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Sejam Bem Vindos a todos que entrem no meu blog.
Que todos possam ter algum proveito.
Que DEUS ilumine a todos.
Que a queles que queiram postar alguma informação possam se sentir a vontade...o propósito é este. divulgar a maior quantidade de conhecimento possível, a quem tiver interece.
um abraço desde já.

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São Pedro do Sul, Riogrande do Sul, Brazil
Sou uma pessoa divertida, academica do curso de administração, batalhadora como milhares de brasileiros, amiga, confiável, que busca se melhorar a cada dia e reparar seus erros constantemente, par se tornar uma pessoa melhor.

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domingo, 23 de agosto de 2009

Quarto Semestre - Parte 01

01- INTRODUÇÃO:




Este trabalho é síntese significativa da aprendizagem adquirida no Módulo estudos financeiros.
composto pelas seguintes Unidades Didáticas: administração de sistema de informação e organização, sistemas e métodos. É uma exigência do processo avaliativo do curso de administração e tem como objetivo exercitar os acadêmicos na capacidade de síntese e comunicação escrita da aprendizagem, mostrar os desafios enfrentados e as dificuldades superadas para ampliar conhecimentos, assim como a apresentação de novos valores.
Dessa forma, este estudo está organizado por itens que caracterizam as Unidades Didáticas no corpo do "desenvolvimento" e "considerações finais" que apontam a apreensão dos conhecimentos socializados de forma geral, indicando o crescimento cultural adquirido.






















02- DESENVOLVIMENTO:

MÓDULO: A INFORMATIZAÇÃO E A SISTEMATIZAÇÃO

UD: ORGANIZAÇÃO SISTEMAS E MÉTODOS



AULA 01

COMUNICAÇÃO-INFORMAÇÃO- TÉCNOLOGIA


Com o decorrer do tempo surgiu a tecnologia, que sempre nos surpreende e com
esse avanço as empresas irão necessitar de líderes que se superem, que delegam poderes, que descentralizam as decisões.
Com esse avanço tecnológico nos proporciona conhecer o nosso cliente, mapear o seu perfil, para que mais facilmente termos certeza do que realmente será bem aceito para isso nos como administradores teremos que estruturar a nossa empresa, para que ela se torne ágil, adaptável a mudanças que possam existir.
As empresas cada vez mais valorizam os profissionais éticos e que futuramente terão mais lucros.
Já nos anos 70 as grandes empresas começaram o investimento nos computadores, agilizando as atividades.
Onde os softwares, linguagens, forma e são importantíssimos para um computador.
As máquinas possuem 4 fases diferentes:
Fase de processamento de dados- visa o aumento da agilidade, eficiência nas tarefas, também conhecida como a era do papel.
Fase do sistema de informação- é a etapa em que surgem os disquetes, cds, pendrives, MP3, MP4, e tantos outros aparelhos que armazenam dados.
Fase da informação estratégica- foi quando ás empresas já tinham se tornado adaptadas aos computadores.
Fase da tecnologia da informação- e a nossa atualidade, como internet, onde as empresas procurando sempre a se adaptar com as informações, se tornando fundamental para a empresa, onde se visa a melhor aplicação dos recursos.
Podemos dizer que os 5 anéis da informação, sendo o anel cultural a informação a cultura vindas de nossa família, comunidade. O anel informativo midiatico são as informações recebidas pela mídia, onde o anel interno será á informação que acumulamos no decorrer da nossa vida.
A informação deve ser segura, precisa para pessoas certas e na hora certa.
Para uma boa comunicação devemos nos colocar no lugar da pesoa que irá receber a informação, devendo ter uma forma e conteúdo adequado para se atingir o alvo, sempre devemos cuidar para não criarmos pré-julgamentos.
No decorrer da evolução da informação a primeira revolução foi a escrita, segunda foi a invenção do livro escrito, já a terceira foi o surgimento do tipógrafo onde a quarta revolução foi a organização do papel da informação.
A tarefa de um executivo é tomar decisões estratégicas, mas para isso são necessários conhecer os nossos clientes, quem são nossos competidores, os nossos mercados, as tecnologias, qual a moeda corrente, qual a organização econômica.
Achei muito interessante as ondas de Alvin Toffler que diz, que a 1° onda é a área da agricultura, a 2° é a industrialização e a 3° é a informação.
A tecnologia e a soma de nossos conhecimentos que contribuam no processo produtivo como celulares, computadores, carros e remédios.
O repasse das informações devem ser tratadas, onde a soma de seus dados será a informação que se tem, por isso da importância de se estar atualizando.
Onde os administradores devem coletar, processar e também agir de acordo com as informações que se tem.




ATIVIDADES DA AULA 01


01- Se o conhecimento é um ativo da organização, você o avalia? Você investe nele? Como este investimento aparece no relatório da empresa?


O conhecimento é primordial para nossa vida tanto profissional como pessoalmente, pois através do que sabemos que teremos ótimas oportunidades no mercado de trabalho, conseguiremos chamar a atenção de alguém, sermos admiradas, enfim ter contatos com pessoas, indo desde uma simples conversa interessante que se aproveita e adquire cultura até uma conversa sem fundamento tipo fofoca, intrigas, aquelas conversas da vida alheia, enfim somos e seremos aquilo que temos de conhecimento com certeza é parte do nosso ativo assim devendo sempre estar sendo reavaliado, atualizado com investimentos em cultura, palestras, cursos, seminários, toda forma de se adquirir idéias, pensamentos novos. Bom consequentemente nos capacitara cada vez mais, fazendo com que sejamos profissioanis de um ótimo nível, eficientes, produzindo cada vez melhores resultados, com uma proporção positiva para a nossa empresa.
Fazendo-se com isso de nos colaboradores bens sucedidos, daquele tipo que as empresas sempre estão de olho para empregar, nunca faltando trabalho para eles, com certeza profissionais competitivos e devidamente qualificados tem sua oportunidade no mercado de trabalho.





02- O conhecimento reside nas pessoas ou na organização?


No meu ponto de vista nos dois casos com uma lógica de que primeiramente esta em nós e a partir daí está no organização em que trabalhamos.
Pois quando nos investimos em conhecimento pensamos em como profissionais e consequentemente nos melhoramos como pessoas refletindo em nossa empresa.
Conhecimento esses que vão desde técnicas motivacionais até cursos de especialização, ou seja, dos mais variados tipos e das mais variadas formas de se adquirir cultura, primordial para sermos bons profissionais, direcionando a área em que deseja instruir e trabalhar.
Mas por outro lado temos também a visão de que se não tivermos certo tipo de conhecimento e trabalhar em uma empresa de que não temos conhecimento ou domínio na área, com certeza essa organização me representará conhecimento adquirido, pois aprenderei com ela como também se aprende em todo e qualquer lugar independente de se conhecer ou não a sua área. Assim sendo a empresa também pode nos fornecer cultura, experiência, essa que é a valorização no curriculum profissional.
Na aquisição de conhecimento tudo torna-se integrante e necessário desde uma simples leitura de gibi até a leitura de uma revista renomada e especializada, tudo nos acrescenta conhecimento, bagagem cultural, e possuímos atualmente inúmeras formas só que muitas vezes não sabemos aproveita-las corretamente.
Para sermos bons profissionais o conhecimento deverá estar integrado com a empresa e o ser que somos. Onde um aprende e cresce com o outro em uma troca mútua, todos saem ganhando com resultados maiores e significativos.


























AULA 02

TEORIA DOS SISTEMAS

A aula 02 trata sobre a teoria dos sistemas integrando o conhecimento da ciência, física, biologia e humana.
Foi nos esclarecido só o que seria pensamento sistêmico, que é a nossa análise, reflexão sobre algo, sendo de fundamental importância nas organizações, pois envolvem transformações físicas, comunicação e envolvimentos entre as pessoas com seus desenvolvimentos.
Sendo que o pensamento sistêmico poderá ter duas possibilidades. O sistema aberto e fechado. No sistema fechado não ocorre trocas de energias, já no sistema aberto ocorre trocas de energias, tendo como base o sistema seria um conjunto de elementos que interligam-se direta ou indiretamente.
Tendo como ambiente o agrupamento de elementos, não fazendo parte do sistema, mas podemos produzir certas mudanças no estado do sistema.
No sistema consideramos como entrada os fornecedores, como saída os clientes e a interfase como sendo a soma das entradas e saídas e o conjunto dessas mudanças chamado de comportamento e o processo é a soma de certos comportamentos que constituem um sistema que objetiva uma meta, onde é chamado de propósito os objetivos.
Nas empresas existem vários tipos de sistemas ou os sistemas menores são os subsistemas. Todo o sistema tem seus objetivos de fazerem uma interligação das partes dos sistemas. Onde podemos dizer que todo e qualquer sistema tem como base pertencer a sistemas maiores, tendo sistema menor, com objetivos complexos em sua estrutura.
Cada organização(empresa0, deveria formar um sistema de informação que permita uma racional transformação de dados onde contribuiria e muito para o melhor desenvolvimento do processo de decisão, criando a sua complexividade.
Consideramos que tecnologia da informação sendo a transformação de informações de qualidade ou não por pessoas que modifiquem uma informação não útil em útil, sendo de qualidade, antecipadamente, tornando-se conhecimento, que mais tarde torna-se uma vantagem competitiva para se conseguir alcançar os para se conseguir alcançar os objetivos, contribuindo para um melhor desfecho no processo decisório.
Vimos que para se alcançar uma certa qualidade na organização e até mesmo em metas tem que se ter um trabalho que tenha harmonia, seja transparente de forma efetiva, é claro competente e que tenha um comprometimento com a T.I.
É através do diferencial competitivo que as empresas obtem vantagens em relação ao seus concorrentes, lhe assegurando um êxito temporário ou até mesmo longo(duradouro), podendo ser tangíveis, como o capital, tecnologia, marca, como também os intangíveis como competência, a experiência e conhecimento. Lembrando que para conhecimento se torna um diferencial competitivo não adianta a empresa saber, tem que sabe-lo da melhor maneira possível.






