedeciam a uma fase de preços altos, salários, taxas de juros e lucros, houve a falência de empresas e bancos que não conseguiram saldar as suas dívidas devido a má administração das entidades.
Essa falência afetou a confiança da população e dos acionistas de outras empresas. Quando os estoques acabavam, a produção retomava lentamente o crescimento, restabelecendo o equilíbrio do sistema.


AULA 06
O SISTEMA FINANCEIRO NASCIONAL
12/05/2008

A moeda tem a função de intermediar trocas.
A história da moeda começa bem antes de ser inventada, lá quando os homens da caverna viviam de escambo, em processo de troca direta que com a revolução agrícola passaram a utilizar a troca direta, onde deixando de existir o escambo para surgir a moeda – mercadoria (produto com aceitação que pudesse intermediar a troca). Surgindo o metalismo no século XVIII, com moedas de cobre, prata e ouro, mas, pois o seu uso comprometia o valor da troca, o seu transporte.
Onde se criou a casa de custódia, onde passou se a aguardar esses grandes volumes, em troca de um papel, que poderia ser utilizado com dinheiro, e assim a pessoa entregava as moedas, recebia o papel e quando comprava pagava com esse papel (que seriam certificados de depósitos), e a pessoa que vendeu iria com esse certificado retiraria as moedas e com o decorrer do tempo surgiu o papel – moeda possuindo um lastro metálico em ouro.
Já no século XX a moeda – papel passou a ter um lastro parcial em ouro sistema que só foi abolido em 197, nesse momento surge o papel – moeda.
Criou-se o cheque, nasceu a moeda escritural e hoje atualmente temos as moedas virtuais.
O crédito é troca de um bem disponível por uma promessa d pagamento futuro, havendo certa desigualdade no momento da troca, pois um recebe imediatamente e outro só terá retorno no futuro no momento de seu pagamento, sendo que envolve dois elementos, o credor (quem empresta o dinheiro), e o devedor ( quem pega o dinheiro emprestado), essa operação é conhecida como empréstimo.
Podemos classificar o credor de produção e credito de consumo e credito para o estado.
Também ser classificados pelo prazo de seu pagamento, credito de curto prazo (menos de 5 meses), credito de médio prazo (entre 5 meses e 5 anos), e de longo prazo (acima de 5 anos).
O crédito é importante por que disponibiliza recursos incentivando a atividade financeira, aumentando o desenvolvimento econômico de um país.
O sistema financeiro tem a responsabilidade de intermediar a moeda e o as agentes econômicos, intermediação financeira, como é conhecida.
Chamamos de agentes superavitários (pessoas que emprestam dinheiro), e tem os agentes defcitários, (pessoas que pegam dinheiro) transação feita com os bancos intermediando a ação.
BANCO DE INVESTIMENTO: Instituição financeira que pode ser privada, com especialidade a médio e longo prazo.
SOCIEDADES FINANCEIRAS: Instituição financeira privada com especialidade para financiamento de compras de bens e serviços do consumidor.
OS BANCOS OFICIAIS: Instituições com o objetivo principal é repasse e a aplicação dos fundos oficiais.
BNDES: Criado em 1952, com o objetivo de financiar a criação e até a expansão de investimentos, proporcionando o crescimento e desenvolvimento do país, através do PIS, PASEP.
Os intermediários financeiros são agentes financeiros encarregados de operacionalizar o sistema, tendo como função é trabalhar a política de crédito e monetária do sistema econômico.
No decorrer das aulas aprendi um pouco sobre como funciona economia do país, um pouco sobre a história da moeda, que me ajudou a compreender o processo que a economia percorreu até chegar os dias de hoje, e estar como atualmente.


