Bem vindos!!!!!

Sejam Bem Vindos a todos que entrem no meu blog.
Que todos possam ter algum proveito.
Que DEUS ilumine a todos.
Que a queles que queiram postar alguma informação possam se sentir a vontade...o propósito é este. divulgar a maior quantidade de conhecimento possível, a quem tiver interece.
um abraço desde já.

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Quem sou eu

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São Pedro do Sul, Riogrande do Sul, Brazil
Sou uma pessoa divertida, academica do curso de administração, batalhadora como milhares de brasileiros, amiga, confiável, que busca se melhorar a cada dia e reparar seus erros constantemente, par se tornar uma pessoa melhor.

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domingo, 23 de agosto de 2009

Terceiro Semestre - parte 02

01- INTRODUÇÃO:




Este trabalho é síntese significativa da aprendizagem adquirida no Módulo Estudos quantitativos composto pelas seguintes Unidades Didáticas: Matemática aplicada a administração e contabilidade geral. É uma exigência do processo avaliativo do curso de administração e tem como objetivo exercitar os acadêmicos na capacidade de síntese e comunicação escrita da aprendizagem, mostrar os desafios enfrentados e as dificuldades superadas para ampliar conhecimentos, assim como a apresentação de novos valores.
Dessa forma, este estudo está organizado por itens que caracterizam as Unidades Didáticas no corpo do “desenvolvimento” e “considerações finais” que apontam a apreensão dos conhecimentos socializados de forma geral, indicando o crescimento cultural adquirido.













02- DESENVOLVIMENTO:

MÓDULO: ESTUDOS QUANTITATIVOS

UD: MATEMÁTICA APLICADA À ADMINISTRAÇÃO

AULA 01: REGRA DE TRÊS E PORCENTAGEM
19/02/2008

1. Fale sobre você: seu ensino fundamental, médio e o ingresso na universidade?
Alfabetização: SÃO PEDRO DO SUL
Ensino Fundamental: SÃO PEDRO DO SUL, RS RIO GRANDE DO SUL.
Ensino Médio: SÃO PEDRO DO SUL
Ensino Superior: 3 Semestre de administração UNIDERP INTERATIVA.
2. De onde você utiliza o computador para realizar as “tarefas” interativas (casa, trabalho, pólo da Interativa, lan house, etc)?
R. Utilizo o computador em minha casa para todas as atividades , mas a internet vou na casa de uma das colegas, pois não tenho internet em casa.
3. Qual o seu aproveitamento na 1ª aula interativa?
R. Foi muito proveitosa, pois faz muito tempo que terminei o segundo grau já havia esquecido regra de três e também as dicas que o professor nos deu foram importantes para aprendermos a resolver os exercícios.
4. Você observou que seu rendimento intelectual melhorou após as aulas interativas, presenciais e auto-estudo (somando ao todo 10 h/a)? Escreva sobre o seu desenvolvimento como acadêmico interativo.
R. Nessa primeira aula tive um pouco de dificuldade em definir as grandezas, GDP e as GIP, e no decorrer do auto estudo, comecei a compreender como funciona a definição das grandezas.
5. Em qual das 3 etapas acima, você observou que seu rendimento foi maior?
R. É um meio termo as três etapas são fundamentais para o bom andamento do acadêmico, ele precisa assistir as aulas tanto a interativa quanto a presencial para ter o conteúdo quando para tirar as dúvidas e precisa do auto estudo para ver onde tem suas dúvidas, descobrir qual é o seu ponto fraco e em que ele é bom.
Na aula interativa os professores são ótimos, com um excelente currículo, deveriam postar mais conteúdos extras, a nível de pesquisa, pois se o aluno estiver interessado em algo mais, muitas vezes não pesquisa por falta de tempo, ou não saber o que realmente ele deve buscar para aprender.
Já na aula presencial o professor resolve alguns exercícios pedidos, tira algumas dúvidas ocorre ajuda mútua dos colegas uns ensinando os outros com a resolução dos exercícios em grupo.para facilitar.
O auto estudo que eu faço, busco pesquisar na internet sobre os assuntos de aula, gravo em CD ou PENDRAIV, e em casa vejo o que é importante algumas vezes imprimo, outras, apenas leio, e resolvo exercícios extras para praticar.
6. Qual o ponto forte da aula interativa?
R. Tem vários. Posso citar alguns. Ter aulas apenas duas vezes por semana, pois muitas pessoas não dispõem de muito tempo para freqüentarem a aula normal, outro é ter rodízio de professor, muda a didática, conteúdo, criando um intercambio entre as matérias das unidades didáticas e até dos módulos. Outra vantagem é o fácil acesso a universidade, portal, a sua tecnologia avançada, será a universidade do futuro. Gosto da idéia da interatividade alunos professores no portal da tutoria.
7. Qual o ponto fraco da aula interativa?
R. Poderia melhorar a sua interatividade na tutoria, fazer-se mais agel.
8. O que você mais gostou das aulas?
R. A possibilidade de aprender mais coisas novas. Estar atualizados dentro da nossa área profissional.
9. Está valendo a pena fazer um curso interativo?
R. Sim. Pois se não fosse a aula interativa eu não poderia fazer uma faculdade.
10. O curso esta satisfazendo as suas expectativas?
R. Sim. As atividades são de qualidade, o laboratório, com a integração das disciplinas da unidade didáticas são muito a proveitosas.
11. Como você se organiza para realizar o seu auto-estudo?
R. Procuro não me deter apenas nos horários fixos para o auto estudo, sempre que posso estou estudando.
12.A unidade didática: Matemática Aplicada à Administração, está satisfazendo às suas expectativas?
R. Gosto de matemática, mas faz tempo que não via essa matéria, por isso tive um pouco de dificuldade, mas acredito que conforme passe as aulas irei tirar as minhas dúvidas e teri melhor rendimento.

13. Pesquisar no Google.
13.1 Escolha 2 sites que você considerou como melhor para o seu estudo. Copie os endereços da sua preferência e comente sobre eles
www.juliobattisti.com.br(tutorias/jorgearantos)matematicaconcursos003.asp-86k
Ótimo site, encontrei vários exemplos, do conteúdo, e até um pouco da matéria, exercícios para resolver e até resolvidos.
www - pessoal. sercomtel.com.br/matemática/fundan/razoes-aplic.htm-38
Encontrei várias atividades, exemplos, conteúdos,.gráficos, uma boa referencia.

13.2 Na sua opinião, a internet só tem assuntos considerados confiáveis ou também tem assuntos e sites que são irrelevantes e descartáveis?
R. A internet abrange a todos os tipos de opinião, repassa muitas informação ao mesmo tempo, se é ou não útil, confiável irá depender de quem está usando.