01-Se o conhecimento é poder de informação, por Que alguém se proporia a compartilhar?

O conhecimento é um poder de informação que a pessoa possui, mas é diferente de uma pessoa se imaginar poderosa, ai seria ignorância, que mesmo tendo conhecimento um grande potencial a pessoa com um egoísmo e orgulho acaba diminuindo seu poder e sua imagem como conhecedor poderá ficar ignorada e vir a sufocar todo o seu potencial.
Portanto um conhecimento nunca deve ser usado como uma exclusividade própria mas com privilégio que teve e deve ser compartilhado, pois só assim será reconhecido, valorizado, admirado e aproveitado.
Acreditamos que quanto mais conhecimento a pessoa tiver mais vai adquirir se compartilhar e conviver com outras pessoas, pois por menos cultura que tenha uma pessoa ela sempre poderá nos surpreender e a acrescentar alguma coisa no nosso conhecimento.
Onde muitas vezes da onde menos esperamos acabamos tirando grandes lições, e a inteligência maior é saber como aproveitar. E com certeza, na mesma proporção que repassamos o conhecimento será o nosso aprendizado.
Se nós não transmitirmos algo para as pessoas por menor importância que seja, seria egoísmo nosso, pois queremos e gostamos quando alguém nos ensina algo novo.
E o profissional de hoje é aquele que repassa o que sabe e está aberto para aprender cada vez mais, não só na questão de conhecimento mas também como pessoa, se torna uma pessoa cada vez mais sociável, feliz, compreensível, enfim mais humana.
No meu ponto de vista nós passamos o que sabemos não passa de obrigação, pois muitas coisas de que temos conhecimento nos foi repassado por alguém, professor, pais, amigos, nos relacionamentos, tanto conhecimentos culturais como na vida pessoal.
Só que para uma pessoa repassar para a outra o conhecimento deve existir duas importantíssimas: a primeira é que uma pessoa a querer repassar e a segunda também não mais importante é alguém que esteja disposto a receber, querer aprender, estar aberto para o aprendizado.




















02-Uma organização precisa zelar pelo conhecimento de que dispõe, o conhecimento pode ser uma vantagem competitiva? E porquê?

Uma organização deve e precisa ter conhecimento de utilidade própria da empresa e deve preservar e prezar algumas informações guardando segredo, pois são ativos pertencentes a mesma e devem ser zelados para serem usados em momentos de negócios ou fabricação de novos produtos, ou guardando as técnicas e segredos. São de grande valor para a empresa, portanto deve ser guardada pelo valor competitivo, pois por ser exclusividade da empresa.
Deve ser aberta as demais concorrentes no momento se for descoberto pode ser copiado e acabar com o investimento, vindo a prejudicar a empresa, que tem como meta criar, elaborar e fabricar produtos exclusivos ou não, mas o diferencial é o conhecimento guardado e seguro.
Na realidade não que ela deva guardar tudo em segredo, mas repassar sempre que possível as outras pessoas da empresa, e guardar aquilo que for necessário como táticas, planos, metas, dados internos entre outros.
Pois o segredo para organização ser competitiva não é a obtenção, mas de como ela transforma essa informação em seu beneficio, dessa forma se a empresa quiser repassar dados para as outras organizações poderá até passar, pois se elas não souberem utiliza-las de nada servirá para elas e em nada irá afeta-los.
Uma empresa deve ser apta a fazer toda e qualquer análise de dados recebidos e transforma-los em seu beneficio, em muitos casos os sistemas de informação os ajudam e muito nessa missão de analise de informações.
O conhecimento de uma empresa tornará ela competitiva desde que ela saiba utilizar de forma correta s informação que tem.






















AULA 03

FUNDAMENTOS DA INFORMAÇÃO


Na aula 03 abordamos o assunto fundamentos da informação, com destaque sobre a inteligência competitiva.
Podemos assim dizer que a importância de determinada informação, aumentara conforme a complexidade da sociedade, a informação pode ser observada de 3 formas, transmissão que é os meios de comunicação, o armazenamento que o lugar onde as informações serão armazenadas e a compreensão liga o dada a se tornar conhecimento, objetivo principal de uma informação.
O principal objetivo de um sistema de informação é fazer com que a informação seja de utilidade nas tomadas de decisões, ou seja coletar o máximo possível de informações úteis, alcançando é claro o seu objetivo, alcançar sua meta.
Dentre várias informações interessantes o que me chamou a atenção e que quanto mais informações o gerente tiver, menos irá utiliza-las. Vale mais apenas ter algumas poucas e importantes do que muitas sem importância.
Dessa forma para a empresa ter sucesso deverá ter bem claro os seus objetivos, um planejamento e um sistema de controle, com uma certa avaliação dos processos utilizados e até os a serem utilizados, mudando-os sempre que forem necessários.
Sendo que a inteligência competitiva serve para não se ter surpresas, identificar futuras ameaças e oportunidades, obter vantagens competitivas reagindo mais rapidamente em uma tomada de decisão, e é claro melhor plano estratégico, de curto, médio e até longo prazo. Sendo desenvolvida na aquisição das informações que são publicadas, internas e externas, com uma análise dessas informações e ai servindo de apoio para se tornar a decisiva.
A gestão do conhecimento é a somatória das estratégias para colocar o conhecimento adquirido através das informações em ações, através dos sistemas e processos que possam contribuir para todos na empresa, retirando o seu conteúdo que seja mais importante para o desenvolvimento de todos, melhorando o desempenho da empresa.
Podemos dizer que o conhecimento quanto mais eu compartilhar dele mais eu terei, e quanto mais usarem dele mais valor ele terá.
A inteligência empresarial é formada por um tripé formado pela inovação, empreendedorismo e conhecimento que podemos desmembrar em explicito, implícito e tácito.
Os sistemas são o conjunto de certos elementos que contribuem para alcançar os objetivos, sendo de modo organizado e coordenado. Podendo ser físico ou concreto, abstrato ou conceituais, fechados ou abertos, com as atividades básicas sendo a entrada( captação de informações), o processamento( conversão dos dados, para úteis), saída( transferência dessas informações). Feedback( dados que saíram e voltaram, com correção, para o correto processamento), e o controle( monitoramento e avaliação do feedback e ver se está se direciona para alcançar as metas.





01- É preciso possuir o conhecimento dentro da organização ou podemos busca-lo externamente?


É indispensável possuir conhecimento dentro de uma organização, pois é inerente ao funcionamento e movimentação e o controle da mesma tudo o que se faz, se organiza, se trabalha, vive ou faz sempre é baseada em algum conhecimento, não há como fazer alguma coisa sem se ter um mínimo de noção(conhecimento), referente a tal assunto.
Como somos limitados como seres humanos devemos e podemos sempre buscar mais conhecimento, seja para usa-lo numa organização em que trabalhamos ou mesmo apenas na nossa vida pessoal e diária, há muitos locais, muitas fontes, muitas possibilidades a serem buscadas, basta termos interesse.
Não importa onde vamos buscar o conhecimento, o importante é saber aproveitar e usa-las da melhor forma possível, sempre a procura de aprimoramento.
As empresas buscam profissionais que sempre façam algo a mais do que o normal, como o Eduardo Tevah que diz fazer as coisas bonitinho são profissionais do passado agora tem que ousar, arriscar, com responsabilidade, e mais tentando acertar do que errar sem mesmo ter tentado, e ai se você ficará pra traz, nesse caso só não vale a intenção também é claro o resultado.
Dentro de uma empresa você deve estar sempre disposto adquirir conhecimento, dentro é claro, de sua própria empresa . Como você quer fazer melhorias se você não conhece os pontos fortes e os pontos fracos. Você deve saber como funciona os outros setores, os sistemas como eles funcionam, quem são os seus responsáveis, e por fim se informar, adquirir informações fora da empresa para complementar.

Se você for o dono mais exemplo ainda, mais e mais informações sobre as suas concorrentes, o mercado de sua área de atuação, futuros investimentos, negociações futuras, tudo deverá estar controlado pelo administradores.













02- Você sabe quais conhecimentos sua organização possui? Quem os possui? Como obtê-los?
Nós somente mudamos quando tivermos o ímpeto de mudar para melhor.
Para depois analisarmos a mudança se for para melhor o que se deve mudar ainda, e talvez de mudanças individuais que nos vamos mudar a organização.
Ninguém consegue superar e adaptar-se a mudanças se não estiver pronta para elas, sendo um diferencial para o profissional essa facilidade em adaptar-se a mudanças.
As mudanças dentro das organizações atualmente são as tecnológicas.
Mudança organizacional, veio para mexer no mercado, exigindo medidas e controles.
Até mesmo em nossa família houver e ocorrem mudanças.
O sucesso está nas empresas que são mais ágeis, bem estruturadas, as que estiverem mais preparadas, pois as mudanças estão cada vez mais rápidas.
Quando não estamos preparados para mudanças é bem mais difícil para superarmos, mas temos que estar sempre nos atualizando, mudando para não sermos pegos com surpresa.
Hoje as mudanças só serão superadas se nós tivermos uma boa percepção de adaptação. Cada mudança possui algumas causas, como a interna, externa, ambientais, tendo como tipos as comportamentais, estruturais, tecnológicas e estratégicas.
As mudanças do tipo comportamentais são as atitudes de cada um dentro da empresa.
Os instrumentos são necessários para que haja mudanças principalmente nos outros.
Possui-se alguns fatores que nos impulsiona para as mudanças, como o fato econômico, organizacional, social e transacional.
No processo de mudanças deve-se ter uma postura pró-ativa, ter sinergia, possuir um propósito nobre. Para se preparar para as mudanças deve-se ter o envolvimento total da empresa, estar preparado para que não ocorra improviso e muito menos negligencia, para se ter uma boa mudança organizacional, deverá planejada, dirigida, controlada, organizada.
Lembrando que em toda e qualquer mudança devemos estar voltados sempre para o cliente, para o que é melhor para ele.
As mudanças devem ser administradas com uma visão estratégica, visando o futuro da empresa e também é claro do negocio. Para se completar um bom processo de mudança deve ser concluída com um diagnostico, que deve ser composto de alguns questionamentos, por que mudamos? O que nos levam a necessitarmos dessa mudança? Quais as suas causas? Interna, externa? Que tipo de tecnologia, estrutural? Ordenar as fases da mudança? Qual são as forças? Quais são as suas condições, fracasso ou sucesso? Quais são as forças? Qual o impacto que causará nas pessoas?
Durante o processo de mudança você deve correr riscos, e é claro com responsabilidade e criatividade.
Geralmente as empresas buscam a mudança através da sua organização, quando algo está dando errado, causando custos elevados e muitas vezes causam problemas com o pessoal, baixo nível de qualidade dos produtos, baixa competitividade tanto pessoal dos seus funcionários quanto com a empresa, quando possui dificuldades para ocorrer crescimento.
As diferenças devem ser somadas para se obter sucesso em uma organização, fazendo com que a equipe cresça, a organização progrida, e assim a sociedade também.
Podemos dizer que todas as empresas que desejam crescer devem mudar constantemente.