AULA 07
INFLAÇÃO
14/05/2008

Compreendi que inflação é o momento que ocorre um aumento continuo e te exagerado do preço do produto sendo em um período longo de tempo.
É medida com números índices, que informam a porcentagem que aumentou os preços, de determinado período.
O IGP é dado partir do IPA, chama - se de momento inflacionário quando não ocorrer estacionamento dos preços, ou seja, estabilidade.
São os institutos que através de suas pesquisas, nos repassam os índices inflacionários.
Pode-se dizer que a correção monetária é o ajuste do preço para se manter a economia equilibrada.
O instituto o IPC, pesquisa a inflação dando uma relação de produtos, em mercados determinados, fazendo a tomada de preços, necessitando de uma equipe. Já o IPA, a pesquisa é feita por atacado, escolhido os fornecedores e é enviado por e-mail, são os mesmos produtos, apenas é a análise de planilhas, estudos de tabelas.
Cada instituto tem uma data estabelecida para fazerem as suas pesquisas, por exemplo, a IGP é do dia 1º a dia 30 do mês, o IGP-N é durante a metade do mês, do dia 15 ao dia 15, já o IGPI é do dia 30 a 30 de cada mês, sendo que é relacionado ao produto interno do país.
Outro dado que achei interessante é que somente depois que for mensurada a perda que se poderá fazer a correção monetária.
A estatística não contenta a todos, prejudicando os mais próximos como os produtos de construção e os mercados de baixo, onde é repassado um valor maior de reajuste.
O governo determina o que deverá ser analisado e qual será a sua inflação. A inflação nos dá uma falsa idéia de ganho, pois todos perdem com ela, é quando a quantidade de moeda é superior ao que a economia necessita para estar em equilíbrio, pode também ser causada pelos excessos de demanda, ou quando se aumenta os custos dos produtos indevidamente, antes à inflação tinha uma correção mensal em seus salários atualmente essa correção é feita anualmente.
Os conflitos distributivos são causados pelos patrões e empregados, pois tentam resolver a distribuição nacional da renda, o aumento de salário dado é imediatamente repassado para o preço dos produtos.
O 1º plano econômico foi o plano cruzado, com o objetivo de conter a inércia inflacionária, após o plano cruzado congelou o preço do salário e da reforma monetária, o plano verão congelou os salários e teve o plano Collor I e II, onde o I congelou as poupanças, e o II os salários, o plano real que teve sua transformação monetária em URV, que persiste até hoje, sendo o plano atual da economia do Brasil.



AULA 08
MERCADO CAMBIAL
21/05/2008


Aprendemos na aula sobre o câmbio, como sendo o preço da moeda estrangeiras em moeda nacional, onde os intercâmbios são realizados com a moeda oficial dos paises, no caso do Brasil o real.
No Brasil muitas empresas adquirem moeda estrangeira para pagamentos de dívidas com organizações estrangeiras (importações), e ocorrendo ao contrário com as exportações.
Todas as transações financeiras do câmbio devem ser reagidas pelo Banco Central, tanto para moedas estrangeiras que entram no Brasil quanto as que saem.
Uma dos dados que devem ser analisados nas transações financeiras com moedas diferentes, é a paridade entre elas.
No cambio fixo, o banco central se compromete a pagar a taxa para as empresas importarem, como por ex, o banco central afirma para a empresa que pode importar, e que a empresa irá pagar uma determinada quantia de taxa para ele, e que o banco se responsabiliza pelo pagamento dessa taxa para o fornecedor, muitas vezes até poderá até obter prejuízo, pois se ele cobra da empresa 1.60 de taxa, mas no dia em que ele terá que pagar o fornecedor estiver 3.60 ele terá que reembolsar a diferença, sendo umas das aprendizagem que obtive nesta aula.
Quando os valores entre moedas forem próximos, ou equivalentes, e até mesmo inferiores vale-se a pena importar e quando estiver valorizado valerá a pena exportar, dentro deste raciocínio podemos dizer que quando o dólar estiver desvalorizado devemos importar, já que sairá mais barato, ao contrário quando estiver valorizado, onde deveremos exportar, para ganhar mais dinheiro.
Em um mercado controlado, existe uma restrição ao mercado cambial, estipulando regras para a compra e venda de moedas, colocando limites a os turistas.
Dentro das transações financeiras serão considerados vendedores os exportadores, os que são tomadores de empréstimos externos, os turistas do exterior, comerciantes de serviços que operam no exterior, aqueles investidores estrangeiros em bolsas de valores no Brasil.
Da mesma forma será considerado compradores os que importam, os comerciantes de serviços que contratam serviços do exterior, os investidores estrangeiros em bolsas nacionais, quando solicitarem dinheiro de volta, os devedores de empréstimos feitos no exterior.
No mercado livre, será possível comprar e vender moedas estrangeiras facilmente, podendo até ter a participação do governo, cujos integrantes poderão ter contas em moedas estrangeiras dentro e até fora dos paises, desde que declaradas.
Dentro de todo esse contexto da aula do cambio cheguei a conclusão que o cambio é muito importante para a economia que se não for controlada pode levar a gravíssimas conseqüências, a economia de um país, pois hoje em dia uma boa e grande empresa tem transações financeiras com outros países importando ou até exportando, sem dizer mas multinacionais que se instalam no Brasil, gerando renda e trabalho, entre tantos outros benefícios.
Sendo de importância estar sempre analisadas as variações cambiais por pessoas que saibam, tenham experiência nessa área, pois muitos como eu nem imaginam a abrangência que é a economia nacional, muito menos a internacional, nesse sentido tenho muito que apreender.