13.3 Vale a pena pesquisar no Google?
R. Sim pois tem infinitas possibilidades de informação, é muito prático acessar.

13.4 Quais os pontos positivos e negativos da pesquisa no Google?
R. Vai depender de que está procurando a informação.







AULA 02: CONJUNTOS E EQUAÇÕES
20/02/08
1. Como você chegou até a Uniderp Interativa? O que fez com que você escolhesse o curso de Administração?
R. Eu soube da UNIDERP através da divulgação do rádio onde a minha irmã escutou e me avisou.
2. Qual o seu aproveitamento na 2ª aula interativa da unidade didática de Matemática Aplicada à Administração?
R. Relembrei a formula de baskara. Um pouco sobre os conjuntos, podemos dizer que foi melhor que o da primeira aula.
3. Qual foi o ponto forte da 1ª aula interativa da unidade didática de Matemática Aplicada à Administração?
R. O ponto forte foi as dicas que o professor Pedro deu os passos para a formulação do exercício da regra de três simples e composta, GDP e GIP.
4. Qual foi o ponto fraco da 1ª aula interativa da unidade didática de Matemática Aplicada à Administração?
R. Ter tido por causa do tempo poucos exemplos.
5. Você já realizou seu auto-estudo da aula um? (espero que sim). Em caso afirmativo, descreva-o em poucas linhas.
R. Sim, a parte mais importante que eu achei foi que deveríamos apenas escrever as colunas e fazer as analise para depois colocar os números, facilita e muito o processo de definição das grandezas.
6. Teve dificuldade em algum exercício específico? Qual e por quê?
R. tive no nº. 38 da lista de exercício da aula 01, mas já foi explicado em aula e compreendi.
7. Quando isso acontece, qual recurso você utiliza para sanar sua dúvida (internet, Prof. local, colegas, livro, etc).
R. Pesquiso, pergunto para os colegas, professor local e se persistir a dúvida entro direto na tutoria.
8. Como estão sendo realizadas as aulas com o Prof. local?
R. Dentro do normal, é corrigido os exercícios, e explicados, o professor é esforçado para nos ajudar.
9. A 1ª aula da unidade didática ¨Matemática Aplicada à Administração¨ satisfez suas expectativas?
R. Sim, pois relembrei conteúdos que já avia esquecido.
* Pesquisar no Google.
11.1 Você deverá digitar as palavras: “Grandezas Diretamente Proporcionais
11.2 Você deverá digitar as palavras: “Grandezas Inversamente Proporcionais

Escolha 2 sites que você considerou como melhor para o seu estudo. Copie os endereços da sua preferência e comente sobre eles.

www.brgeocities.com/silvanda br/proporcionalhtml-13

wwwikipedia.org


GRANDESAS( GDP, GIP)
* Grandeza
È todo valor que, ao ser relacionado a um outro de tal forma, quando há a variação de um, como conseqüência o outro varia também.
Em nosso dia-a-dia quase tudo se associa a duas ou mais grandezas. Por exemplo: quando falamos em: velocidade, tempo, peso, espaço, etc., estamos lidando diretamente com grandezas que estão relacionadas entre si.
Exemplo: Uma moto percorre um determinado espaço físico em um tempo maior ou menor dependendo da velocidade que ela poder chegar ou imprimir em seu percurso realizado.
Assim também a quantidade de trabalho a ser realizado em um determinado tempo depende do número de operários empregados e trabalhando diretamente na obra a ser concluída o que se deseja concluir.
A relação de dependência entre duas grandezas, dependendo da condição apresentada, pode ser classificada como Diretamente proporcional ou Inversamente proporcional.
È definido como Grandeza Diretamente Proporcional as grandezas que são diretamente proporcionais quando a variação de uma implica na variação ou mudança da outra, na mesma proporção, mesma direção e sentido.
Duas grandezas são inversamente proporcionais quando a variação de uma implica necessariamente na variação da outra, na mesma proporção, porém, em sentido e direção contrários.
Duas grandezas são diretamente proporcionais quando, aumentando uma delas, a outra também aumenta na mesma proporção, ou, diminuindo uma delas, a outra também diminui na mesma proporção.
Se duas grandezas X e Y são diretamente proporcionais, os números que expressam essas grandezas variam na mesma razão, isto é, existe uma constante K tal que:
X
Y
= K

Achei bastante coisa interessante, exemplos e exercícios.

11.3 Você deverá digitar as palavras: “Equações do 2º grau”, em seguida clique
Escolha 2 sites que você considerou como melhor para o seu estudo. Copie os endereços da sua preferência e comente sobre eles.
Wwwime.usp.br/rleo/imatica/historia/requaçoes.html-11k

Wwwmundovestibular.com.br/artides/58/1equaçosdo segundo grau/paracutegina1.html-45
Ótimo, encontrei exercícios, conteúdo, exemplos. Gráficos, são bastante diversificados.gostei muito dos sites e com certeza voltarei a pesquisa-los

AULA 03 FUNÇÕES:25/02/08


1)Nas aulas e nos exercícios de Matemática Aplicada à Administração, você tem encontrado maior dificuldade nas resoluções matemáticas ou na interpretação do texto (entendimento dos problemas)?
R. Nas aulas de matemática,de um modo geral tenho encontrado dificuldade,mas procuro estudar,refazer os exercícios,pesquisar, pois tenho pouco tempo para pesquizar.

2)Qual o seu aproveitamento na 3ª aula interativa de Matemática Aplicada à Administração?
R. A terceira aula de matemática foi bastante proveitosa, pois tratou da resolução de gráficos,

3)Em sua opinião, qual foi o principal destaque da 2ª aula interativa de Matemática Aplicada à Administração? E ponto menos relevante?
R. Em minha opinião o destaque da segunda aula,foi a explicação de como se usa a calculadora (casio), pois sem as devidas explicações não adiantaria a calculadora.Para mim o ponto menos relevante foi a explicação sobre a calculadora Hp, pois não pretendo usa-la,por enquanto. Como que com certeza da maioria

4)Você já realizou seu auto-estudo da aula 2? Descreva-o em poucas linhas. A aula 2,
R. Sim resolvi os exercícios usando a formula de baskara, .também dei uma revisada nos conjuntos,é uma matéria fácil, mas sempre é bom dar uma revisada, senti mais dificuldade em certas inequações.

5)Teve dificuldade em algum exercício específico? Qual e por quê?
R. A dificuldade maior nesta aula foi resolver os exercícios, pois continham muitos problemas, antes da resolução temos que fazer a interpretação, tendo muitas vezes que o reler.

6)Qual recurso você utilizou para sanar sua dúvida (internet, Professor local, colegas, livro, etc) ?
R. Eu usei todos os recursos possíveis, internet, professor Local, colegas, livros,

7)Qual procedimento adotado pelo Professor Local para as duas aulas presenciais (referentes à 3ª aula)? Descrevê-las.
R. O professor Local, faz um comentário sobre os trabalhos, logo da explicações, colocando no quadro os exercícios, explicando passo a passo,assim como vão surgindo duvidas e perguntas, ele vai respondendo, sem deixar ninguém sem resposta.

8)A 2ª aula da unidade didática Matemática Aplicada à Administração satisfez suas expectativas?
R. Sim, foi muito bem explicada frisando os seus aspectos principais.





9)Pesquisa Google. http://www.somatematica.com.br/emedio/função1/função1.php

FUNÇÃO DE PRIMEIRO GRAU:

Define a função e na forma f(x)=ax+b,onde a e b são números reais dados e a ≠ 0.
Na função f(x)=ax+b o número a é o coeficiente e o x é o número b,chamado termo constante.
Vimos alguns exemplos. Agora vou construir um gráfico da função: y=3x-1,o gráfico é uma reta,unindo dois pontos.
x=0, temos y=3.0.1=1 = o ponto (0,-1)
y=0, temos 0=3x-1,portanto x=1/3 e o outro é (1/3,0)e ligamos n plano cartesiano com uma reta.

x--------y
0------ -1
1/3-----0
Neste mesmo site voltando temos todos os tipos de funções, sistema linear, também conjuntos numéricos, equações, etc.