AULA 04

SISTEMAS DE INFORMCÃO GERENCIAL

No inicio da aula o professor reforçou os conceitos da aula anterior.
Onde o intercambio de informações seria dividido em comunicação pessoal, acontece da pessoa para pessoa, também tem a comunicação tele difundida, aquela que é através de televisão, rádio, palestras, já a comunicação escrita, livros, fax, telex, cartas e a mais atual é a internet. Sendo que todas essas informações contribuem para a tomada de decisão.
Para se implantar o SIG tem que se utilizar a informática, uma pesquisa tanto do ambiente interno e externo, onde essas informações e resultados devem estar de acordo com a realidade de cada empresa, atualmente é implantada através de softwares, tendo que se ter cuidado para dar instrução para quem irá operar esses sistemas, pois assim poderão tirar o melhor do programa, onde tem base no modelo é o esboço do programa, simplificada e daí melhorada.
SIG deve ser uma integração entre os objetivos, estratégia, as políticas, dentro dos planejamentos (táticos, estratégicos, operacionais), dentro da empresa.
No SIG a sua influencia poderá ser de nível estratégico, tático e operacional.
O SIG tem como objetivo atingir a sua meta através de sua estratégia que é a sua ação, com uma política adequada para o sucesso da empresa, levando-se em consideração o ambiente externo, ou não que possa sofrer alguma influencia externa.
A implantação do SIG procura deixar a empresa mais ágil, podendo planejar suas estratégias e metas com mais segurança, sempre voltado para os resultados, da mesma forma que em nossas vidas a empresa tem que mudar, a cultura, pensamentos através de interferências externas ou não, mudanças que poderão alterar a organização, onde dentro de uma cadeia conseguiremos mais patrocinadores( pessoas que nos apóiam, empolgados por um agente de mudança). Que é o nosso responsável por mudarmos,no decorrer de um processo criaremos um sistema organizacional, de organização planejada relativa ao ambiente em que nos encontraremos.
Tendo como conceito de pensamento sistêmico a idéia das empresas com sistemas complexos, direcionados a atingir metas, com a relação entrada e saídas de mercadorias.
Teríamos 2 pontos que contribuem para o sucesso da implementação do SIG.
1°- Pesquisa a Ação: informações recolhidas dos clientes.
2°- Tec. Pesquisa e realimentação: Aplicação de um questionário, para discuti-lo e depois modificar e aproveitar de melhor forma possível os dados analisados. Dessa forma pode-se ter mais segurança e eficácia no processo.
Podemos considerar como segredo uma informação que não esteja no momento adequado para revelar tanto conhecimento tático, complexo e cientifico, ou seja de qualquer forma.
O que eu entendi como hardware sendo o lado material da tecnologia como computadores, celulares, noteboock, agendas eletrônicas, entre outros tantos veículos.
Software seriam os programas e capacidade de armazenamento de dados que os celulares, computadores, MP3, Mp4 possuem junto ao hardware. Os softwares a cada dia que passa possuem mais tecnologias e inovações fazendo dessa forma benfeitorias á empresa como agilidade, eficiência, eficácia e muito mais economia.


01- Existe um mercado para o conhecimento?

Sim, pois existem produtos e serviços sendo oferecido para as pessoas que desejam adquirir conhecimento.
Todos nós que procuramos adquirir conhecimento temos uma variada lista de lugares e instruções para adquirirmos mais conhecimento.
De outro ponto de vista quanto maior o nosso conhecimento maiores serão a nossa chance de sermos competitivos e teremos o sucesso em uma seleção para uma vaga de trabalho.
Quanto mais qualificados estivermos mais chamaremos a atenção para o nosso currículo, fazendo com que os empregadores as vejam com bons olhos e nos contratem e como conseqüência ficando com as melhores oportunidades de trabalho. Nesses tipos de seleção se sairá bem quem tiver melhor desenvoltura,domínio de que se propõem em saber e fazer.
Um profissional bem informado, com cultura sempre terá espaço no mercado de trabalho, mas também não basta apenas ter o conhecimento, tem que saber exteriorizar esse conhecimento, tendo uma boa comunicação, esse será o profissional que as empresas estão buscando.
Quanto maior a empresa maiores são as exigências em sua seleção, cada vez mais eles procuram selecionar os melhores, muitas vezes aprimorando as suas técnicas de seleção, acompanhamento de um psicólogo, enfim de todas as formas possíveis de se chegaram nos melhores.
Por isso que nós como profissionais temos que nos moldar ao que as empresas procuram e não as empresas se adequarem a nós, até pela competitividade entre os profissionais, se você não é qualificado suficiente, terão outros que serão, mesmo em áreas que existem poucos profissionais funcionada esse pensamento, pois eles não dão o braço a torcer.
Se você exige o transporte por exemplo, tem outro que faz o mesmo que você, pode até ser menos qualificado, mas fica com sua vaga, pois terão menores gastos e com o tempo ele se aperfeiçoa e se padroniza com a exigência da vaga.
Então chego á conclusão de que não adianta se ter conhecimento e se tornar um profissional competitivo se não nos adaptarmos ao que as empresas buscam, termos qualificação não significa que conseguiremos qualquer vaga a que nos propormos, assim vários fatores somam-se nas conclusões da empresa. Não basta ser bom profissional, ter qualificação, você tem que estar no lugar certo, na hora certa e na empresa certa.
É claro que existe exceções, mas varia de empresa para empresa, a seleção depende da necessidade da empresa.










02- Sua organização cria conhecimento, como, onde e está sendo sistematizado?

Em uma organização seria conhecimento em todo e qualquer setor, pois nunca é tarde para se aprender e para crescermos culturalmente, e com certeza esse investimento de cultura na organização deverá se dar de forma sistematizada e progressiva.
Em toda empresa deverá ser incentivado a aquisição de conhecimento de seus funcionários para que cada vez estejam mais qualificados, adquirindo-se conhecimento de toda e qualquer forma.
Atualmente existe várias formas de se ampliar o conhecimento na organização, como a internet, clube de estudos, incentivos para conclusão de primeiro e segundo graus, bonificação, benefícios e mudança de cargo para quem fizer cursos profissionalizantes em sua área e até curso superior, e quem já possui curso superior cursos de reciclagem, um pós, um mestrado, sendo que essa é a nova tendência das novas organizações.
Quando se monta uma organização o objetivo maior é que ela sempre prospere, e é através do conhecimento que se conseguirá atingir todo e qualquer objetivo. Desde o mais simples até o mais complexo, sempre tendo o controle do que se está fazendo, do passo que será dado para então aproveitar as oportunidades que surgirão, conhecimento anda junto da decisão, para cada decisão precisa-se de estudo e analise.
Muitas empresas preferem profissionalizar os próprios funcionários para aumentar tanto a motivação como a eficiência e eficácia do trabalho, diminuindo os custos para selecionar. Procurando dessa forma, fazer uma seleção para cargos básicos, buscando novos profissionais que futuramente estarão encaixados no sistema da empresa.
O investimento em qualificação para os próprios profissionais é uma forma de manter os profissionais que já estão acostumados com o trabalho e fazendo assim um processo de motivação aumentando o nível do trabalho. A empresa diminui o desgaste dos processos seletivos e processos de adaptação com novos funcionário correndo o risco de diminuir o nível e a qualidade da produção, enfim a empresa que se preze busca uma estabilidade tanto produtiva, quanto financeira, e é claro sempre dando passos sólidos rumo a prosperidade com pés firmes no chão.
Você investindo em funcionários você aumentara a auto estima e ganhará o respeito deles, vão estar motivados a trabalhar, com mais alegria, bom humor, aumenta o comprometimento com a empresa, assim garantirá uma melhor qualidade do serviço prestado, melhoria no ambiente onde se trabalha, eles vão vestir a camiseta da empresa e você com certeza vai obter lucros.
E conquistar essa motivação em seu funcionário é essencial para o crescimento da sua empresa, porque não se tornar seu diferencial competitivo, tornar seu funcionário um aliado. Algumas empresas podem até falir por terem profissionais desmotivados, com uma produção de má qualidade, e consequentemente se enterra em dividas e cada vez piora mais a situação até fechar as portas e cabe ao administrar está sensível situação para se ver o ponto em que a fragilidade está instalada na empresa.