AULA 09
CONTABILIDADE NACIONAL
21/05/2008


Quando um país decide comercializar, tiver uma relação comercial com outros países terá que ter controle dos pagamentos e recebimentos feitos, onde cabe ao balanço de pagamento registrar esses negócios, são registradas as importações e exportações.
A balança comercial é a transação de mercadorias, onde se for positiva teremos o superaft e se for negativo teremos o deficit.
Já na balança de serviço será registrada todas as entradas e saídas de serviços prestados e recebidos pelo Brasil.
As transferências unilaterais são os registros do que o Brasil ganhou ou enviou de doações, com o exterior, sendo a diferença entre os números.
No balanço de transações correntes será a soma da balança comercial, com a balança de serviços, e juntamente com as transferências unilaterais.
A conta de capital pode ser dividida em duas partes o movimento autônomo de capital e o movimento induzido de capital.
No erro e omissões será registrado todo o dinheiro que se recebeu e pagou são a sua procedência.

O saldo do balanço de pagamentos será a soma das transações correntes, conta de capital, erros e omissões
O desequilíbrio no balanço de pagamento pode ter como causa a conseqüência conjuntural (quando é temporariamente, fácil de resolver), tem também a causa estrutural 9quando é constante recorrendo ao FMI
O FMI teve início no ano 1944 na cidade de Bretton Woods, eu a, também iniciou suas atividades em 1946 no mês de maio.
Qualquer estado poderá requerer empréstimo junto ao FMI, desde que subscreva cotas de capital sendo compostas por duas partes, a 1ª com 25% em ouro ou até mesmo moeda da forte., e o 2º com 75 % de moeda na próprio país.
Podemos chamar de tranches a busca para alevantar dinheiro para os desequilíbrios, que pode ser de 3 maneiras o 1º, 2º, 3º.
O BIRD significa um banco internacional que se preocupa com a reconstrução e desenvolvimentos mundial, para obter seus benefícios, teve-se preocupado.
Tem o objetivo de empresa dinheiro aos países que se encontra em dificuldades financeiras motivando - os o desenvolvimento deste país.
O BIRD, banco interamericano de desenvolvimento, tem como base a cidade de washigton auxilia os paises da América latina.
Para ser considerado um mercado bom, ou seja, seguro para investimentos, se pega o que entrou de investimento e ser positivo será considerado confiável. Ao contrario pega-se a diferença entre o que entrou e saiu de empréstimos, passando uma avaliação e terá o calculo de confiabilidade do pais.
Achei se suma importância essa aula em como administradores, se trabalharmos em uma empresa multinacional, ou exportando ou importando, necessitará ter o conhecimento do cambio, tive um ótimo aproveitamento, pois muito poucos sabem dessa área, quando aprendi um pouco, mais com certeza tenho muito que aprender.