FUNÇÃO QUADRATICA OU DE SEGUNDO GRAU.
1. O grau de uma função O grau de uma variável independente é dado pelo seu expoente. Assim, as funções de segundo grau são dadas por um polinômio de segundo grau, e o grau do polinômio é dado pelo monômio de maior grau.
Portanto, as funções de segundo grau têm a variável independente com grau 2, ou seja, o seu maior expoente é 2. O gráfico que corresponde a essas funções é uma curva denominada parábola.
No dia-a-dia, há muitas situações definidas pelas funções de segundo grau. A trajetória de uma bola lançada para a frente é uma parábola. Se fizermos vários furos em várias alturas num bote cheio de água, os pequenos jorros de água que saem pelos furos descrevem parábolas. A antena parabólica tem a forma de parábola, originando o seu nome.
2. Definição Em geral, uma função quadrática ou polinomial do segundo grau é expressa da seguinte forma:
f (x) = ax2 + bx + c, onde a 0
Observamos que aparece um termo de segundo grau, ax2. É essencial que exista um termo de segundo grau na função para que ela seja uma função quadrática, ou de segundo grau. Além disso, esse termo deve ser o de maior grau da função, pois se houvesse um termo de grau 3, isto é, ax3, ou de grau superior, estaríamos falando de uma função polinomial de terceiro grau.
Assim como os polinômios podem ser completos ou incompletos, temos funções de segundo grau incompletas, como:
f (x) = x2 f (x) = ax2 f (x) = ax2+ bx f (x) = ax2 + c

Representação gráfica da função y = ax2 + bx Acrescentar um termo de primeiro grau à função estudada y = ax2 implica uma única modificação: a parábola sofre uma translação. Isto significa que o vértice já não será o ponto (0, 0), como mostra a Figura 8, abaixo.
Por isso, para poder representar a parábola, será necessário encontrar um método que nos permita localizar a posição do novo vértice.
Partimos da função y = ax2 + bx. Esta função também pode ser escrita como y = x (ax + b).
Figura 8
Sabemos que nos pontos em que os ramos da parábola cortam o eixo X, das abscissas, o valor de y será 0. Por isso podemos dizer que x X (ax + b) = 0.
Resolvendo esta expressão, saberemos os pontos em que a parábola corta o eixo X. Podemos facilmente notar que uma solução é x = 0, e se isolarmos o x em (ax + b) = 0, obteremos x = – (b/a).
Se a parábola corta o eixo X nos pontos 0 e – (b/a), a abscissa do vértice (Xv) será necessariamente o ponto médio do segmento que tem por extremos 0 e – (b/a).
Assim:

Para obter o valor da ordenada do vértice, basta substituir o valor de x por – (b/2a) na função. A partir daí ficamos conhecendo os valores que mais nos interessam para construir a tabela e representar graficamente a função.







Os sites que eu achei interesantes.
http://www.wikipedia.org/wiki/fun%c3 .Este site é muito bom, contem detalhes explicações e exemplos.
http://www.tutorbrasil.com.br/estudomatematicaonline/funçoes_segundograu
Este podemos dizer que é um site completo, possui os mesmos assuntos só que com ilustrações gráficas.

10) Querido aluno, antes de eu fazer a solicitação de pesquisa e busca no Google, você já tinha hábito deste tipo de pesquisa? Em caso afirmativo, quais sites você costuma pesquisar?
R. Sim, desde que comecei a faculdade a pesquisa pela internet me ajudaram bastante, o sites que mais gosto é o da wikpedia. Entre outros que nem tenho o nome.

11) Este tipo de pesquisa aumentou o seu conhecimento matemático?
R. Sim, pois a cada pesquisa aprende-se coisas novas, que você não sabia.

12) Caso queira, faça comentários gerais sobre as aulas e o questionário.
R. muito bom, como foi pedagogicamente organizadas as aulas, o questionário deveria ser utilizados por todos os professores, principalmente que incentiva a pesquisar aqueles que não possuem o hábito de procurar conteúdos extras.




AULA 04 FUNÇÃO QUADRATICA OU DO SEGUNDO GRAU 27/02/2008

1. Ao escrever uma pergunta ao seu Professor interativo, há dificuldades na sua elaboração?
Um pouco, mas na maioria sou compreendida. Depende do assunto, da dúvida, do questionamento.
2. Em caso afirmativo, em relação à pergunta nº 1, quais são as suas dificuldades?
Em expor as minhas dúvidas, explica-las, fazer-me ser entendida.
3. Você já deixou de enviar perguntas ao seu professor interativo por não conseguir elaborá-las? Justifique.
Não, pois, quando tenho dúvidas em me expressar peso ajuda as colegas, se elas não souberem tirar as minhas dívidas ai, me dirijo a tutoria.
4. Na sua opinião, as ferramentas do “portal da interativa” são capazes de satisfazer as suas dúvidas?
Sim, com certeza, apenas necessita de uma ligação com os coordenadores para maior interação e resolução de alguns problemas que possam aparecer, pois muitas vezes os nossos orientadores não sabem nos responder.
5. O que é melhor para você tirar dúvida: e-mail, tutoria eletrônica ou msn?
Tanto faz, todas as opções tem que esperar a resposta ser retornada, acredito que o MSN seja mais rápida pelo melhor acesso.
6. A comunicação com o seu Professor Interativo está sendo satisfatória?
Sim, pois, as poucas vezes que eu o acessei fui muito boa.
7. E com o seu Professor Local, a comunicação é satisfatória?
É muito boa, sempre que procurado tenta ajudar-nos, sempre que possível esclarece as nossas dúvidas.
8. Você já realizou seu auto-estudo da aula 3? Descreva-o em poucas linhas.
Sim, inclusive já fiz a pesquisa.
9. Teve dificuldade em algum exercício específico? Qual e por quê?
Não, nada que uma boa avaliação não passa se a compreende-lo.
10. Você sugere alguma mudança nas aulas interativas? Justifique sua resposta.
Nenhuma, apenas gostaríamos que fossem postos mais conteúdos extras, ou que fosse mais completo, não a titulo de cobrança de conteúdo, mas a aqueles que se interessasse pudessem acessa-lo.
11. Pesquisar no Google.
Escolha 2 sites que você considerou como melhor para o seu estudo escreva as palavras procuradas, copie os endereços da sua preferência e comente sobre eles.
As palavras que eu escolhi continuou sendo as da primeiras aula, me aprofundando nos assuntos.
Wwwbrgeocities.com/silvanabr/proporcionalhtml-13k-
www.wikipedia.org

12. Caso queira, faça comentários gerais sobre as aulas e o questionário.
Os questionários estão sendo de fundamental importância para a produção do portifólio, dando uma base para a sua formulação.



AULA 05: APLICAÇÕES DE FUNÇÕES
03/03/2008
1. O conteúdo do exercício nº 2 da 3ª lista, é referente à função do 2º grau, você conseguiu aplicar essa teoria na resolução desse exercício?
Tive um pouco de dificuldade, mas no final acabei entendendo a resolução do exercício.
2. A questão nº 5 da 3ª lista, pedia para analisar o gráfico de uma função do 1º grau, você conseguiu relacionar a teoria na hora da resolução?
Sim, várias análises puderam ser feitas através do gráfico.
3. Na questão nº 6 da 3ª lista (gráfico de uma função do 1º grau – reta), o exercício pedia para calcular o “peso” do bezerro, no 6º mês. Para resolver o sistema de equações, você encontrou algum problema?
Não, tive um pouco de dificuldade para encontrar o sistema de equações. Mas isso é por que faz tempo que não praticava esses tipos de cálculos.
4. Em nosso dia a dia, fazemos o uso de telefones celulares. Você identificou, no exercício nº. 13, alguma semelhança na sua vida? Para resolver este exercício foi utilizado o conhecimento estudado na aula interativa?
Sim, e é bem interessante pois, poderíamos se quiséssemos para o nosso dia a dia, nas escolhas de nossos telefones,
5. Idem para as questões 16 e 17.
Sim. Não tinha muita idéia de como seria esse tipo de exercícios, mas aprendi.
6. Estamos no início do mês de março e, todos os anos, fala-se em Imposto de Renda (IR). Para calcular o imposto de renda a ser pago à Receita Federal utilizamos um tabela muito conhecida e, que recentemente, foi atualizada pelo Governo Federal. Entretanto, no exercício nº. 19 da 3ª lista, utilizamos uma tabela fictícia, mas, com os mesmos fundamentos da oficial.Você conseguiu resolver o exercício e identificou o conteúdo trabalhado em sala?
Sim, mas tive dificuldade em resolve-lo, analisá-lo.
7. Você já realizou seu auto-estudo da aula 4? Descreva-o em poucas linhas.
Podemos dizer que na função quadrática o seu gráfico irá variar de acordo com o delta, se for maior, maior igual, menor, menor igual.
8. Teve dificuldade em algum exercício específico? Qual e por quê?
Não, tentei resolver a maioria, e não tive dificuldade.
9. As aulas 3 , 4 e 5 de Matemática Aplicada à Administração, servirão no seu dia a dia? Em caso afirmativo, descreva como, em poucas linhas.
Sim, pois poderemos utilizar- mos em nossas vidas como profissionais como pessoas comuns em nosso dia a dia.
10. Após responder os cincos questionários, você será capaz de escrever o portifólio da aula 6 sem a ajuda do seu Professor Interativo?
Acredito que sim.
11. Pesquisar no Google.
Escolha 2 sites que você considerou como melhor para o seu estudo e comente sobre eles.
WWW. wikpedia.org
wwwmundovestibular.com. br/artids/58/1equações do- segundo grau/
Me esclareceu um pouco as minhas dúvidas, mesmo não tendo tanto conteúdo quanto os outros sites.