AULA 05
DESENVOLVENDO SISTEMAS DE INFORMACÃO

Na aula 5 o assunto abordado foi como desenvolver o sistema de informação.
Nós como administradores temos que ter cuidado nas escolhas que fazemos, o que realmente é importante.
Na etapa de geração e arquivamento de informações é a parte crucial em uma empresa, será onde terá todos os dados, os seus clientes, o quanto gera lucros, prejuízos, a quantidade de venda, compra, estoque, entre tantas informações.
Já na etapa de geração e avaliação é a fase de análise dos dados, analisando, observando sua relevância, consistência, sua urgência, sua confiabilidade e sua precisão e a partir dessa analise iremos transforma-los em informações úteis e auxiliando-nos no processo na tomada de decisão.
Na disseminação dos dados é distribuição das informações, levando em consideração das informações sua necessidades e utilidades.
A informação será utilizada se essa for agregado ao processo de decisão, tendo 3 níveis (o estratégico, o tático e o operacional).
Sendo o retro alimentação ( a analise da informação).
No planejamento estratégico seria decidir qual a tecnologia ser utilizada. Devendo levar em conta qual a tecnologia mais adequadas para a nossa empresa. E dividido em 3 partes:
a necessidade- separar o que é realmente importante.
o software- os programas executados pelos computadores.
o hardware- onde se analisa se é viável ou não o hardware como o software.
Para se montar uma estratégia temos que ter em mente se ela é vital (a sua continuidade), operacional(as operações que a empresa faz no seu dia-a-dia), suporte(a base que a empresa possui para a realização de atividades sem que com isso sofra abalos em sua organização).
Outro conhecimento adquirido com mais profundidade foi o concerto de redes de computadores, sendo um conjunto de equipamentos que permitem a utilização dos computadores em redes, ou seja, interligados entre si, você pode acessá-los em qualquer computador os seus dados armazenados em um computador especifico, cuja rede pode ser de tecnologia hardware ou software.
Em se tratando de tecnologia da informática para nos foi apresentado o que há de mais atual em tecnologia de sistemas de informação para uma empresa, como software integrado, object-oriented database, data warehouse, a internet e a intranet, o java entre tantos outros, não convencionando cita-los ou explica-los.
A automação de escritório são sistemas tecnológicos que ajudam nas realizações das atividades de um escritório, aumentando o seu tempo disponível, agilizando processos da organização, dando maior produtividade, certa qualidade, alcançando mais facilmente o seus objetivos como por exemplo os sistemas de processamento de textos, mensagens, gráficos, voz, imagem, informação de apoio administrativos, gerencial, apoio a decisão,arquivamento historio entre outros.
Com toda essa tecnologia devemos sempre desenvolver a nossa capacidade de aprender com as informações que nos são dadas, desde cultura até informações tecnológicas, pois tudo vem para nos auxiliar em tomadas de decisões e a informática está ai para nos auxiliar nessa missão que é administrar, cabe nos saber utilizar os recursos que ela nos oferece.
01- Todo conhecimento pode ser formalizado? Caso negativo como transmiti-lo?

Ao meu ver existe dois tipos de conhecimento o que se deve formalizar e o que não tem a necessidade da formalização, variando a forma de como o transmitirá.
O conhecimento, tático, que envolva a estrutura de uma empresa, dados muito importantes, deve-se formaliza-los até como segurança para a organização.
Já os conhecimentos, simples do dia-a-dia, por exemplo como funciona um sistema para alguém que acabou de entrar na empresa o que recentemente atingiu o cargo de chefia através de promoção ou que nunca trabalhou no setor que está trabalhando deveria ao meu ver ser repassado em nome do coleguismo, tenho certeza que muitos discordariam de mim, pois hoje vale olho- por- olho, dente- por- dente e cada um por si e Deus por todos, não acredito que essa seria a melhor idéia, pois quem que nunca aprendeu com alguém em um emprego novo, em setor diferente com o qual está acostumado.
A meu ver todo e qualquer conhecimento que não seja dados muito importantes deveriam ser repassados por outras pessoas e os dados mais complexos repassados de modo mais formal.
Nós podemos transmitir esses conhecimentos de muitas formas, desde uma simples conversa, e-mails, msn, até o próprio sistema de informação da empresa em que se esta trabalhando, bilhetes, fotos, palestras, enfim qualquer forma que se escolha fazer essa transferência, e como a pessoa irá assimilar a sua informação.
Existe muitos questionamentos em formalizar ou não o conhecimento que se tem, e que forma ou se deve transmitir, cada caso é um caso, cada situação, cada empresa é uma forma diferente e com certeza exige uma transmissão diferente cabendo a cada um analisar e avaliar qual é a melhor forma para se transmitir a informação.


02-Sua organização estimula o compartilhamento de conhecimento? Por quê não? Como?

Primeiramente a empresa que não compartilha com certeza não progredira, fica na mesmice, cada funcionário fazendo somente a mesmo ritmo, já em empresas que apóiam a troca de conhecimento, são profissionais mais que possível, sem que aconteça quebra de qualidade, ritmo de produção.
Para uma empresa não se deter ao compartilhamento deve ser em decorrência que o seu objetivo, e não sendo de utilidade para ela.
Existe muitas formas de se transmitir conhecimento cabe a cada uma ver a que é viável para a empresa indo desde palestras até bilhetes em papeis, cursos, entre outras formas. Outro motivo para que a empresa não estimule a transmissão de conhecimento poderá ser porque ela não sabe a sua utilidade, por falta de cultura, conhecimento de seus administradores.
Outra razão para que a empresa motive transmissão de conhecimento é que quem não transmite também não recebe conhecimento. Bom cabe a cada organização decidir se é ou não importante, viável a troca de informação de seus funcionários. Se será bom ou não para ela, se terá lucros ou prejuízos, e é claro sempre de acordo com a sua realidade, com coerência e responsabilidade.
E se a empresa decidir que é importante a troca de informações cabe a ela decidir que forma, de que jeito isso irá acontecer.
AULA 06
FUNDAMENTOS DA TOMADA DE DECISÃO

Em um certo sistema de decisão só será completo se for provido por 3 funcionalidades, o de consultar os dados, o de poder formatar conforme queira ou necessita e a de analisar.
Quem utiliza esses métodos poderá ter uma decisão mais eficiente, pois encontram as informações mais acessivelmente, no momento em que necessita.
Para o usuário final de um produto, serviço ter acesso a os dados de seu interesse, necessidade de uma análise multidimensional que poderá ser realizada de duas formas slice and dice e a driel.
A online analytical processing é a tecnologia de softwares que permite que os analistas, gerentes consigam obter dados através de acesso rápido, interativo que são transformados para serem entendidas pelo gestor com características de analise ágil, dando um certo suporte para as atividades de analise dos usuários, contribuindo para a síntese de informações.
Já os relatórios analíticos são resultados da convergência do SAD que são as categorias de consulta e formatação dos relatórios, a do processamento analítico e a dos relatórios corporativos, visando achar uma solução através de relatórios, informações que possibilite automatiza-los, possibilitando o gestor obter as informações de vários ângulos.
Para se tomar uma decisão deve-se levar em conta vários fatores como raciocínio lógico, qual ferramenta eu como administrador tenho como recurso, quais os programas eu tenho ao meu favor, qual é seu nível de segurança, confiabilidade,e outros mais.
A decisão é de caráter humano, mostra a nossa capacidade de julgamento, o nosso livre arbítrio para solucionar problemas, mas deverá estar em consenso com as informações trazidas através da tecnologia no caso nos sistemas de informação que possua como recurso.
Alguns fatores humanos que podemos citar que influenciam em uma decisão é a concentração, a sua objetividade, seu carisma, exercer liderança, o fator motivacional, o seu instinto de pesquisa, a busca pela excelência, a harmonia, o respeito, a humanização, os relacionamentos inter pessoais, a sua comunicação, a sua habilidade de persuasão, a sua autenticidade, capacidade de assimilar as informações, positivismo, não possuir preconceitos, estar perceptivo as mudanças, entre tantos outros fatores.
Para existir um aprimoramento para se tomar decisões devemos sempre nos aperfeiçoar, nos melhoramos a cada dia, estar sempre mudando nosso ponto de vista á medida que nos abrimos para as diversas possibilidades administrativas.











01- Sua organização sistematicamente transfere conhecimento? Como? A quem?


Toda empresa deve ter um sistema de informação que transforma os dados que possui em informações úteis. Agora como fazer cabe a cada uma delas decidir da mesma forma quem irá ser beneficiário da informação, qual setor, quais funcionários irão poder adquirir a informação.
Pois são essas informações bem adquiridas e transformadas que fazem a diferença.
Na verdade todo e qualquer funcionário deveria estar disposto a adquirir os conhecimentos, mas também temos que ver, mesmo que ele queira esse sistema está a disposição dele? Ele possui permissão para usufruir das informações a seu beneficio?
Dentro da empresa geralmente possui várias formas de se adquirir conhecimento, dependendo de cada funcionário ir atrás da informação, ter interesse em adquirir o conhecimento, procurando ser cada vez mais um melhor funcionário.
Empresa nenhuma deveria impedir o progresso cultural de seus funcionários, pois ela é quem mais sai perdendo com a falta de informação.
Um critério fundamental para que aja integração de informações é o querer, todos tem que estar afim de ajudar um ao outro, tanto a empresa em relação ao colaborador, quanto o colaborador com relação a empresa.

02- Qual a relação entre CONHECIMENTO e COMPETÊNCIA?


Um ponto que podemos colocar de relação entre conhecimento e competência é que a competência só acontecerá se você tiver conhecimento suficiente para exercer aquilo que se está proposto a fazer.
Cabendo a cada um de nos buscar esse conhecimento, independente da forma em que pudermos obter conhecimento, pois o que importa é adquirir conhecimento, e transforma-lo de forma que seja útil para o nosso desenvolvimento profissional e pessoal.
Para nós sermos competentes não basta termos apenas conhecimento, temos que estar sempre nos monitorando para nos melhorarmos, ou seja mudarmos naquilo em que ainda não somos perfeitos, nos pontos em que ainda não dominamos, talvez esse vontade de mudar, mudar para melhor e fazer as modificações necessárias , seja o maior e melhor segredo para o sucesso profissional de alguém.
Pois temos muitos que aprendem com as pessoas tanto do local onde trabalhamos, tanto das pessoas que nos dão uma lição de vida.
É o desejo de atingir a competência, a excelência profissional que muitos falam que devemos buscar motivação para nos tornarmos profissionais competitivos que temos que ir atrás de informações úteis, necessárias para nos tornarmos profissionais melhores e só nos tornaremos profissionais competentes a traves do conhecimento, e de força de vontade em mudar e fazer a diferença em nossa empresa, em nossa família, em nossas roda de amizades, a traves disso que atingiremos a competência.