AULA 10
A GLOBALIZAÇÃO E O BRASIL
26/05/2008



Foi relembrado que a economia do mercado é apoiada na lei da oferta e procura, sendo que uma economia elanificada é quando um estado centraliza suas forças, centraliza o seu poder, esse tipo de economia era baseada na teoria de Karl Max.
. Revemos algumas características da economia de mercado, como livre iniciativa, com a existência de propriedade pública e privada em seus meios de produção, possuía livre concorrência, onde a burguesia de tem os meros de produção e o trabalhadores e proletariados contribuindo com a sua mão de obra, força de trabalho.
Já a economia planificada tem a propriedade estatal ou coletiva, é uma economia planejada com planos qüinqüenais, não existem classes sociais, ocorre uma distribuição homogênea da renda com certa presença de avanços sociais.
O estado moderno tem que se preocupar com a atuação social, com a educação,saúde, previdência, com suas infra-estruturas básicas, com investimento nas tecnologias, preocupa-se também com a defesa nacional, o estado moderno tem que manter a defesa nacional, o estado moderno tem que manter a harmonia dos ter poderes, preocupar-se com a regularização da economia, implantando uma política de credito, política de juros, políticas de câmbios, objetivando o crescimento e de desenvolvimento da nação.
No ano de mil novecentos e noventa foi aprovada a eleição para presidente na Rússia e no mês de março de mil e novecentos e noventa e um foi aprovada a lei que aprova a propriedade privada nesse país.
Levamos em consideração que os consumidores de hoje procuram o melhor e o mais barato não se preocupando com suas origens.
A variação do capital na economia proporcionando uma velocidade com potencial para colocar um risco a sua estabilidade.
O nosso país é destaque nas desigualdades sociais e prisioneiro da nossa dívida externa, com a atividade econômica frágil.
As grandes empresas investem em suas grande parte em tecnologias, primeiramente as cria, e após manter diferenciando-se as empresas eficientes das ineficientes onde a mão de obra cada vez mais deve ser qualificada, com instrução.
Cada país distribui a sua economia conforme lhe é conveniente, dependendo apenas de si mesmos, assim como os estado e municípios, por essa razão o voto se torna de grande importância na economia do país, será influenciada conforme a sua administração.
No contexto geral a aula foi produtiva, me chamando atenção para vários assuntos, como quando foi votada a constituição de oitenta e oito foi feita e controlada pelo PMDB, onde se aprovou uma lei parlamentarista para um país que no plebiscito se manteve presidencialista.
Por causa da bipolaridade, o EUA injetava mito dinheiro para industrializar os paises do ocidente inclusive o Brasil, Onde os presidentes da época da ditadura pegaram muito dinheiro, com baixos juros e longos prazos para pagar, onde acabou comprometendo a economia nacional.
Ocorreu uma ação liberalizante, privatizando tudo o que fosse possível, pois acreditavam que um estado forte era um estado terceirizado, com mais força após a guerra fria.
Na economia uma situação em um determinado momento exige tal atitude, em outro momento a mesma situação exigerá outra atitude, ou seja, que a ocasião faz a situação, sendo decidido o que lhe é pertinente no momento, mesmo que ele não me tenha sido interessante no passado e até talvez não me seja interessante no futuro, mas hoje me é.
O EUA lidera a política e ainda não a economia, a maior parte do dinheiro do mundo está entre os três paises. A união soviética teve fim em mil e novecentos e noventa e um, mas já estava decaindo desde mil novecentos e oitenta e cinco, onde nas eleições presidenciais entre Collor e lula, os paises de fora apoiaram o Collor onde ele acabou ganhando, acontecendo o que aconteceu, e veio a Itamar e recuperou a economia, com um discurso não muito liberal.