12. Caso queira, faça comentários gerais sobre as aulas e o questionário.
O que eu poderia acrescentar em meu comentário é que acho valido a construção do portifólio ser feita em forma de questionário, pois muitas vezes a disciplina é complicada para por em papel e acabamos muitas vezes sem saber o que escrever no portifólio.


AULA 06: EXPONENCIAL E LOGARITIMOS:
05/03/2008
As aulas interativas foram bem objetivas e claras, o professor é muito bom, na verdade apenas relembramos o que já havíamos aprendido no segundo grau.
Durante as aulas presenciais com o professor local corrigimos os exercícios marcados pelo professor interativo, e tínhamos explicações de exercícios da lista,dos que eram pedidos ou não. O professor sempre se mostrou interessado em ajudar mas nossas duvidas.
O que foi interessante nas aulas foram a correção dos exercícios, que em outras unidades didáticas não é possível, mas fica a idéia para ser adotada para todas as disciplina, até exercícios teóricos, assemelharíamos melhor o conteúdo.
O meu crescimento como aluno interativo foi criar o hábito de pesquisar, ter o contato com outros colegas, pois antes não tínhamos tanta ligação, com as dificuldades de aprendizado uns ajudaram aos outros, quem sabia, passava para os outros, espero que continue essa integração, coleguismo que essa disciplina nos proporcionou, na dificuldade as pessoas se ume. Posso dizer que com a pesquisa cada aprende sempre algo novo, pois toda pesquisa é valida. Até como sugestão a equipe competente da uniderp pode muito bem direcionar mais pesquisa, orientando os acadêmicos nos conteúdos.
Pesquisa :
www.somatematica.com.br
wikipedia.com.br

EQUAÇÕES DE SEGUNDO GRAU:
Equações algébricas são equações nas quais a incógnita x está sujeita a operações algébricas como: adição, subtração, multiplicação, divisão e radiciação. Exemplos:
1. a x + b = 0
2. a x² + bx + c = 0
3. a x4 + b x² + c = 0
Uma equação algébrica está em sua forma canônica, quando ela pode ser escrita como: ao xn + a1 xn-1 + ... + an-1 x1 + an = 0. Onde n é um número inteiro positivo (número natural). O maior expoente da incógnita em uma equação algébrica é denominado o grau da equação e o coeficiente do termo de mais alto grau é denominado coeficiente do termo dominante.
Mostraremos na sequência como o matemático Sridhara, obteve a Fórmula (conhecida como sendo) de Bhaskara, que é a fórmula geral para a resolução de equações do segundo grau. Um fato curioso é que a Fórmula de Bhaskara não foi descoberta por ele mas pelo matemático hindu Sridhara, pelo menos um século antes da publicação de Bhaskara, fato reconhecido pelo próprio Bhaskara, embora o material construído pelo pioneiro não tenha chegado até nós.
O fundamento usado para obter esta fórmula foi buscar uma forma de reduzir a equação do segundo grau a uma do primeiro grau, através da extração de raízes quadradas de ambos os membros da mesma.
Seja a equação: a x² + b x + c = 0 com a não nulo e dividindo todos os coeficientes por a, temos: x² + (b/a) x + c/a = 0 Passando o termo constante para o segundo membro, teremos: x² + (b/a) x = -c/a Prosseguindo, faremos com que o lado esquerdo da equação seja um quadrado perfeito e para isto somaremos o quadrado de b/2a a ambos os membros da equação para obter: x² + (b/a) x + (b/2a)² = -c/a + (b/2a)² Simplificando ambos os lados da equação, obteremos: [x+(b/2a)]2 = (b² - 4ac) / 4a².
Notação: Usaremos a notação R[x] para representar a raiz quadrada de x>0. R[5] representará a raiz quadrada de 5. Esta notação está sendo introduzida aqui para fazer com que a página seja carregada mais rapidamente, pois a linguagem HTML ainda não permite apresentar notações matemáticas na Internet de uma forma fácil. Extraindo a raiz quadrada de cada membro da equação e lembrando que a raiz quadrada de todo número real não negativo é também não negativa, obteremos duas respostas para a nossa equação: x + (b/2a) = + R[(b²-4ac) / 4a²] ou x + (b/2a) = - R[(b²-4ac) / 4a²] que alguns, por preguiça ou descuido, escrevem:
contendo um sinal ± que é lido como mais ou menos. Lembramos que este sinal ± não tem qualquer significado em Matemática. Como estamos procurando duas raízes para a equação do segundo grau, deveremos sempre escrever: x' = -b/2a + R[b²-4ac] /2ª ou x" = -b/2a - R[b²-4ac] /2ª A fórmula de Bhaskara ainda pode ser escrita como:
onde D (às vezes usamos a letra maiúscula "delta" do alfabeto grego) é o discriminante da equação do segundo grau, definido por: D = b² - 4ac
EQUAÇÃO DO SEGUNDO GRAU:
Uma equação do segundo grau na incógnita x é da forma: a x² + b x + c = 0 onde os números reais a, b e c são os coeficientes da equação, sendo que a deve ser diferente de zero. Essa equação é também chamada de equação quadrática, pois o termo de maior grau está elevado ao quadrado.
EQUAÇÃO COMPLETA DO SEGUNDO GRAU:
Uma equação do segundo grau é completa, se todos os coeficientes a, b e c são diferentes de zero. Exemplos:
1. 2 x² + 7x + 5 = 0
2. 3 x² + x + 2 = 0
EQUAÇÃO INCOMPLETA DO SEGUNDO GRAU:
Uma equação do segundo grau é incompleta se b=0 ou c=0 ou b=c=0. Na equação incompleta o coeficiente a é diferente de zero. Exemplos:
1. 4 x² + 6x = 0
2. 3 x² + 9 = 0
3. 2 x² = 0
RESOLUÇÃO DE EQUAÇÕES INCOMPLETAS DO SEGUNDO GRAU:
Equações do tipo ax²=0: Basta dividir toda a equação por a para obter:
x² = 0
significando que a equação possui duas raízes iguais a zero.
Equações do tipo ax²+c=0: Novamente dividimos toda a equação por a e passamos o termo constante para o segundo membro para obter:
x² = -c/a
Se -c/a for negativo, não existe solução no conjunto dos números reais. Se -c/a for positivo, a equação terá duas raízes com o mesmo valor absoluto (módulo) mas de sinais contrários. Equações do tipo ax²+bx=0: Neste caso, fatoramos a equação para obter:
x (ax + b) = 0
e a equação terá duas raízes:
x' = 0 ou x" = -b/a
RESOLUÇÃO DE EQUAÇÕES COMPLETAS DE SEGUNDO GRAU:
Como vimos, uma equação do tipo: ax²+bx+c=0, é uma equação completa do segundo grau e para resolvê-la basta usar a fórmula quadrática (atribuída a Bhaskara), que pode ser escrita na forma:
onde D=b²-4ac é o discriminante da equação. Para esse discriminante D há três possíveis situações:
1. Se D<0, não há solução real, pois não existe raiz quadrada real de número negativo.
2. Se D=0, há duas soluções iguais:
x' = x" = -b / 2a
3. Se D>0, há duas soluções reais e diferentes:
x' = (-b + R[D])/2ax" = (-b - R[D])/2a



