AULA 07
PROCESSO DECISÓRIO E RESOLUCÃO DE PROBEMAS


A aula sete foi direcionada para o processo de decisão, quais os fatores são importantes para se tornar uma boa decisão. Como deveremos nos posicionar frente aos problemas da empresa e nos mostrar quanto é útil e importante ter bases para nossas decisões.
Nos mostra também as etapas do ciclo decisório até chegar a uma decisão, quais as ferramentas que nos auxiliam nas tomadas de decisão, o que deveremos fazer,de que forma é a mais correta para tomarmos as decisões mais precisas e seguras.
Poderíamos dizer que decisão o processo decisivo na tomada de escolhas, são nossas ações que procuram de uma forma ou de outra resolver onde mesmo aproveitar as oportunidades.
Um processo decisório poderemos denominar como, surgindo de um problema que exige uma execução que da onde surgirá uma nova situação que com certeza exigirá uma nova decisão com uma execução que dará uma outra situação, e assim sucessivamente.
Onde que a decisão é tomada a partir de um julgamento, de uma avaliação previa, a partir daí escolher qual será a melhor maneira de se superara os obstáculos.
Para a melhor tomada de decisão, ou seja decidir com mais segurança em sua escolha deveríamos a partir de um problema diagnosticar, ver onde está o problema, o por que chegou nesse ponto, o que contribuiu para que se agravasse o problema, em fim tentar entender o que está acontecendo, e a partir desse diagnostico buscar alternativas, opções para superar as dificuldades, ai sim tomar uma decisão firme com base no diagnostico e nas suas alternativas de escolha decidir e depois avaliar vendo se está surgindo resultados, se foi a atitude mais correta, deve ser mudado ou não.
Na aula nos foi dada as técnicas necessárias para tomar decisões, onde poderíamos dividir em 3 partes. A 1° as etapas, a 2° as perguntas e a 3° a técnica respectiva a cada etapa.
Na 1° etapa que é o problema e o diagnostico poderíamos nos fazer as perguntas quais os objetivos da decisão? Quais as nossas prioridades? Qual são os problemas ou oportunidades? Como técnicas o paradigma de Rubinstein, o diagrama de ishikow a análise de urgência e importância e também o principio de Pareto.
Já na 2° etapa que são as alternativas e decisões poderíamos fazer as perguntas como implantar as nossas decisões? Qual será a melhor alternativa? Quais serão as vantagens e desvantagens? E também quais são as nossas alternativas utilizando nossas técnicas de explicitação e ponderação de critérios, analisar as vantagens e desvantagens, arvore de decisões.
Nós podemos ver que é muito importante nos fazermos essas perguntas, seguir as técnicas dentro de uma realidade favorável, pois poderemos utilizar de uma melhor decisão, para todos, chegando ao objetivo que é resolver o problema e sair ganhando sempre que possível.






UD: ORGANIZAÇÃO SISTEMAS E MÉTODOS:


AULA 01

ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS

A organização e métodos teve a sua origem relacionada a uma administração cientifica, onde várias outras como Taylor e Maslov, fundamentaram-na para aumentar a eficiência do trabalho e introduzir novos métodos para se administrar, estruturar as empresas, sem esforçar, ou pelo menos não causando danos a sua estrutura social da empresa.
Com o passar do tempo as organizações necessitaram e ainda necessitam de uma constante atualização nos O&M, cuja função visa colaborar na implantação de novos métodos, dentro da empresa, conseguindo esse objetivo dentro da eficiência e eficácia a sua estrutura administrativa, com a aplicação de técnicas que reduzem o tempo e esforço e também os custos.
Sobre o profissional de OSM podemos dizer que ele deve estar atento ás mudanças tecnológicas nos métodos, e que ele seria formado por 3 tipos de habilidades, a técnica, a humana e conceitual.
A habilidade técnica, seria saber utilizar os recursos a sua disposição.
A habilidade humana é a sua capacidade de saber discerni, compreender, motivar e também de lidar com um bom relacionamento inter pessoal.
A habilidade conceitual é saber lidar com as pessoas dentro de uma empresa.
Se falando em teorias administrativas podemos citar alguns nomes pioneiros dentro da administração como Frederick Wislow Taylor que desenvolveu a teoria da motivação profissional que a satisfação de pessoa estará ligada as necessidades, independentes de ser fora ou dentro da empresa.
Temos também o Henry Fayol que estabeleceu POC3 que contribuiu e muito para as atividades administrativas já o Douglas Mcgregor, pressupôs a teoria do X e do Y, onde o X seria a qual o homem fosse resistente a mudanças e no Y onde ele sempre estaria buscando responsabilidades.
Bobre as tecnologias de informação e as tecnologias de Groupware existem várias, mas a abordagem sala de aula foi Wokgroup e Worflow.
No Workgroup o seu usuário tem uma certa consciência de que ele faz parte do grupo, suas atividades são colaborativas e existe um trabalho em conjunto.
No Workflow é a tecnologia que nos proporciona automatizar os processos, racionalizando-os, relacionados com 2 componentes a organização e tecnologia.











ATIVIDADE DA AULA 01:

TEXTO 01: EU TENHO CONSCIÊNCIA DA MINHA RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL?

Todos nós temos que ter consciência da responsabilidade social, de termos preocupação com nossa sociedade, com as pessoas carentes de nosso município, com aqueles que não possuem condições de pagar um bom plano de saúde, entre tantos outros problemas que as pessoas carentes possuem, ter responsabilidade social e ter preocupação com as pessoas mais necessitadas.
As empresas hoje em dia tem que se preocupar com a responsabilidade social por causa de legislação que protege a sociedade, atualmente as empresas não podem mais se preocupar em só obter lucros, mas sim se não estão prejudicando a sociedade, a natureza, se não estão contaminando águas, a flora e a fauna, e a cidade, como um todo, nos seus mais variados setores.
Pessoalmente eu tenho consciência de minha responsabilidade social e ambiental, pois me preocupo com a sociedade e sei que faço a diferença e que cada um pode e tem o poder de fazer as coisas acontecerem, será mais difícil do que se fosse em equipe, mas que acontece, acontece.


TEXTO 02: NA EMPRESA EM QUE TABALHO EU PARTICPO DOS ASSUNTOS REFERENTES AS QUESTÕES SOCIAIS E AMBIENTAIS?

Na empresa em que trabalho tem o setor que é responsável pelas questões sociais e ambientais, não trabalho diretamente nesse setor, mas com certeza tenho envolvimento, não só no planejamento mas na prática.
Atualmente as empresas tem que estarem se direcionando para a questão social, e também a sociedade através de sua consciência, também estão cobrando das empresas ações mais benéficas para a natureza e sociedade.
Cabe a nos colaboradores, consciente de que temos que conservar a natureza, o meio ambiente, enfim, cobrar de nossas empresas mais incentivos para a responsabilidade social e ambiental para que se mantenha cada vez mais uma natureza mais humanitária.

TEXTO 03: NA MINHA COMUNIDADE EU DEFENDO SEMPRES A ÉTICA COMO FORTALECIMENTO DA JUSTICA E DA PAZ?

Sim, com certeza a ética é primordial para nós como profissionais, como pessoas integras de uma sociedade, que cada vez mais está sofrendo mudanças, que cada um de nós temos que defender não só a ética, mas como a honestidade, humanização, ou seja todo e qualquer beneficio para sociedade.
Nós como sociedade temos que estar atentos para o que nos acontece ao nosso redor, buscando sempre as melhorias para nós e para as outras pessoas.
Por meios de convívio entre advogados, defensores, promotores, acredita que se fosse para se tratar todos iguais com ética e respeito que perante a lei todos seriam iguais, mas muitos são julgadores, não estão levando em consideração a pessoa, mas sim o que posui, não levam em consideração a dignidade da pessoa, se realmente estão prezando as leis, ao mesmo tempo tem a paz que todos procuram, e nem todos consiguam.


TEXTO 04: NA MINHA CASA EU RABALHO A ÉTICA, O DIÁLOGO, A RESPONSAILIDADE AMBIENTALE SOCIAL COMO ALGO IMPORTANTE NO NOSSO DIA A DIA?


A nossa conscientização social e ambiental com certeza começa em casa, dentro da nossa própria família, a ética, a responsabilidade social e ambiental deve ser trabalhada com a ser humano desde criança, dando o exemplo, orientando, dando uma noção do quanto é importante se ter ética e responsabilidade, pois isso molda o adulto que será no futuro, refletindo na sociedade que teremos,essa mudança deve ser a longo prazo, é mudando a estrutura dessa geração.
Dessa forma poderemos ter uma sociedade melhor, mais instruída, com mais ética, honestidade e planejamento, que ao plantarmos essas sementes boas teremos um futuro melhor e assim cada vez mais se melhorando, refletindo a longo prazo com resultado a partir de resultado. Nosso futuro depende do que fizermos hoje.



TEXTO 05: QUAL A ACÃO DESSA RESPONSABILIDADE AMBIENTAL QUE EU DESEMVOLVO?


Para por em pratica essa responsabilidade social e ambiental, temos que dar orientação para as pessoas adultas que não tenham consciência, e principalmente criar, implantar essa consciência nas crianças para que no futuro surjam os resultados.
Temos varias formas de se plantar essa consciência, por exemplo reciclagem do lixo, fiscalização do desmatamento, economia de papeis(usar dos 2 lados), reciclar sempre que possível, orientar que desde uma flor que se arranca fará diferença para o eco sistema, contribuindo para a desarmonia da natureza, que você ao matar um passarinho, que aos olhos de alguns é muito comum, mas orientar que aquele pássaro é tudo obra da natureza(flora e fauna) é um conjunto, e precisa estar sempre em sintonia, pois se desarmonizar poderá ter problemas gravíssimos, como terremotos, tsunamis, tornados, derretimento das geleiras, e que com certeza arcaremos com esses atos impensados, como já estamos e cada vez mais vai piorar se não mudarmos nossas ações, se as pessoas não se conscientizarem a tendência é piorar a situação ambiental do planeta.




