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São Pedro do Sul, Riogrande do Sul, Brazil
Sou uma pessoa divertida, academica do curso de administração, batalhadora como milhares de brasileiros, amiga, confiável, que busca se melhorar a cada dia e reparar seus erros constantemente, par se tornar uma pessoa melhor.

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domingo, 23 de agosto de 2009

Segundo Semestre- Parte 01

1. INTRODUÇÃO








Este trabalho é síntese significativa da aprendizagem adquirida no Módulo 02, composto pelas seguintes Unidades Didáticas: O homem e a sociedade, Psicologia aplicada à administração. É uma exigência do processo avaliativo do curso de administração e tem como objetivo exercitar os acadêmicos na capacidade de síntese e comunicação escrita da aprendizagem, mostrar os desafios enfrentados e as dificuldades superadas para ampliar conhecimentos, assim como a apresentação de novos valores.
Dessa forma, este estudo está organizado por itens que caracterizam as Unidades Didáticas no corpo do “desenvolvimento” e “considerações finais” que apontam a apreensão dos conhecimentos socializados de forma geral, indicando o crescimento cultural adquirido.

















2. DESENVOLVIMENTO:

UNIDADE DIDÁTICA: O HOMEN E A SOCIEDADE.

Aula 01: Processos sociais fundamentais: a organização social.

Na nossa primeira aula nos foi passada a idéia do que seria a organização social, sendo à base da sociedade e como ela é dividida nas classes sociais e conforme a seu papel, ou seja, a sua tarefa e principalmente a onde você se situa e o fator determinante da sua posição na sociedade o que conhecemos como divisão social, essa colocação determinará a sua contribuição no processo civilizatório da sociedade.
Tudo o que aconteceu contribuiu para o nosso processo civilizatório, por isso são considerados acontecimentos sociais e históricos por integrarem um processo de humanização do homem, feitos e registrados com uma certa seqüência, na qual nos é mostrada na antologia histórica tendo em mente a idéia que somente estudando o passado poderemos compreender o presente e projetarmos o futuro da civilização.
Através das categorias mostramos o nosso conhecimento da real sociedade e quem sabe até do mundo. Quando o homem passa a transformar a natureza ele começa seu processo de humanização, e com o decorrer do tempo todos os passos que a sociedade percorreu fizeram parte da sua evolução expressada com vários ciclos entre revoluções tecnológicas e processos civilizatórios, processo na qual é homem deixou de ser caçador para se tornar sedentário, precisando se organizar relacionam-se com outros grupos, escrevendo suas relações sócio culturais.
Para sobreviver tem que evoluir no seu trabalho com novas tecnologias para caçar, alimentação e principalmente a sua defesa, satisfazendo entre essas todas as outras necessidades do grupo, dividindo os trabalhos definindo o perfil sociológico do grupo, acaba surgindo às classes sociais, expressam suas idéias, relações, cultura, organização e principalmente a sua compreensão de mundo, sendo de três formas.
A material (com objetos) com a sua conduta com os princípios ideológicos, sendo também conhecidos como imperativos, podendo ser chamado de tecnológico, social, e ideológicos, cuja ideologia tem dois sentidos o fraco, sendo o comportamento que esperam de você, o forte, nada mais é que a manipulação dos pensamentos de certos grupos das classes dominantes, com um imaginário social que busca justificar e esconder as condições materiais existentes.
Surge a insegurança financeira, a procura de uma autoridade política forte e também alguns medos que aumentaram a religiosidade.
Aprendemos que quando mudamos a tecnologia terá alteração na nossa organização social e na nossa forma de pensar, sendo os imperativos categorias básicas para o estudo do homem e da sociedade, formando a base antropológica para a nossa formação social,
Essa base é formada por um tripé, com o domínio da tecnologia, que é saber fazer, a sua organização social, que é como ela se divide no trabalho, e o seu patrimônio histórico, que é a sua cultura, causando algumas transformações sociais na estrutura social dos grupos.
Com o passar do tempo a organização financeira originou a relação entre os paises que mandam e os que obedecem, tendo a tendência de cada vez mais se definir essa diferença social, pois quem tem mais dinheiro cada vez terá mais, e os pobres cada vez com menos, não só falando sobre a relação entre paises, mas também sobre as classes sociais brasileiras atuais.