UD: LIDERANÇA E A NEGOCIAÇÃO:


AULA 01:
LIDERANÇA:

Na aula de liderança tivemos uma noção do que é a liderança, sendo atitudes que influenciam o comportamento e até os pensamentos das pessoas.
Tem vários tipos de lideres, um deles são os carismáticos, alcançam os seus objetivos através de seu carisma, já o líder coaching é um profissional que se comprometendo com o seu pessoal, melhorando o desenvolvimento da equipe, apoiando quem quer progredir, ensina aos seus funcionários como analisar as situações para os problemas.
O líder empreendedor acaba mobilizando o seu pessoal para alcançarem o seu objetivo, não se contenta apenas em sonhar, agindo para tornar seu sonho em realidade, voltando-se para o seu objetivo.
O líder servidor coloca-se como servidor pra seus comandados, sempre buscando as melhorias necessárias para satisfazê-los, para assim estarem bem, motivados, com condições materiais, e motivados, rendendo cada vez mais.
Não existe líder perfeito, mas certos líderes que se adaptam mais facilmente ao estilo de tal empresa, tornando-o capacitado para exercer o cargo.
Podemos dizer para ser um bom líder precisa saber controlar o seu tempo, comunicar-se com certa clareza, possuir uma visão a curto, médio e até longo prazo na administração.
O líder ideal teria que ter uma variedade de estilos para conforme seus entendimentos utilizam-la, é claro torcendo pelo sucesso do próximo.

ATIVIDADES DO PORTAL:

1- A meu ver exerce liderança toda e qualquer pessoa que de uma forma ou forma influencia, muda os pensamentos das pessoas, de mais variadas formas.
2- O grupo acredita que liderança é uma habilidade de influencia pessoas para trabalharem, de boa vontade, motivando-os, visando atingir os objetivos identificando-os como sendo para o bem comum, o líder exerce autoridades sobre as pessoas.
3- Chegamos a conclusão que os líderes que influenciaram positivamente, foram, JESUS, papa João Paulo II, Madre Tereza de Caucutá, Betinho de Souza, entre outros, já os líderes negativos foram Bim Ledem, fidel castro, Sadam Rusem, Buch, fernandinho Beira mar, entre tantos.
4- Os líderes positivos zélia holoft, Getuinar, Celeste, e os negativos os vereadores pela falta de compromisso partidário.
5- Os líderes positivos foram Getulio e Marli (a implantação do pólo da uniderp) e os negativos foram zico, Neneca, gauchinho, walter Renato( corrupção político, politicagem


AULA 02
CONFLITO

A aula tratou sobre o assunto conflito, onde terá esses conflitos quando existir idéias, interesses, opostos, que discordam em certos pontos.
Sendo o conflito importante para ocorressem mudanças, para dinamizar as atividades, acaba ocorrendo certo amadurecimento.
Em uma empresa acaba existindo o conflito por que quanto maior é a empresa, maior irá ser a diferença entre os seus setores, e pessoas, onde muitos ocorrem para a satisfação das necessidades pessoais das pessoas, têm-se também em ambientes que por um motivo ou outros se tornam interdependentes, principalmente quando ocorreu prejuízo entre uma das partes.
Se possuir várias possibilidades para existir um conflito positivo se destaca a incompatibilidade de objetivo, e a percepção da oportunidade de interferência.
O conflito possui um resultado positivo quando as duas partes saem dentro de um consenso favorável a decisão.
Podendo o conflito possuir resultados que são construtivos, destrutivos, dependentes da ação dos envolvidos.
Já o resultado é quando se tem uma forte frustração, até mesmo hostilidade ou quando se auto - alimenta.
Para o conflito ser administrado ele pode ser resolvido de 3 maneiras.
Quando uma ganha ou perde, ou quando as 2 saíram perdendo ou quando as 2 ganham. Para essa resolução dos conflitos existem até cursos para administrados.
Temos que ter certa noção de que o conflito que não ser controlado se amplia e se for e se for omitido irá se agravar, aumentando até o número de pessoas envolvidas. Onde muitas vezes as desavenças reais passariam a ser até emocionais, pode-se também criar um conflito através da competitividade, até mesmo as percepções que são diferentes devem ser analisadas e serem negociados.
Podemos dizer que o conflito faz parte de nós e quando algumas coisas se interpõem cria-se o conflito, sendo o administrador o responsável para resolver esses conflitos devendo possuir algumas qualidades para isso o contentamento das partes é indispensável para o sucesso.