TEXTO 06: PARTICIPO DE ALGUM MOVIMENTO QUE ENVOLVE A RESPONSABILIDADE SOCIAL NA MINHA COMUNIDADE?QUAL? FALE SOBRE A IMPORTANCIA DA SUA PARTICIPACÃO E ENVOLVIMENTO NO MOVIMENTO NA(O) FAZ PARTE?

Não necessariamente em movimento direcionado a esse assunto, mas assim a instituição que trata a sociedade como um todo, como uma estrutura deficitária de bons costumes, e ações, ela busca a reforma dos pensamentos, atitudes e frutificação dessa mudança, para que cada vez mais pessoas aprendam e adquiram consciência sobre responsabilidade que temos em nossas mãos, pois a importância em fazer a diferença, você tem o poder de mudar e multiplicar tanto para o bem quanto para o mal, todos os que participam nessa organização tem o seu papel, do mais significativo até os que perante aos olhos dos outros não é mais são significativos.
Todos tem a sua importância, todos tem a mesmo oportunidade e conhecimento, basta querer, fazer a diferença, independente da onde você freqüenta, o importante é freqüentar e fazer parte de uma entidade que você se melhora, adquire mais conhecimento, muda para melhor.



























AULA 02
ORGANIZACÃO

Na aula 02 o conteúdo do trabalho foi análise organizacional, nível estratégico, tático e operacional, proposta do planejamento organizacional.
Na análise organizacional é dividida em 3 partes na teoria a organizacional, no comportamento organizacional, na gestão estratégica.
Teoria Organizacional: é a análise, estudo de como as organizações funcionam para se tornarem mais eficientes, como elas fazem para satisfazerem os interesses dentro da organização.
Comportamento Organizacional: levará em consideração a estrutura contingencial.
Gestão Estratégica: estabelece os objetivos, seguindo alguns tópicos, melhorias de posição, lucros em alta e custos em baixa, mantê-los competitivos no mercado entre outros. Na estrutura organizacional será projetada e organizada, os níveis hierárquicos e também o fluxo das informações, onde será inserido em mercado competitivo, estratégico com mudanças rápidas.
Já na estrutura comportamental deve-se adaptar-se as novas propostas, gerando melhorias, fazendo com que se tenha um planejamento organizacional.
Em um planejamento organizacional o 1°passo seria a identificação das tarefas físicas e mentais que necessitam serem desempenhadas em seqüência no 2°passo seria o agrupamento dessas tarefas e funções, atribuindo responsabilidades para pessoas e grupos, ou seja, organizar as funções e também as responsabilidades, na 3°passo é proporcional as chefias, funcionários de vários níveis, sempre que puderem fazer o feedback, sejam coerentes com os objetivos, com as metas, sempre que for conveniente ocorrer uma motivação.
Sempre temos que ter em mente que uma empresa que é organizada por processos, troca de unidades para equipes, levando em consideração que as soluções serão sempre únicas e instáveis, onde os serviços mudaram de uma simples tarefa para os trabalhados multidimensionais, ocorre a troca de papeis entre controlados para autorizados, passando mais responsabilidades, autonomia para as pessoas, deixa de ser treinamento de funcionário para educação, deixa de ter desempenho mais remuneração para se ter atividade para o resultado.
Em estruturas organizacionais deixam de ser hierárquicas para se tornarem niveladas.
Podemos dizer que sinergia organizacional é o processo em que as organização fazem para não serem ultrapassadas com novas metodologias.
Quando se organiza a empresa é para que haja intercambio entre suas áreas.
As análises organizacionais nos mostra o caminho na condução dos processos, mudanças, compreendendo a sua realidade como organização.
Consideraremos como gestão sendo a somatória das atividades, que visa se ter uma máxima eficiente e o menor custo, com maior giro possível de capital invertido no seu objetivo, buscando um equilíbrio entre as partes.
Em uma organização você tem que ser a informação e não receber a informação.





AULA 03
O PROCESSO DE MUDANCA


Nós somente mudamos quando tivermos o ímpeto de mudar para melhor.
Depois analisarmos a mudança se for para melhor, o que se deve mudar ainda, e talvez dessa mudança individual que vamos mudar a organização.
Ninguém consegue superar e adaptar-se a mudanças se não estiver pronta para elas, sendo um diferencial para o profissional essa facilidade em adaptar-se mudanças. As mudanças dentro das organizações atualmente são na parte tecnológica.
Mudanças Organizacionais, vieram para mexer no mercado, existindo medidas e controles, ocorre mudanças.
O sucesso está nas empresas que são mais ágeis, bem estruturadas, as que estiverem mais preparadas para as mudanças possuem mais facilidade em enfrentar os processos decorrentes no ambiente interno e externo á empresa. A atualização dos profissionais e da empresa é muito importante para o crescimento.
Hoje as mudanças só serão superadas se nós tivermos uma boa percepção de adaptação. Cada mudança possui uma causa, como a interna, a externa, ambientais, tendo como tipos as comportamentais, estruturais, tecnológicas e estratégicas.
As mudanças do tipo comportamentais são as atitudes de cada um dentro da empresa. Os instrumentos são necessários para que haja mudanças principalmente nos outros.
Possui-se alguns fatores que nos impulsiona para mudanças, como o fator econômico, organizacional, social e transacional.
No processo de mudança deve-se ter uma postura pró-ativa, ter sinergia, possuir um propósito nobre, deve-se ter envolvimento total da empresa, estar preparado para que não ocorra improviso, e muito menos negligencia.
Para se ter uma boa mudança organizacional, deverá ser planejado, dirigido, controlado e organizado cada detalhe.
Lembrando que em toda e qualquer mudança devemos estar voltados sempre para o cliente, para o que é melhor para o cliente.
As mudanças devem ser administradas com uma visão estratégica, visando o futuro da empresa e também é claro do negócio.
Para se completar um bom processo de mudança deve ser concluída com um diagnostico, que deve ser composto de alguns questionamentos: Por que mudamos? O que nos leva necessitar dessa mudança? Quais as suas causas, interna externa, tecnológica, estrutural? Ordenar as fases da mudança? Qual são as forças? Quais são suas condições, fracassos, sucessos? Qual impacto que causará nas pessoas?
Durante o processo de mudança você correr riscos, é claro com responsabilidade e criatividade.
Geralmente as empresas buscam mudanças através da sua reorganização quando algo está dando errado, causando custos elevados e muitas vezes causam problemas com o pessoal de baixo nível de qualidade dos produtos, baixa competitividade tanto pessoal dos seus funcionários quanto com a empresa, quando possui dificuldades para ocorrer seu crescimento.
As diferenças devem ser somadas para se obter sucesso em uma organização, fazendo com que a equipe cresça, a organização progrida e assim a sociedade também terá resultados.
Podemos dizer que toda empresa que deseja crescer deve mudar constantemente.

AULA 04
A QUALIDADE

No movimento de qualidade teria a 1°fase com a separação do que é bom e do que é mal, onde com o passar do tempo o consumidor tem mais poder para decidir, optar pelo produto que melhor se agrada. Existindo garantia, credibilidade para a qualidade do produto, dando um sentido de envolvimento de toda a administração na elaboração do produto, como qualidade, planejamento estratégico, de certa forma garantindo a satisfação do cliente.
As estratégias de qualidade é o direcionamento da empresa para melhorar e desenvolver as estratégias para uma melhor qualidade e satisfação do produto.
Para se ter uma boa estratégia de qualidade seria necessário a qualificação dos seus funcionários, pois se eles não forem competitivos, engajados no seu trabalho, nada adiantará ter uma boa programação, uma boa estratégia, ter inovação no processo, até mesmo as mais atualizadas tecnologias, considerando que a qualificação contribui e bastante para a motivação dos colaboradores e com certeza influenciará na qualidade do produto.
Se as empresas investirem em uma qualidade de forma segura, criativa, com certeza terá garantia de sucesso.
Temos como colaboradores para nós administradores as sete ferramentas da qualidade, que nos ajuda a tomarmos decisões mais concretas, acertadas, objetivas, e é claro solucionando os problemas existentes.
Das sete ferramentas a 1° seria a Análise de Pareto ou Diagrama de Pareto, no qual apresenta uma forma que nos mostra visivelmente as desigualdades na distribuição de salários e a ordem de como devem ser identificados e também resolvidos em um gráfico que mostra a ordem das causas e perdas, juntamente com suas prioridades de metas e números a serem alcançados.
O 2° seria o Diagrama de Causa e Efeito que nos dá o apoio para identificarmos as raízes como a causa e nos levando a uma solução para melhor gerarmos a qualidade, o famoso Diagrama Espinha de Peixe que também pode nos ajudar a melhorarmos, deixando de ser fatores problemas para serem os objetivos, ou seja, as providencias necessárias para a solução.
Posso considerar sobre o Benchmarking que deveria ser obrigatório para todas as empresas que desejam melhorar, progredir em seus produtos, serviços, processos e também nos seus resultados.
Pois o Benchmarking se trata de uma estratégia que é direcionada para o aprendizado, onde a empresa visa identificar as possíveis práticas empresariais mais adequadas a serem usados de acordo com a sua realidade, onde é claro terá aperfeiçoamento da organização, onde a sua utilização deve ter uma conduta especifica, com reciprocidade na sua partilha, no uso de sus informações, e também de confiabilidade, respeito pela individualidade dos seus parceiros, sendo preceitos invioláveis.
Na busca pela excelência temos algumas fases:
PLANEJAR: direcionar-se aos fatos de sucesso.
EXPLORAR: identificando o que é melhor a se fazer para aquisição de dados.
ANALISAR: a analise comparatória para identificar o que se deve melhorar.
ADAPTAR: colocar em prática as melhores ações e também monitorar os processos.
O Bencmarking é um evento constante, mas maleável á modificações, sendo reavaliado. Seus processos de acordo com o seu projeto, visa aquisição de informações, sendo um aprendizado, requerendo uma certa disciplina, devendo ter sua importância reconhecida, e também a sua viabilidade, onde poderíamos dizer que é importantíssimo para o aperfeiçoamento continuo, estimulando a eficiência e sua eficácia dos processos escolhidos, adicionando a uma perspectiva externa e também focaliza a organização no que se importa.