AULA 02: Revoluções tecnológicas e processos civilizatórios:

Nessa segunda aula aprendemos sobre revoluções tecnológicas e processos civilizatórios, observam que a tecnologia é importante para o desenvolvimento da sociedade se nos tivermos uma nova tecnologia mudaremos o nosso comportamento e a nossa forma de pensar, causando modificações, profissionalmente como culturalmente na sociedade gerando outras necessidades, provocando um novo desenvolvimento.
Como vimos anteriormente que revolução tecnológica nada mais é que a transformação da natureza feita pelo homem provocando alterações o que conhecemos por processos civilizatórios.
Concluímos que a cada revolução tecnológica levará a um novo processo civilizatório com novas formações sócio culturais formando um ciclo para o desenvolvimento.
Tivemos oito grandes revoluções tecnológicas, começou com a revolução agrícola momento que o homem deixa de ser caçador para se humanizar acaba ocorrendo uma ligeira especialização profissional tendo um leve êxodo rural, onde cidades se profissionalizam.
Já com a revolução urbana surgiu a cidade estado que necessitava de uma divisão social, cria-se então a metalurgia desenvolvendo a escrita iteográfica, os números, o calendário, surge o desdobramento da propriedade privada e coletiva, a escravização.
Com a revolução do regadio, foi importante o surgimento das grandes obras de irrigação aparecendo os primeiros impérios e as civilizações regionais surgindo novas técnicas de fabricação de armas e ferramentas de trabalho juntamente com modernização do transporte marítimo surgiu às moedas.
Com o aumento das tecnologias aumentou-se a produção, voltando-se para o comércio externo aumentando o numero de impérios mercantis Escravistas.
Revolução pastoril tem a tecnologia do ferro fundido, juntamente com os percalços da produção e da guerra desencadeou-se o expansionismo messiânico, tendo uma nova formação sócio cultural, os impérios despóticos salvacionistas.
Com a revolução mercantil teremos uma nova relação entre os paises que chamamos de polarização do poder com essa nova situação modernizou-se a tecnologia de produção, a militar, a marítima, tiveram acontecimentos artísticos culturais, que deram base para o capitalismo moderno.
Já com a revolução industrial as colônias se estruturam nas mesmas formas das metrópoles onde os produtos são comercializados ou de valores agregados, acabam surgindo os setores, o primário trata da agricultura, já o secundário é as industrias, com o terciário teremos o comércio e os serviços.
A burguesia queria impor a aceitação de seus interesses. Vimos então que a revolução termonuclear predomina o capitalismo e os pensamentos burgueses o que chamamos de visão liberal burguesa. Nos tornamos agentes transformadores da sociedade, de uma certa forma o homem continua sendo escravo, não mais financeiramente, mas do tempo, passando maior parte da sua vida em função do trabalho.
Com as propriedades privadas acabou surgindo o estado, cujo papel principal era manter os poderosos no poder, para isso utilizam a ignorância, a falta de educação, oprimindo-os, atrasando o processo civilizatório da sociedade.
Por isso que o Brasil, um país rico financeiramente continua e continuará no terceiro mundo enquanto os políticos “burguesia” continuarem a fazer leis que beneficie apenas a eles, deixando a saúde, educação, entre outras necessidades de lado, pois eles não precisão, podem pagar, e o povo que não pode, apenas é lembrado de quatro em quatro anos, “ano de eleições”, cujos ignorantes infelizmente acabam caindo nas lábias deles, cujo ciclo gerou e irá gerar cada vez mais o caus em nosso país.

AULA 03: A organização social: O surgimento (e o papel) do estado e a formação sócio econômica brasileira:

Nas aulas anteriores aprendemos que organização social é um conjunto de vários processos civilizatórios tendo como base à divisão de trabalho foi criada a infra-estrutura (local onde acontece a produção, o material de trabalho) sempre com o objetivo de explorar o trabalho humano e a extração de lucros e de acordo com ela irá ser a superestrutura.
Com a base econômica será a nossa visão de mundo, cujas idéias davam sustentação para a base filosófica da sociedade, tendo o estado o papel de intermediador entre os interesses públicos e dos interesses privados,
A burguesia exerce o poder, “estado”, continuando em proveito de seus interesses, com vários conceitos, um deles o liberal (colocar o povo acima da classe dominante) Já a Concepção marxista (o gerenciamento dos negócios da burguesia), cujo estado com uma formação sócio cultural dá base ideológica e jurídica.
Tendo o estado o papel de zelar para que as leis sejam cumpridas, sendo elas criadas no legislativo, feitas por políticos que muitas vezes aprovam ou criam leis que vão contra o interesse do povo, já o judiciário fiscaliza o cumprimento dessas leis, e a sociedade paga pelos erros deles.
Assim sendo o Brasil um país que irá contribuir com as atividades mercantis da Europa, com o papel de fornecer matéria prima tropical, como o Açúcar, Pau-Brasil, Algodão, Café, Cacau, Borracha, entre outro, hoje o Brasil contribui com a Soja, Milho, Tecidos, Bio-Diesiel.
O Brasil sempre foi e será um país subalterno e de exploração, até que alguém faça algo que diferencie essa situação.