UD: CONTABILIDADE GERAL:
AULA 01:
APRESENTAÇÃO DA UNIDADE DIDATICA.
12/03/2008

Pude aprender que contabilidade é o setor responsável em registrar, organizar todas as informações geradas pela atividade operacional da empresa, auxiliando no seu gerenciamento, no seu planejamento, sendo que esses registros irão seguir normas, servindo de base para futuras demonstrações, relatórios, gráficos, utilizados para a prestação de contas para quem é de interesse, que podem ser usuário interno e externo.
A contabilidade estuda o patrimônio das empresas, por isso as informações registradas devem ser passíveis de mensuração, sendo registradas as operações que foram efetuadas, o seu resultado gerado, e também a direção que a empresa da para o seu objeto social.
O patrimônio será o conjunto dos bens, direitos e obrigações pertencentes a uma entidade, podendo ser uma pessoa física, ou jurídica.
O plano de contas será a organização dos registros das operações, devendo ser feito de acordo com a necessidade de cada empresa, conforme a sua área de atuação e dos seus produtos ou serviços que comercializa ou fabrica.
Observei que primeiramente nomeia - se as contas mais usadas, onde a contabilidade irá registrar os acontecimentos ou operações feitas no período de doze meses, que deverá ser feita em livros apropriados, mantendo uma relação entre debito e credito, que obedecerá a uma seqüência cronológica, regras e orientações recebidas de órgãos e instituições dedicadas aos estudos e a pesquisa contábil.
A contabilidade possui princípios fundamentais, como entidade que define os limites dos alcances do controle contábil, irá abranger a uma empresa só. Já na continuidade a empresa não possui limitação em sua vida operacional, sua atividade não tem prazo certo para terminar, a oportunidade aonde a contabilidade vai se preocupar em registrar as variações patrimoniais quantitativas e qualitativas dentro da maior realidade possível e no tempo em que ocorrem. No registro pelo valor original, os patrimônios serão registrados de acordo com os valores de entrada quando forem incorporados ao patrimônio societário, na atualização monetária os componentes patrimoniais que são representados em moeda nacional devem ter os seus atualizados, tendo autorizações do seu poder aquisitivo da moeda ao longo tempo. A competência nos determina que as receitas e despesas devam constar da apuração do resultado do exercício em que ocorrer independente da ocorrência do pagamento ou recebimento. Na prudência devemos atribuir um menor valor ao ativo e um maior para o passivo.
Primeiramente em uma situação empresarial será registrado como se tivesse no mínimo duas contas, o capital que irá servir para registrar o numerário, que cada um dos sócios entregou para a sociedade, bancos ou caixas, servem para registrar onde ficará guardado este recurso.
No balanço patrimonial o lado esquerdo e o ativo, e o lado direito será o passivo.
ATIVO: Registramos as nossas aplicações de recursos, como dinheiro, moveis, veículos, terrenos, prédios.
PASSIVO: registramos a origem dos nossos recursos, podendo ser de terceiros, e ai surgem as nossas dívidas, como também pode ser investimento pertencente a os sócios, que iniciaram os investimentos.
Registros esses que são feitos em livros próprios e por meio de notas fiscais, recibos, contratos e outros documentos, de uso corrente, e ao final partindo desses registros será feita uma avaliação. Essas movimentações são registradas na forma de debito (esquerdo) e credito (direito).
Eu adquiri alguns conhecimentos, no meu auto – estudo colocando alguns deles no portifólio, estou tendo certa dificuldade em compreender de início, pois nunca tinha tido contato com contabilidade, mas acredito que com o decorrer do tempo eu compreenda mais facilmente.
AULA 02:
BALANÇO PATRIMONIAL:
17/03/2008

A demonstração do balanço patrimonial nos da à visão da situação financeira da empresa, em um período de tempo, possibilitando saber a realidade da empresa.
No ativo são representada as aplicações, em bens e direitos, dos recursos captados pela empresa tanto pela sua atividade operacional quanto pela intervenção de terceiros, em primeiro os recursos líquidos, possuídos pela empresa também os que são de direito mais fácil para serem convertidos em dinheiro.
VALORES INCLUIDOS NOS CIRCULANTES:
DISPONÍVEL: Usado para computar os valores (dinheiro em caixa, bancos, cheques), de uso imediato.
INVESTIMENTOS TEMPORÁRIOS: São aplicações dos excessos de caixa em títulos e valores mobiliários regatáveis no prazo para suprir suas necessidades operacionais. Os direitos e títulos de créditos e quaisquer valores mobiliário serão avaliados pelo custo de aquisição ou pelo valor de mercado, se este for menor.
DUPLICATA A RECEBER: São valores a receber decorrentes de vendas a prazo ou serviços, é direito da empresa sob os clientes. São geradas pela transferência do direito de propriedade. Todas as contas a receber devem ser avaliadas pelo seu valor liquido de realização, pelo numerário ou equivalente que se espera obter.
PROVISÃO PARA DEVEDORES DUVIDOSOS: Vai considerar duas vertentes. Determinar o valor das perdas já conhecidas com aqueles clientes em dificuldades notória, em processo de concordata, falência. Determinar um valor a mais para suprir aquelas perdas eventuais e prováveis mesmo que ainda não conhecidas.
DUPLICATAS DESCONTADAS: Representa o valor dos títulos a receber que foram negociados com instituições financeiras com o objetivo de antecipar esses recebimentos e fortalecer o capital de giro da empresa, a empresa permanece responsável pelos títulos até a sua quitação pelos clientes, se não forem pagos a empresa deve restituir o banco.
OUTROS REGISTROS IMPORTANTES:
DIVIDENDOS PROPOSTOS A RECEBER: Registra o valor proporcional de lucros e prejuízos acumulados da empresa onde se possui investimento.
ADIANTAMENTO A FORNECEDORES: Valores pagos a fornecedores por conta de compras, matéria prima, que irão para estoque.
PROVISÃO PARA REDUÇÃO AO VALOR DE MERCADO: Registrar o valor dos itens do estoque que seu valor contábil seja maior que o valor de mercado.
ESTOQUES: São mercadorias para comercialização, ou utilizadas no seu processo produtivo, se o produto for desvalorizar-se como tempo. (prazo de validade, utilidade) a empresa deve constituir uma nova provisão, assim reconhecendo essa redução de valor, para que o balanço seja mais próximo de seu valor corrente (real). Possui alguns métodos para ser calculado (PEPS, UEPS, CMPM, PREÇO ESPECÍFICO). Lembramos que CMV = EI + C – EF.
Entre outros conhecimentos que obtive, me chamou a atenção sobre o estoque que a conta retificadora (saldo credor), acontecerá quando estraga um produto e você da baixa no estoque e corrige o numero (quantidade) e valor correspondente ao estoque. Que a avaliação do estoque deverá ser criteriosa, pois a repercussão na apuração dos resultados do exercício, sempre visando ter um estoque real, que seja o mesmo valor das mercadorias, não adianta ter um valor x, se quando fores vender não obterá o valor x e sim um valor menor y.
Tive um ouço mais de facilidade em entender o conteúdo, a aula foi muito bem orientada na interativa e na presencial, tive um maior rendimento, que acredito que aumente com o passar das aulas. A aula dois foi um pouco mais complicada para colocar no papel, fazer o portifólio da aula, pois ela foi produzida conforme o meu conhecimento.
ATIVIDADE DA AULA 02:
Atividade 01:
a) O conceito de curto prazo é quando irá transcorrer em um período pequeno de tempo, tanto recebimento ou pagamentos, dependendo será onde irá ser registrado.
b) seria um tipo de reavaliação das contas da empresa.
c) Para cobrir as perdas esperadas nas cobranças, onde a provisão é conta redutora da conta de duplicatas a receber.
d) Para que a empresa não perca financeiramente, inclusive na valoração do estoque, para que o seu estoque não fique com um valor fictício, mas um real, mais próximo com a realidade do preço do mercado. Entre outro pontos.
Atividade 02:
2 a ) Ele teve um custo maior por produto, (tendo uma margem menor de lucro), fazendo com que tenha reduzido o valor do estoque.