ATIVIDADES DA AULA 04:

01: VOCE ACADEMICO SE CONSIDERA LIDER? SE A RESPOSTA FOR NEGATIVA JUSTIFIQUE AS CAUSAS NA QUAL VOCE TEM DIFICULDADE DE LIDERAR?

Sim, me considero líder pois possuo algumas qualidades necessárias para exercer a liderança, sempre cuidando para que essa liderança se torne autoritarismo, acredito que tenho muito para melhorar, mas devo estar no caminho certo.
Mesmo tendo o instinto de liderança, algumas vezes também somos liderados, devemos também respeito, normas, regras, etc...
Mostremos a nossa liderança quando nos formos desafiados, ou quando tivermos a missão para treinarmos a nossa liderança.
Sou líder por que tomo a frente da situação no meu trabalho (sempre que possível ou repassada), na aula a mesma coisa em relação aos trabalhos, atividades.

02: VOCE ACADEMICO É RESISTENTE AS MUDANÇAS NA SUA EMPRESA?QUAIS AS PERGUNTAS QUE VOCE FARIA SE AS MUDANÇAS FOR NA TECNOLOGIA, NO ATENDIMENTO, NA MELHORIA INTERNA OU EXTERNO?

Bom não sou resistente a mudanças, ao contrario sou favorável, pois sem mudanças não haverá melhorias, perspectivas de um futuro desejado de sucesso.
As perguntas que eu faria se as mudanças fossem na área de tecnologia seria, como implantar? Por que implantar? Quem irá ser beneficiados? Quais os benefícios? Quando? Responsáveis? Como qualificar? Qual será o custo? Qual será o lucro? Seriam algumas perguntas.

03: VOCE CONHECE UMA EMPRESA QUE NÃO TIVERA MUDANÇAS E HOJE AINDA CONTINUAN NO MERCADO?

Não, pois sem mudanças a empresa com certeza não sobrevive muito tempo, pois nos dias atuais que de um dia para outro já estamos ultrapassados, uma empresa ficar sem mudança, novidades, quebrará todo ou mais tarde.
Toda e qualquer empresa, tanto pequeno, média e principalmente de grande devem estar sempre atualizando os seus conhecimentos, estratégicos, enfim não pode em momento algum para no tempo, pois o mundo não para, e quem não acompanha fica para trás.
Acredito que um dos motivos agentes causadores de falência das empresas é a falta de mudanças, atualizações, de aperfeiçoamento, enfim buscar o melhor.

04: ELABORE UM PEQUENO TEXTO FALANDO DA LIDERANÇA E DA MUDANÇA, NOS DIAS DE HOJE NO MUNDO GLOBALIZADO?

Para se falar de liderança e mudança nos dias de hoje poderíamos dizer que liderança é adquirida pelo ser humano conforme o seu esforço, dedicação, sendo exercida em pequenos atos e para posteriormente ser um grande líder mobilizador de opiniões, pois ser líder não é só tomar a frente da situação, mas também de influenciar as pessoas para o seu ponto de vista, e quanto maior o seu poder de persuasão mais será a sua liderança dentre seus liderados.
Já as mudanças são fundamentais para o progresso da empresa, para a sua organização, tecnológica, estratégica, enfim a empresa como um todo. Pois mudar significa busca pela exelencia empresarial, querem oferecer o melhor produto, melhor pretação de serviços para os seus clientes, fazendo com que eles sempre voltem.
E fazendo um paralelo entre eles, podemos dizer que não existe liderança sem mudança, para você ser um líder tem que estar aberto a mudanças, gerar paradigmas, saber adaptar, ter um conhecimento dos seus liderados, e para ocorrer uma mudança com certeza terá que ter apoio de uma liderança para dar orientação sobre as mudanças.




























AULA 05
GRAFICO DE ORGANIZACÃO

A organização tem que buscar, criar uma ponte e não barreiras de impedimento, obtendo uma melhor intercomunicação entre todos.
O BSC é importante para a empresa, pois se trata de um sistema que mede o nível de desempenho, onde contém as suas perspectivas, financeiras, clientes, seus processos de negócios, seu aprendizados e também seu crescimento.
O BSC serve para o esclarecimento e obtenção de estratégia, juntamente com a sua comunicação de estratégia dentro da empresa, alinhar as suas metas dos seus departamentos, associando os seus objetivos com as metas a longo prazo com o seu orçamento anual. Também pode ser utilizado para o alinhamento de suas iniciativas, realizando suas estratégias, periodicamente e sistematicamente.
Para se implantar o BSC deve primeiramente serve para o esclarecimento e obtenção de estratégia juntamente com a sua comunicação de estratégia dentro da empresa , alinhar as suas metas a longo prazo com o seu orçamento anua. Também pode ser utilizado para o alinhamento de suas iniciativas, realizando suas estratégias, periodicamente e sistematicamente.
Para se implantar a BSC deve primeiramente sensibilizar as pessoas que serão envolvidas, após definir as suas metas, e analisando os seus processos definindo suas ações e por final a sua implantação.
Atualmente a organização bem sucedida é reflexo de sua estratégia, onde deve estabelecer seus objetivos e a partir daí estabelecer ações e após por em prática, é claro analisando o resultado, fazendo sempre que necessário adaptações, corrigir os erros, sempre visando alcançar as suas metas.
Podemos considerar que a importância do BSC seja, nos mostrar os nossos desempenhos, apontando o nosso diferencial, nos proporciona formas para utilizarmos o ambiente, ajudando na organização das estratégias, de forma ativa, dinâmica, nos possibilita fazer feedback, aprimorando a nossa estratégia, e nos dá condição de alinhar os nossos objetivos pessoais, de cada departamento da organização.
Entendo como gráfico a esquematização de nossas idéias, através de tópicos, seguindo uma seqüência lógica, devendo ser simples, objetiva, clara, observando a sua finalidade para que serve, podendo destacar alguns tipos de gráficos, o gráfico de organização (organização formal e informal), já os gráficos de fluxo de processo (apresentado de forma objetiva, lógica, demonstrando as fases, passos). O gráfico serve para pormos no papel as nossas metas, nossos objetivos.
O gráfico hierárquico é viável pela sua praticidade de visualização, proporcionando melhor compreensão. O organograma também deve ser preciso e ter uma boa estética, visualização agradável.










ATIVIDADE DA AULA 05: ORGANOGRAMA









AULA 06
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

A aula seis foi a continuação sobre o assunto organograma e sua importância, quais as suas vantagens.
Tendo como base o conceito de organização como sendo a esquematização das atividades da empresa, objetivando alcançar metas, e os resultados almejados, e que a estrutura organizacional seria a determinação geralmente hierárquica, dentro da empresa, principalmente base para a tomada de decisões.
A estrutura organizacional da empresa pode ser formal (a planejada) e a informal ( relações que não aparecem em organograma).
Vamos levar em consideração que sistema como sendo as atividades que se interligam, possibilitando o acesso a todos, e o método sendo as técnicas utilizadas para a interligação dos “setores”, facilitando e muito o trabalho, dando praticidade e objetividade.
Através do organograma podemos visualizar como é feita a divisão do trabalho, a sua hierarquização dos setores, departamentos, cargos de chefia, em fim, qual é a ordem da chefia.
O profissional analista de organização, sistemas e métodos visa com suas técnicas reduzir o tempo, consequentemente esforços e custos para a empresa.
A atividade de organização, sistema e métodos podemos considerar como assessoria, proporcionando estudos, (problemas organizacionais e processos administrativo), dando conselhos, e até propondo sugestões de soluções, geralmente possui liberação para a sua atuação em todos os níveis hierárquicos para garantia de que o trabalho tenha uma idoneidade, neutralidade.
Existe vários tipos de organogramas, que variam de acordo com o seu destino, por ex, o funciono grama, serve para a visualização e divisão das funções , geralmente hierárquicas, já o fluxo grama nos proporciona verificar a seqüência do trabalho, dando objetividade.
Como administradores temos que estudar, estar atentos para o layout, pois de acordo com o aspecto físico, será o resultado do trabalho feito pelos colaboradores dentro da empresa, obtendo informações mais eficientes, facilitando a supervisão do trabalho, impressionando os seus clientes e visitantes, aumentando a flexibilidade para mudar o que for necessário.
De tudo o que estudamos, o importante é considerarmos o organograma de suma importância dentro da empresa, pois nos dá maior praticidade, objetividade, visão, nos proporciona mais clareza para o processo de toma de decisão.