AULA 04: Fundamentos filosóficos para a compreensão da sociedade:

Vamos desvendar o desenvolvimento da humanidade, na busca da sabedoria, através da filosofia, “amor, respeito pelo saber” romperam-se formas tradicionais de conhecimento.
Os gregos contribuíram com a mitologia, acreditavam em vários deuses, Zeus, o senhor do olimpo, Afrodite, deusa do amor, Dionísio, Deus das festas, entro outros. Inventaram a política (cidades organizadas por leis e instituições).
Pitágoras: Acreditava que a filosofia era uma maneira de pensar e repassar seus pensamentos, se tornando a chamada cultura européia.
Tales de Mileto: Ditava que a água seria a origem de tudo, explicou o eclipse. As viagens marítimas, a invenção do calendário, o surgimento da moeda, a expansão do comércio.
A vida urbana foi umas das condições para o surgimento da filosofia. Gerando mudanças na forma de vida, a invenção da escrita, e da política, a filosofia está baseada em quatro períodos.

1º (pré-socrático): preocupa-se com a criação do mundo e causas das transformações naturais, o mundo estaria em movimento permanente.

2º (socrático): teve atividades políticas, de cidadania, eram chamados de sofistas, período de investigações humanas, sobre a ética, política, técnicas, firma-se a democracia, surge o cidadão.

3º (sistemático): surgiu à cosmologia, teve como principal nome Aristóteles, as leis do pensamento teriam que estar bem estabelecidas oferecendo os critérios da verdade e da ciência, buscava a compreensão da realidade através da filosofia e da ciência.

4º (helenístico) a criação das cosmopolitas, “cidadão do mundo”, preocupam-se com a relação do homem com a natureza e ambos com Deus.














AULA 05: Surgimento, formação e desenvolvimento das ciências sociais:

Para falarmos sobre as ciências sociais temos que analisar a sociedade moderna suas transformações substanciais os tratos internacionais a nova forma de organização o modo de produção hegemônico a divisão desses acontecimentos chamamos de linha do tempo onde temos. A Pré-história dividida em três períodos.
O paleolítico (idade da pedra lascada).
O neolítico (idade da pedra polida).
A idades dos metais.
Entende-se por Pré-história o período que surge homem na terra até o aparecimento da escrita.
Já a Idade antiga é compreendida entre o surgimento da escrita até o ultimo imperador romano, tivemos nesse período a criação a criação dos estados, e organizações mais complexas de cidades, surge as grandes civilizações.
Com Idade média foi originada na Europa com os bárbaros estendendo-se com o desenvolvimento do comércio e juntamente com os movimentos renascentistas e humanistas, a sociedade tinha pouca mobilidade, com hierarquias, tinha a nobreza feudal, na qual tinha vastas taxas e cobranças impostos altíssimos dos camponeses o clero detinha o poder isentava-se dos impostos arrecadava-se o dizimo nessa divisão os menos favorecidos eram os servos, camponeses.
Na Idade moderna foi solidificada a forma de produção capitalista, voltada para o comércio objetivando o lucro a crescente do capitalismo trouxe o fim do feudalismo já que o capitalismo tem potencial mercantilista.
A Idade contemporânea surgiu com a revolução francesa foi um acontecimento histórico a transição da modernidade para o capitalismo tendo base na economia de mercado desencadeou a revolução industrial na Inglaterra terminou a passagem de feudalismo para capitalismo não podemos esquecer que nos somos feitos de causa e efeitos dos acontecimentos sociais passados, seremos o que fizermos hoje. A nossa mente pode ser dividida em quatro partes.
A 1º é o conhecimento filosófico a busca do saber.
A 2º o conhecimento religioso o conhecimento teológico.
A 3º o conhecimento científico causando transformações desmistificando coisas sobre naturais explica os fenômenos.
A 4º é um senso comum uma avaliação dos nossos dias, informal e espontânea.
Ironicamente Einstein era completamente contra a produção de armas, mas seus estudos contribuíram para a criação da bomba atômica (destruição de massas) criando uma duplicidade de seus conhecimentos.
Na idade moderna deixou-se do modo de produção feudal para o modo de produção capitalista causando modificações de paradigmas desde a idade média onde a obra de Freud causou quatro rupturas imaginárias.
1º Foi desenvolvida por Nicolau Copérnico, a teoria do Heliocentrismo (coloca o sol como centro do sistema solar), separou cosmologia da teologia.
2º Foi fundada por Davis Darwin a teoria Darwiniana, ou Doutrina Evolucionistas, as espécies procedem a uma das outras, sobrevivendo as espécies melhores adaptadas.
3º Foi gerada por Sigmund Freud a onde a vida psíquica é formada por duas instancias inconscientes e 1 consciente, o ID, é os desejos inconscientes, a procura de realizar os prazeres, o libido, o SUPER-EGO, censura o id, impedindo de o satisfazer, o EGO, é a consciência, submetendo-se a os desejos do id, repressão ao super-ego, obedece ao principio da realidade.
4º Projetado por Karl Marx com a teoria da Ideologia, um apanhado de proposições passa a representar os interesses da classe dominante gerando o fortalecimento hegemônico da burguesia sobre os menos favorecidos.
A modernidade incansavelmente quer encontrar explicações lógicas e científica sobre a realidade representava uma forma de organização social, hegemônica, elaborando os seus pensamentos, suas filosofias e suas ideologias.