2 b ) Teve a margem de lucro maior, vendendo menos produto para obter o mesmo dinheiro, tendo uma baixa menor no seu estoque.

2 c ) Quanto menos ele gastar como estoque, maior será o seu lucro em cada produto, mais produtos serão vendidos, tendo maior lucro.
2 d) Para a obtenção de lucro, tem que se ter maior retorno por cada produto, assim tendo mais dinheiro e pouca baixa no estoque, vendendo mais, e consequentemente cada vez mais aumentando o seu lucro.


AULA 03:
BALANÇO PATRIMONIAL
19032008

Durante a aula aprendemos que no ativo permanente se registra os valores que a empresa aplica em participação em outra empresa e também aquisições que não vão ter destinação imediata na atividade operacional, são avaliados (método do custo/ método da equivalência patrimonial (MEQ).
O método do custo é utilizado para os investimentos de menor vulto, e o MEQ para os mais significativos.
Sempre levamos em conta a intenção da empresa para fazer a classificação do valor investido entre realizável a longo prazo ou ativo permanente.
Para definir o método para avaliação dos investimentos permanentes, baseamos-nos por, pelo custo deduzido pela provisão para perdas ou ganhos, e pela equivalência de participação no valor do patrimônio liquido da coligada ou controlada.
Vimos também o conceito de certos tipos de empresas. Por exemplo as coligadas, são as empresas em que a investidora participa com 10% ou mais do seu capital social, já as empresas controladas a investidora é titular de direitos dos sócios que assegurem, de modo permanente, tem poder nas deliberações sociais, na escolha dos seus administradores, nas empresas equiparadas à coligadas é quando ocorre participação direta ou indireta de 10% ou mais do capital votante.
Um dos pontos importante da aula foi sobre a provisão para perdas nos investimentos, que será recomendada quando a empresa em que investimos está obtendo prejuízos, em possível falência, quando os seus projetos não serão mais viáveis, não havendo mais a possibilidade de reaver o capital investido, sendo indicado a constituição da provisão.
Achei interessante o assunto do ágio e deságio, que deverão ser registrada em separado, indicando suas origens, o porquê está sendo registrado, sendo amortizadas conforme a baixa dos bens que as originaram, sendo por depreciação, alienação, perecimento
Foi comentado também sobre o ativo imobilizado, que entendi que se trata dos bens que são necessários para as atividades da companhia, empresa, como máquinas, moveis de escritório, veículos, terrenos entre outros. Outro ponto é que os bens do imobilizado tem um período de vida econômica, sendo desativado com o decorrer do tempo, essa baixa nos registros será através de depreciação, amortização, exaustão, tendo como base é o custo ou o valor reavaliado,
.Outro ponto em que nos como administradores teremos que saber é a reavaliação, sendo a análise feita sobre os valores registrados na contabilidade da empresa do seu imobilizado, sendo reavaliado e registrado pelo seu valor de mercado, pois que alguns itens poderá ter sofrido alguma alteração, tanto para a desvalorização, ou até para a valorização. Dando um valor mais próximo de comercialização, deverá ser feito por peritos, com emissão de laudo, a empresa que adota a reavaliação deixará de avaliar o seu imobilizado pelo seu custo passando a ser pelo o valor de mercado.
O ativo intangível será registrado conforme representarem custo para a empresa, o seu valor deverá ser validado por meio de uma transação com terceiros.
No ativo diferido as despesas efetuadas durante o período da construção até a implantação do projeto antes do início da sua atividade operacional, também incluindo a reorganização da empresa.
O assunto da aula 03 foi interessante e usaremos em nossa vida profissional, tive facilidade em compreender, a aula foi bem repassada, simples e objetiva, o que foi citado acima foi um pouco do meu aprendizado, o que eu achei mais importante, o que nos poderemos utilizar em nossos trabalhos, não só no futuro mas principalmente no presente.

AULA 04:
BALANÇO PATRIMONIAL PASSIVO:
24032008
Na aula vimos que no passivo será registradas todas as obrigação da empresa, o nosso passivo exigível, juntamente com os recursos pertencentes aos proprietários e acionistas o nosso patrimônio liquido, cuja classificação entre circulante e não circulante em que serão inseridas as obrigações de longo prazo, obedecendo a um período anual, em que se encerra com o balanço e apuram - se com as suas obrigações fiscais.
O exercício social tem contagem em todo o dia 31 de dezembro, independente do mês do início de suas atividades, deverá prestar contas, avaliar suas dívidas e lucros, fazer o seu balanço em 31/12 do ano civil, por exigência fiscal.
No passivo circulante será registrada as contas que irão ser liquidadas dentro do próximo exercício social, e no longo prazo as dívidas que irão vencer após o exercício social seguinte. Cujas contas serão classificadas em ordem decrescente de exigibilidade, por primeiro as obrigações que vencem primeiro, possuem prazo mais curto.
Será registrado nos empréstimos e financiamentos as dívidas que a empresa possui com instituições financeiras tanto brasileiras quanto estrangeiras,
Não podemos esquecer das debêntures, que são os títulos emitidos pela empresa com o objetivo de aumentar os seus recursos financeiros a longo prazo, financiando suas atividades, conseguindo aumento dos seus recursos com flexibilidade maior com poder de negociação. Podemos ainda fazer uma relação entre ações e debêntures, ambos captam recursos a longo prazo.
Nos fornecedores serão registradas as obrigações, dívidas feitas com a compra de mercadorias, registradas em função da data de transmissão do direito de propriedade geralmente correspondem com a data do recebimento da mercadoria, juntamente com todos os gastos feitos da obtenção do produto até o início da sua atividade, utilidade, sua função.
As obrigações fiscais são os compromissos de ordem tributária. Bom entre tudo isso que foi colocado, temos também que registrar, os adiantamentos de clientes (os valores recebidos antecipadamente dos clientes), as contas a pagar (as obrigações rotineiras, habituais), o ordenados e salários a pagar (são as despesas com folha de pagamento), dividendos a pagar (porcentagem dos lucros a pagar para os acionistas), provisões (valores que ainda não estão bem definidos, expectativas de perdas de ativos, estimativas de valores a desembolsar), referem-se a fatos geradores que acorreram.
O resultado de exercícios futuros, quer dizer que a empresa obteve recursos mas não possui obrigações.
O capital social nada mais é que o investimento que os acionistas fizeram na empresa, por exemplo, na sociedade anônima esse capital é chamado de ações, que põem ser ordinária ou preferencial, cabendo a empresa o reembolso das ações aos acionistas, conforme o estatuto.
As empresa possuem uma reserva de lucros, que podem ser legais ( tem a função de proteger o acionista), estatutária ( que será conforme o estatuto da empresa), para contingências (com o objetivo de separar uma parte dos lucros evitando se tornarem dividendo, correspondente a prováveis diminuição dos lucros em próximos exercícios), reserva de lucros a realizar (possibilita o adiantamento de dividendos (lucros), reserva de lucros para expansão (objetiva financiar projetos de investimentos).
A aula foi um pouco superficial, por estar um pouco atrasada no conteúdo a professora acelerou e não explicou algumas coisas que a meu ver seriam interessantes, tive um pouco menos de rendimento, mas o pouco que entendi achei muito importante para nos futuros administradores.