ATIVIDADE DA AULA 06: ORGANOGRAMAS:

DIRETORIA EXECUTIVA

DIVISÃO FINANCEIRA
DIVISÃO ADIMINISRATIVA
ASSESSORIA A
ASSESSORIA B
SEÇÃO DE PESSOAS
DIVISÃO DE VENDAS
DIVISÃO DE PRODUÇÃO
SEÇÃO DE VALORES
SEÇÃO DE CONTROLE CONTÁBEL
SEÇÃO DE CORTES
SEÇÃO DE ENCARGOS GERAIS
SEÇÃO DE VENDA ATACADO
SEÇÃO DE VENDA VAREJO
SEÇÃO CONTROLE DE PRODUÇÃO
SEÇÃO MATERIA PRIMA
SEÇÃO DE ACABAMENTO

ATIVIDADE 02:

DIRETORIA GERAL
DEPARTAMENTO ADMINISTRATIVO
FINANCEIRO
DEPARTAMENTO DE PRODUÇÃO
DEPARTAMENTO COMERCIAL
RELAÇÕES COM O BANCO
CONTROLE DE ESTOQUE E MATERIA PRIMA
CONTROLE DE QUALIDADE
MONTAGEM DE CONJUNTO
PROGRAMACÃO DE CONTROLE
DE PRODUÇÃO
CONTROLE DE PRODUTOS ESTOCADOS
FABRICAÇÃO DE COMPONENTES
MANUTENÇÃO PREVENTIVA E CORRETIVA DAS MAQUINAS
CONTABILIDADE FISCAL
CORRESPONDENCIA
TESOURARIA
ADMISSÃO DE FUNCIONÁRIOS
CONTABILIDADE FISCAL
SERVIÇOS DE COPA

CALCULO ELABORAÇÃO DE FOLHA DE PAGAMENTO
CONTAS A PAGAR
CONTAS A RECEBER
COBRANÇA
LIMPESA E CONSERVAÇAÕ

CONTROLE DE TEMPO E MOVIMENTO

ELABORAÇÃO E EXECUÇÃO DE CAMPANHAS PUBLICITÁRIASS
CONTROLE DE PÓS VENDA

ATENDIMENTO AO CONSUMIDOR
PORTARIA E RECEPÇÃO
OPERAÇÃO CENTRAL DE RECLAMAÇÕES

CAPACITAÇÃO DE VENDAS
CONTROLE DE CONTAS A PAGAR

DINAMICAS DE PROCESSOS


VERIFICAÇÃO DE LAYOUT

CONTROLE DE CHAMADAS INTERURBANAS E CALL CENTER

CONTROLE DE HORAS TRABALHADAS
PORTARIA E RECEPCÃO


CONCLUSÃO


Não adianta se ter uma ótima quantidade de dados se eles podem estar errados.
Com os agrupamentos das empresas possibilitam aos clientes acessarem os mesmo dados em qualquer uma delas, através de um sistema bem desenvolvido. Geralmente as empresas utilizam sistemas já criados(existentes), sendo selecionados, aquilo que melhor se adapta a realidade da empresa, pois já tem uma idéia de que dará ou não certo de repente se fazer um Benchmark(trocas de experiências e dados), tendo em destaque as franquias, e logo em redes, pois já tiveram sistemas, formas, que deram certo.
O sistema para ser bom não necessariamente quer dizer que tenha que custar caro, ao contrario existem muitos sistemas baratos e eficientes para micro e pequenas empresas. Mesmo que seja feita a sistemática da organização dos dados manualmente, deve-se ter objetividade na colocação e armazenamento das informações, pois quando repassado para o sistema informatizado será mais fácil e com informações mais corretas.
A moral da historia tecnológica sem conceito não serve de nada, não terá nenhuma utilidade. Temos que saber utilizar as informações que temos as que são mais adequadas. Geralmente os sistemas são abertos com um login e senha, individualizadas as informações para cada setor de acordo com a função de cada um.
No momento de um cadastro deve ser objetivo o seu cadastro, pegando dados que poderá ajuda-lo posteriormente, como e-mail,telefone, mais importantes do que o endereço. Existem muitas ferramentas que auxiliam a empresa no processo de informação, sendo mais objetivos, uma intercomunicação mais direta com segurança.
O excesso de informações atrapalha o processo informático da empresa, selecionando o que temos, nos perguntando que tipo de informação que necessitamos. O que necessitamos nos cadastros dos clientes é o nome, endereço e o celular do cliente( objetivando manda torpedos para eles).
Um bom programa tem que se ter alem de agilidade no acesso das informações tem que possuir uma relação com o cliente, não esquecendo da humanização.
Para superar resultados negativos na implantação de sistemas é se estudar, analisar, mapear, para ter certeza de sua utilização, ou seja, um bom planejamento vai fazer com que se tenha um impacto menor, menos prejudicial á empresa.
Muitas vezes as empresas mesmo com falta de um sistema de informação adequada poderá apresentar uma qualidade competitiva a uma empresa com um sistema atualizado, e claro vai depender da inteligência de como utilizar o pouco que se tem do que desperdiçar o muito, que se não servirá para nada não nos será útil.
Problemas, todas as empresas possuem agora depende de cada um administrar, decidir a forma de resolver os problemas, e dependendo do que ele decidir a empresa propiciará, ou seja superará as dificuldades, ou poderá aumentar ainda mais seus problemas e vir até mesmo fechar as portas se as circunstancias cada vez serem mais problemáticas e difíceis de se resolver.
Nós como bons funcionários se não sabemos, deveríamos pelo menos tentar obter conhecimentos, informações que a nossa empresa possui, pois é estando por dentro, mantendo-se bem informados que alcançaremos confiança, êxito naquilo que nos propusemos a fazer sendo bem vistos e com certeza seremos detentores das melhores oportunidades, não basta saber o seu trabalho, pois sempre tem um outro que sabe tanto quanto você e daí não dá para correr riscos fica acomodados.
Com certeza quem de tem o conhecimento as informações são os chefes e os funcionários mais dedicados, interessados,aquele trabalhador que não se importa de ficar além do expediente para ajudar o colega, aquele que cobre o horário por motivos justos, em fim aquele que não tem preguiça, que pensa no conhecimento, experiência, sempre buscando algo a mais que os outros.
Mais importante que adquirir conhecimento e como você consegue essa informação é honesta mente você está sendo e se mantendo ético e também não adianta você ter informações se não sabe como utiliza-la bem.
Por isso até para usufruir de um conhecimento você tem que ter sabedoria, pois se não o seu conhecimento e seu esforço para conseguir não valerá de nada. Devemos analisar todo conhecimento, qual a forma que faremos melhor uso dele, como ele será mais útil para mim, como se aproveitar dessa informação para tornar-la um profissional competitivo. Temos que ter sabedoria para assimilar essa informação.
As aulas de organização sistema e métodos,nos mostraram a importância relevante de um sistema, que pode mudar de acordo com o ambiente, o sistema fechado não possui ambiente e o sistema aberto possui ambientee pode sofrer modificações alterações, participações e no sistema fechado e não pode sofrer modificações.
Observamos as mudanças e a evolução na tecnologia,trazendo oportunidade e facilidade no desempenho das tarefas e táticas das empresas.
A mais eficiente tecnologia oferece suporte de análise,organização e gerenciamento, aumentando e agilizando os processos resultando na maior satisfação do cliente,e maior desenvolvimento da organização, baixando custos e reduzindo a carga horária de trabalho.
Análise organizacional é um nível estratégico e tático de desempenho entre as organizações e ambiente social e político.institucional, econômico de forma dinâmica sempre primando para o bem estar social e ambiental
A organização sempre deve estar atenta e lutar e respeitar e defender o contexto social, bem como deve haver uma preocupação com o meio ambiente.
A formação da equipe e distribuição de tarefas dentro da empresa possibilita melhor desempenho de forma a melhorar o andamento da empresa e atendendo as necessidades do cliente,com motivações de todos e melhor fluidez dos trabalhos.
As pesquisas e coleta de informação são muito importantes no análise de desempenho definindo estratégias e rumos para decisões.
Mudanças são indispensáveis em toda a organização,sempre haverá necessidade de alterações e aperfeiçoamentos, em uma empresa., mas precauções devem ser tomadas em analisado e procurado o máximo de informações e conhecimentos e toda a inovação que formos implantar.
A inovação em tecnologia, é a principal forma de competitividade,dentro de uma empresa.
Muitos métodos são usados nas estratégias de melhorias na qualidade e desempenho das organizações, o diagrama de Parto,que traz informações sobre produtos,controle de qualidade,etc.
A qualidade é sempre uma referencia de um produto agregando a empresa um diferencial, junto com o bom atendimento, criatividade, a qualificação de seu quadro funcional e emprego da tecnologia adequada.
O método BenckmerKing é uma ferramenta quase obrigatória em uma empresa que deseja melhorar seus produtos e serviços.
O organograma que é um gráfico que representa a estrutura da organização, distribui funções, permite uma melhor definição de quem é quem dentro de uma empresa., mas que pode falhar por desatualizarão ou falta de entendimento e prejudicar a sua real função.
Se você não tiver uma sistemática, informações, um sistema de informação coerente com a realidade da sua empresa, dificilmente conseguiremos administrar satisfatoriamente uma empresa.
No decorrer da historia da administração foram incluídos os sistemas de informação, pois atualmente não basta nos termos o conhecimento, boa metodologia se ela não tiver sistematizada (informatizada), para a agilidade, praticidade para a empresa, objetivando o trabalho.
E com forme a informação devemos aprimorar, selecionar os nossos conhecimentos adquiridos, onde não repassamos, tem que se obter o repasse dessa informação ou seja, comunicação, não podendo ter antecedência e nem atraso, em relação a informação, tem que ocorrer ao mesmo tempo, informação no momento certo ou conforme poderá ser melhor utilizada.
Para você tomar uma decisão deve ser bem analisada, as informações que se tem, e as que não temos e as que necessitamos, e o que significa correr atrás do conhecimento que necessitamos, para tomar a decisão mais acertada possível.
E de acordo com a nossa decisão teremos as conseqüências, positivas ou negativas.
Nos como empreendedores temos que ousar, ter atitude de mudança ate mesmo por que não passamos a tomar decisões de uma hora para outra dentro da empresa, geralmente, nos preparamos, adquirimos conhecimentos necessários sobre a empresa para depois ganhar cargo de chefia.
E se for o caso necessário assumir um erro, e uma postura, comportamento esperado de um chefe, ou de qualquer funcionário, pois errar e humano, e claro que temos que assumir o erro e arcar com as conseqüências, sempre e claro buscar aprender com as situações para que não ocorra mais.
E como chefe dar a abertura para que os nossos subordinados possam chegar e assumir possíveis erros, agindo para se corrigir.
Temos sempre que estar atentos para a integração de nossa equipe, fazendo com que todos trabalhem como equipe.


















BIBLIOGRAFIA:

- LIVRO DA UNIDERP.
- TEXTOS COMPLEMENTARES DO PORTAL.
- SLIDES DA AULAS.

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