ATIVIDADES:AULA 02


01- É necessário para a evolução humana, faz com que modificamo-nos para melhor.
02- Nós acreditamos que existirá um conflito onde exista idéias contrarias. Conflito significa divergência de idéias, sentimentos, atividades ou interesses contrários e divergentes, que podem chocar-se com opiniões opostas, vindo gerar uma situação de desanimo, ressentimento e discussões.
03- Conflito é uma discussão de idéia ou causa de sentimento, atitudes, conflitos ou interesses, divergências. O conflito induz uma dose exclusiva de adrenalina, no momento, falamos coisas que de outra forma não falaríamos, por tanto serva também para nos desenvolvermos. O conflito não deve ser visto apenas como impulsionador a agressão, disputa ou ataque físico dentro de uma empresa, ele também é positivo. É um processo que começa pela percepção e termina com a adoção de uma ação adequada e positiva o conflito é necessário para não entrar em estagnação.
04- Um conflito mais positivo são as previas para a escolha dos candidatos, dando opções para as melhores escolhas dos candidatos. Um conflito negativo: é quando a ocorre uma seleção em uma loja, apenas foram escolhidos para trabalhares nessa loja as pessoas que foram indicadas, as percebem que não seriam tão capacitados para o cargo, desmotivado as pessoas.










































AULA 03
CARACTERISTICAS DO NEGOCIADOR


Para sermos um bom negociador temos que ter a nossa percepção apurada, devemos ter um mínimo de erros para que ambas as partes saiam ganhando. Dessa forma devemos estar preparados, programando-se para reuniões, ter analisadas as fases da sua negociação, tentar possuir uma interação, buscar o fortalecimento das diferenças pessoais.
Deve-se ter o negociado a capacidade de planejar, ter conhecimento do assunto, raciocínio lógico, facilidade para expressão de idéias, facilidade para execução, julgamento apurado, facilidade em convencer as pessoas, ter persuasão, paciência e ser decidida.
Sempre deve ter ética, credibilidade, dependendo de cada um de nós rever as nossas características pessoais para determinar o tipo de negociadores que iremos ser.
Em uma negociação as características pessoais irão ser determinantes no sucesso ou não de uma negociação.
Não deve pessoalizar uma negociação, discutir idéias e não pessoas e casos, objetivando um acordo adequado para as partes envolvidas, através de alternativas, objetividade na resolução de negociação, com idéias concretas, ouvir mais do que falar para adquirir subsídio para revidar na argumentação, demonstrando interesse pela outra parte, termos postura profissional lembrando que é uma habilidade e ser aprimorada, dependendo de nós o sucesso ou não.

























AULA 04
PROCESSOS DE NEGOCIAÇÃO


O processo de negociação pode ser caracterizado pelo movimento das partes no decorrer do tempo, ganhando aquele que estiver mais preparado dependendo do tempo para a negociação, tendo a negociação simples a mais rápida, a negociação complexa, mais exaustiva possuindo 3 fases.
O planejamento, execução, controle, tendo como estágios primeiramente o planejamento buscando as informações, identificando as características do objeto da negociação, identificando as pessoas, as partes, seus propósitos, buscando informações, analisando suas necessidades, definindo seus objetivos, seus pontos de recuo, levantando os valores, identificando a autonomia individual, selecionando o posicionamento estratégico e tático, estabelecer limites toleráveis para recuo, preparação para o contra ataque e após o planejamento vem as etapas da execução, criação, construção do clima, determinação das regras básicas, onde em sua abertura, analisa-se o ambiente, obtendo informações, explorando as necessidades, analisando o previsto e o realizado.
Na fase do planejamento proporciona ao negociador ter uma visão da situação, na execução da atividade para o objetivo a ser alcançado faltando e sua credibilidade.






