AULA 05:
OPERAÇÕES COM MERCADORIAS:
260308

Podemos por assim dizer que mercadoria são bens que empresa adquiriu com o objetivo de revender. Onde para se obter um lucro o valor obtido com as vendas deverá ser superior ao seu custo, essa diferença entre custo da mercadoria e a sua venda No inventário periódico vamos fazer uma avaliação do nosso estoque, sendo de custo ou mercado. Se ocorrer do custo da mercadoria estar maior que o preço de mercado a empresa deverá constituir uma provisão para redução do valor de mercado, para o balanço patrimonial o estoque estar ajustado por essa provisão e não pelo valor do custo.
Já nas contas mista de mercadorias serão registradas as movimentações decorrentes de compra, venda, estoque, e também de custo de mercadoria vendida, sendo as contas patrimoniais, e as contas de resultado.
A conta estoque de mercadorias irá registrar tanto o estoque inicial correspondente do bálano patrimonial do exercício anterior que no final desse período será encerrado contra a conta de custo de mercadoria vendida, as compras e vendas que foram feitas nesse período deverão ser registradas em conta própria.
O custo de mercadoria adquirida será a soma do valor da nota fiscal mais as despesa que o comprador obtém até a entrada da mercadoria no estabelecimento.
Nas compras canceladas, anuladas, e devolvidas entram aqueles valores que anulam valores originais que contabilizados diminui o saldo das compras.
O abatimento sobre compras, é feito após a finalização da transação comercial, com o objetivo de evitar a volta de mercadorias ao fornecedor.
Descontos incondicionais ou comerciais, leva em consideração a situação do fornecedor.
Podemos dizer que o abatimento sobre as vendas acontece quando a empresa repassa esse desconto após essa negociação, decorrente de imprevistos, já nos descontos financeiros se registra os descontos dados pela antecipação de um pagamento.
O programa de integração social tem como objetivo proporcionar a participação dos trabalhadores nos lucros das empresas na forma de poupança.
É registradas em compras canceladas/devoluções, os produtos que por várias razões são devolvidos a empresa vendedora.
Na contabilidade também se leva em consideração os impostos, tanto para serem descontados, quanto a serem ressarcidos, como ICMS, IPI, entre outros, considerando as adições, que são certos custos, até mesmo despesas, encargos, que são deduzidas da apuração do lucro e não permitidas pelo fisco. Já na exclusão serão registrados os valores que foram deduzidos com autorização desde que não computados na apuração de lucros, entre outros aspectos que a contabilidade analisa.


AULA 06:
DEMOSTRAÇÃO DE RESULTADO
DO EXERCÍCIO - DRE
31032008

A DRE tem como foco avaliar e mensurar, os resultados da empresa. Indicando todo o percurso que a empresa passou até chegar no lucro ou até mesmo no prejuízo.
Podemos dizer também, que as receitas, os lucros, a despesas, serão contabilizadas no período em que ocorre o seu fato em que forem geradas, e não quando pagas ou até mesmo ressarcidas.
Todas as receitas de venda serão registradas através de seu valor total, já os impostos, devoluções, abatimentos terão que ser registrados separadamente no setor de contas devedoras específicas, por que são classificadas como contas redutoras de vendas.
Nas despesas operacionais serão registradas todas as despesas que foram pagas, ou feitas pela empresa, com o objetivo da manutenção de sua atividade operacional.
Já as despesas de vendas são aquelas que tenham como causa gastos para a venda dos produtos, como por exemplo, panfletos, anúncios, em geral são gastos com o marketing, do setor das vendas.
Os resultados financeiros líquidos são decorrentes da diferença das despesas financeiras e das receitas financeiras.
Os resultados não operacionais são os recursos obtidos através de vendas, ou de baixas de bens do ativo permanente, sendo baixas, ou até alienações nos bens do grupos de investimento podendo ser do imobilizado ou do diferido, onde dessas alienações poderá a empresas obter lucro ou prejuízo.
Temos também as participações e contribuições, podemos dizer que é a divisão dos lucros entre os que são de direito sem serem os acionistas. Podem ser debêntures, empregados, administradores, ou partes beneficiárias.
Nas contribuições para fundos de assistência ou previdência de empregados, serão as doações que a empresa faz à instituições com o objetivo de amparar, proteger o seu funcionário.
Outra coisa que eu não sabia era que os impostos incidentes sobre venda serão proporcionais a venda efetuada, ou até mesmo serviço prestado, incluídos nas receita bruta e devendo serem controlados a parte.
A meu ver a aula foi muito aprovei tosa, aprendi muita coisa nova, que com certeza me farão uma ótima profissional.





AULA 07:
DEMONSTRAÇÃO DE ORIGENS
E APLICAÇÕES DE RECURSOS -
DOAR: 02/04/2008


Se o capital circulante for positivo, quer dizer que os bens e até mesmos os direitos que a possui que poderão ser convertidos em moedas em um ano são suficiente para a quitação de suas obrigações, sendo que a situação da empresa pode se dizer é satisfatória.
As origens de recursos , que significa aumento no CCL, pode ter como origem, de suas próprias ações, dos seus acionistas, podem ser de terceiros, entre outros,
Podemos dizer que as aplicações de recursos, diminuição do CCL, podem advir de seus investimentos permanentes, pagamentos de empréstimos de longo prazo, a remuneração de seus acionistas.
Lembremos que as receitas aumentarão o ativo, e também o patrimônio liquido, elevando o CCL. Já as despesas diminuem o ativo circulante, como também o patrimônio liquido,diminuindo o CCL.
A saída de recursos é registrada com a diminuição do ativo circulante, caixas, bancos. A entrada será registrada através do aumento do ativo permanente que são veículos, terrenos entre outros.
Vimos também que o resultado liquido do exercício, das origens dos recursos, deverão ser ajustado através dos valores das receitas e das despesas as quais não influenciarão o CCL na apresentação na DOAR.
Um dado importante que nos já tínhamos visto em direito empresarial é a emissão de debêntures, onde somente as sociedades abertas poderão o faze-lo, nada mais é que pegar dinheiro emprestado a longo prazo e repassa a eles um título que permite a o seu possuidor ter repasses dos lucros e outros benefícios estipulados em contrato.
Nessa aula começamos a nos aprofundar nas demonstrações das origens e aplicações de recursos apontados nos balanços, e a aprender a fazer uma demonstração de um balanço patrimonial.
Vimos também como e o que se coloca em um balanço, o que creditamos e debitamos. Que tipo de atividades deve se por, e como. Tenho um pouco de dificuldade em assimilar essa parte, mas espero que aprenda, não só para a prova mas para saber como uma boa profissional deve saber.