03 CONCLUSÃO:


Nessa unidade aprendemos e muito sobre a economia, primeiramente estudamos os filósofos que deram base ao pensamento econômico, do que se tratava a ciência econômica , a sua história e economia.
Uma das coisas importantes que a ciência econômica trabalha em produzir o máximo de bens e serviços com os recursos obtidos, vimos também o sistema de economia.
As imperfeições das concorrências ocasionam a má distribuição das rendas e dos bem estar. Em uma economia centralizada as decisões ficam a cargo do governo.
Demanda é a quantidade de um bem, produto e serviço que a população deseja possuir em determinado período que sofre uma influencia do preço.
Já a oferta é a quantidade de um produto e serviço no mercado por determinado período, com relação a quantidade e preço.
Podemos dizer que o mercado estará em equilíbrio quando os preços dos produtos estiverem estabilizados, onde a demanda é igual à oferta.
A demanda poderá ser elástica ou inelástica, de acordo com o consumidor. Temos capacidades individuais e coletivas, onde para suprir essas necessidades acaba consumindo produtos, bens e serviços, onde constitui a produção econômica, temos vários tipos de créditos e instituições financeiras.
A inflação ocorre quando há um exagero do preço por um período longo de tempo, aprendemos também sobre o cambio, negociação financeira entre os paises com dinheiro (moeda) diferentes e conforme essa transação será o valor do cambio.
Já o balanço comercial é a analise das negociações de mercadorias podendo ser superafti ou déficit.
FMI, BIRD, BID, são responsáveis pela economia mundial cada um com sua função.
Para nos considerarmos que o mercado esteja bom, irá depender da analise do que entrou e saiu dos paises, ai será feito o calculo da confiabilidade dos paises.
Vimos a história da antiga união soviética, a bipolaridade do mundo (EUA, URSS), a ação do liberalismo, a importância dos EUA na economia mundial.
O Japão tem uma das economias mais crescentes, pela sua política interna, mais a China que tem o maior crescimento, podendo mudar o rumo do mundo.
Essas foram algumas das coisas que achei importante ou que aprendi nas aulas desse modulo.
Possui-se vários tipos de liderança como a carismática que conquista o seu subordinado pela simpatia, carisma, o líder empreendedor voltado para os resultados direciona seus liderados a crescer. Temos também o tipo de liderança servidora um dos mais utilizados atualmente, onde o líder dá condições para seus liderados trabalharem motivado- os para aumentar os lucros.

Vemos que o conflito é importantíssimo para o crescimento humano e que existe quando as idéias diferentes podem ter um aspecto mais ou menos dependendo da estratégia usada para resolução da situação, possui níveis de conflitos que vai da discussão até o ataque generalizados que é as vias de fato 4 tipos de conflitos o latente, o percebido, o sentido, o manifesto.
Para se ter uma boa negociação deve-se ter o maior número possível de acordo com o mínimo de falhas possíveis, onde as partes se sentem ganhadoras. Como negociadores devemos nos concentrar nas idéias discutirmos as propostas, dar alternativas para as partes, ter objetividades na execução dos problemas, ter propostas concretas, tem que saber falar e até mesmo ouvir, possuir empatias, compreensão, ter noções de que está em negociação o tempo todo, não misturar relacionamentos pessoais e os seus interesses profissionais. Possui3 fases de planejamento, execução e controle.
No planejamento ele visualiza a situação, já na fase de execução ele se dedica na parte prática para alcançar seu objetivo, na fase de o controle ele fortalecerá os seus acordos e sua credibilidade.
Podemos dizer que a negociação entre duas pessoas se torna um ato criativo, então podemos dizer que para ser um bom negociador devemos ter um preparo, um ambiente favorável para a negociação para ambas as partes, pois as boas negociações ambas saem ganhadoras.

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