AULA 08:
DEMOSTRAÇÃO DE LUCROS E PREJUIZOS
ACUMULADOS (DLPA) E NOTAS EXPLICATIVAS:
07/04/2008

A DLPA pos proporciona compreender a relação existente entre as demonstrações do resultado do exercício e os balanços podendo fazer uma trajetória do resultado feito periodicamente, sendo um lucro ou prejuízo, juntamente com o destino que foi dado a este valor.
Podemos dizer que a empresa em sua atividade faz uma seqüência (ciclo), compra, vende, obtém uma receita, paga seus débitos, verifica seu resultado, guarda algum recurso quando for conveniente, distribui a outra parte, sendo que essa demonstração é obrigatória prevista em lei,
Sempre que encera ou inicia um novo período gerencial é necessário um ajuste onde exercícios anteriores, pois tem o objetivo evitar que um exercício venha a ser prejudicado em função do outro. Tendo por causa disso quando for necessária uma retificação de erros de exercícios anteriores.
As notas explicativas poderão ser descritivas, ou em forma de quadros, ou demonstrações, visando o fornecimento ao usuário de uma demonstração de fácil entendimento, e clareza, sobre a situação financeira e patrimonial da empresa.
Devemos levar em conta a elaborar uma demonstração, como avaliação dos elementos patrimoniais devem seguir alguns critérios, os investimentos relevantes, as reavaliações, ônus e suas garantias, seus financiamentos, capital social, ajustes de exercícios anteriores, e os eventos subseqüentes.
Achei interessante as transferências para reserva, onde são as destinações dos lucros, que serão feitas a partir de reservas patrimoniais, como, reserva legal, estatutária, de lucro, e as para contingências.
Já os dividendos a distribuir que serão apontados no balanço patrimonial no debito de lucros acumulados e a créditos de provisão para dividendos e para os dividendos a pagar, no passivo circulante.
Nessa aula vimos as demonstrações dos lucros e prejuízos que foram acumulados pela empresa com o decorrer do tempo.
Começamos a por em pratica a construção das demonstrações. O que vai, que tipo, como vai , e quando vai, serem postos nas demonstrações das empresas.
O que eu apontei no meu portifólio nessa aula foi o que eu achei mais interessante, ou que eu aprendi, essa aula foi muito aproveito, mesmo eu tendo uma certa dificuldade em assimilar certos conhecimento passados para nos, mas aos poucos vou ir tirando minhas dúvidas.



AULA 09:
REVISANDO ALGUNS CONCEITOS:
09/04/2008


Com o decorrer das aulas tivemos a possibilidade de aprender algumas das atividades exercidas na contabilidade de uma empresa, aumentando o nosso conhecimento contábil, através dos seus conceito e lógica dos seus registros, que organizam a empresa, e também suas regras, e suas restrições.
Aprendemos as atividades contábeis partindo de registro da movimento e das operações da empresa, transformando esses dados em relatório, auxiliando os administradores da empresa.
Foi-nos passado como avaliar as atividades operacionais como compras, vendas de mercadoria, mensuração de estoque, onde a avaliação do custo dessas mercadorias refletirá nas demonstrações como no BP, DRE, DOAR, que certamente ao medir as alterações ocorridas no circulante sendo afetada por uma super avaliação ou até mesmo uma sob avaliação no valor do estoque.
Mensurável monetariamente, será tudo o que puder ser avaliado monetariamente.
No passivo exigível vamos ter os recursos que possuem prazo para o seu pagamento e já os recursos não exigível são os que poderão ficar na empresa no decorrer de sua atividade.
Vimos nessa aula um pouco de cada aula, revisamos o que seria mais importante, o que realmente nos deveríamos saber, tanto para a prova, mas para a nos como profissionais.
Revemos um pouco sobre o balanço patrimonial, passivo, ativo, algumas estratégias de financiamentos, algumas coisa sobre o circulante liquido. O que deveríamos analisar no ativo permanente, circulante, em todo o demonstrativo da empresa.
Nos foi também repassado sobre o imobilizado da empresa, tivemos algumas situações para analisarmos, e algumas conseqüências que teríamos se tivéssemos ou ata mesmo tomássemos certas atitudes,
Tivemos alguns questionamentos, de quais as decisões mais favoráveis a se tomas de acordo com as situações que nos como administradores temos que estar preparados.
Bom, foi, uma aula que rendeu bastante deu para tirar algumas dúvidas, mais é claro que foi um pouco apressada pela falta de tempo, mas deu para se aproveitar bastante da aula, mas com certeza deveria ter sido dada mais devagar, até por que seria uma revisão, para que se pudesse ter maior aproveito.



3 CONCLUSÃO:

A contabilidade é gerada pela atividade operacional das empresas, onde os usuários internos são os que estão indiretamente com a administração da empresas, e o usuário externo são as pessoas que não tem tanta ligação com a administração da empresa.
O patrimônio será igual aos bens mais os direitos menos as suas obrigações podendo ser de pessoa física ou jurídica,
O plano de contas serve para controlar e registrar a qualidade e quantidade do patrimônio tanto da pessoa física quanto da pessoa jurídica, devendo ser feito de acordo com a necessidade de cada empresa, de acordo com a sua área de atuação e dos produtos, ou serviços que comercializa ou fabrica, servir para análise da empresa.
Devendo haver uma proporcionalidade entre o que ganha e o que gasta, tudo baseado por instituições dedicadas a estudo e a pesquisa contábil.
A continuidade garante a sua continuação, na oportunidade preocupam-se em registrar as variações patrimoniais quanto a qualidade e quantidade. No registro pelo valor original são os patrimônios (bens) registrados.
A atualização monetária é a atualização do dinheiro da empresa, na competência determina-se que as despesas e receitas devam contar independentemente de serem pagas ou recebidas.
Prudência é a transição do meu ativo (dinheiro) e ser registrado no meu passivo, deixar de ser capital para se tornar investimento.
Em pesquisa dos sites recomendados da apostilas pude perceber que um site repassa alguns dados sobre a profissão de administradores, a lei regulamenta a profissão de administradores.
O outro site nos ensina a elaborar os planos, pareceres relatórios, projetos arbitragem, laudo dos que exijam conhecimento administrativo.
O terceiro site fala sobre a habilidade técnicas saber usar princípios, técnicas e ferramentas administrativas, decidir e solucionar problemas.
Saber lidar com as pessoas, comunicando-se bem negociando conduzindo as mudanças, obtendo colaboração e solução de conflitos.
Ter visão sistêmica ser pró-ativo, ousado, criativo, bom exemplo, cumpridor das promessas, serem cooperativo, bom líder, e ajudar os funcionários crescerem juntamente com a empresa, oferecendo cursos.
O balanço patrimonial serve para relatar a quanto andas a empresa, para não havendo surpresa, o meu imobilizado será os bens necessários que não podem ser vendidos, tornar dinheiro na hora em que necessita.
Na hora de listar as contas devem ser listadas em ordem decrescente de liquidez, ou seja, aquilo que mais facilmente será convertido em dinheiro.
Entre outros valores apontados nos circulantes temos o disponível que nada mais é que o valor que temos para trabalhar as finanças da empresa, temos também os investimentos temporários que são aplicações feitas resgatáveis dentro de um prazo programável. A duplicata a receber são os valores que a empresa tem para receber, derivados de vendas, mercadoria, serviços prestados, já nas duplicatas descontadas são os títulos que foram negociados comas instituições financeiras, antecipando o recebimento desse valor, fortalecendo o capital de giro da empresa.
Nos dividendo propostos a receber são os valores da demonstração de lucros e prejuízos pela empresa investidora. Registramos no adiantamento a fornecedores a antecipação do pagamento a os fornecedores, que fará parte do estoque, na provisão para redução ou valor de mercado será registrado o valor dos itens do estoque que tiverem o seu valor contábil maior que o valor de mercado.
Podemos dizer que o estoque são todas as mercadorias que a empresa possui para a sua comercialização ou utilização no seu processo produtivo, tem cinco métodos a serem analisados ( PEPS, UEPS, CMPM, CMPF, PREÇO ESPECÍFICO).



























4 BIBLIOGRAFIA:


LIVRO UNIDERP
SLIDES DA AULA
SITES:
- www.somatematica.com.br/fundam/regra3s.php-26k
- www.wikipedia.org/wiki/regra_de_tres_siples-19k
- www.juliobattisti.com.br/tutorias/jorgearantos/matematicaconcursos003.asp-86k-
- www.pessoal.sercomtel.com.br
- www.brgeocities.com/silvandabr/proporcionalhtml-13k-
- www.wikipedia.og
- www.ime.usp.br
- www.mundovestibular.com.br/article/58/1equações

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