AULA 06: A consolidação da tecnologia, na sociedade moderna I:

Na era moderna teria um desenvolvimento acelerado da ciência buscando explicações para os fenômenos sociais do mundo, pois o contesto medieval da época estava ultrapassado que representava a derrota do feudalismo e a consolidação do capitalismo aumentando o numero de comerciantes que permanece até hoje comandando as grandes decisões.
A sociologia é a resposta das situações causadas pela revolução industrial de cunho econômico, filosófico, científico e cultural que aconteciam no mundo não podemos esquecer que a formação social era piramidal modificando a forma de conhecer a natureza.
A sociedade estava vivendo um momento conturbado que contribuiu para que acontece a revolução industrial e a francesa.
A revolução industrial não foi apenas o aperfeiçoamento das técnicas produtivas, mas um triunfo das industrias capitalistas donas dos meios de produção e do capital com longas e penosas jornadas de trabalho assim satisfazendo os interesses financeiros de empresários onde os trabalhadores se sujeitam a essas condições para não passar fome.
Dessa forma o trabalhador deixou de fazer todo o processo de produção perdendo o seu meio, tornando-se assalariado contribuindo com sua força de trabalho.
É importante termos compreensão da relação que existe entre o mundo do trabalho dos negócios com a acumulação do capital com o mundo do pensamento filosófico e do imaginário social (é o agrupamento de relações que agem como se fosse alguma memória cultural, ideologia da comunidade).
Assim conseguindo visualizar-se como integrante de um coletivo que através desse imaginário consegue determinar o seu bem estar em certos lugares.
Os nossos pensamentos sociológicos são determinados na economia, nos dando uma consciência de mundo, portanto da nossa cultura.
Quando foi criado pela burguesia o mercado mundial, as nações mais desenvolvidas financeiramente apresentaram manifestações superestruturais objetivando um caráter mais universal.
A estrutura econômica é um agrupamento das relações de produção que determinará a superestrutura jurídica e política determinando as formas de conhecimento social cujo modo de produção comandará a vida social, política e intelectual da sociedade.
Foi de rápida acumulação de bens graças ao capitalismo que modificou o processo econômico que era lento para uma forma acelerada de enriquecimento, com este lucro exorbitante teve uma redução da mortalidade infantil.
O artesanato era determinado pela produção independente com a manufatura ampliou-se à demanda dos produtos levando o aumento da produção os comerciantes distribuem a matéria prima para o artesão que trabalhava em seu lar recebendo o pagamento combinado deixando de ter o controle final do produto, novo sistema que ocasionou a divisão de tarefas no processo de produção sendo feito através de maquinas tendo a divisão da prática com a teoria.
Todo esse processo foi uma decorrência do progresso tecnológico, deixando de ser considerado definitivo para estar sempre atualizado, por mais que aja mudança na estrutura organizacional não mudará a sua base piramidal de cargos.
A revolução francesa foi um movimento que a burguesia chega ao poder estabelecendo novas bases para a sociedade e relações de produtos.
Smith exaltava que não deveria interferir na economia defendendo a atuação restrita do estado na sociedade idealizando que a pessoa se dedique naquilo que faz de melhor, tendo um maior rendimento com beneficio financeiro.

ATIVIDADE DE AULA:

Resenha: O QUE É SOCIOLOGIA

Procura compreender e explicar as estruturas da sociedade que teve inicio no século XVII com uma mudança acentuada na conjuntura política econômica e cultural. Essa situação teve como conseqüência à revolução industrial na Inglaterra e a revolução francesa.
A revolução industrial não teve somente a maquina a vapor, mas o aprimoramento das industrias capitalistas. Teve como fato importante o surgimento do proletariado e a formação dos sindicatos.
A situação do proletariado, a estrutura das cidades industriais, os avanços tecnológicos a organização do trabalho nas fábricas foram originadas pela revolução industrial.
A sociologia veio como uma resposta intelectual a essas novas condições de existências. Alguns sociólogos encaram o capitalismo com otimismo identificando os valores e os interesses da elite como representativo da sociedade, essa tradição teve como base o pensamento conservador eles também acreditavam que com essas circunstancias histórica seria impossível restaurar as instituições medievais.
A interpretação critica e negadora da realidade constitui um dos traços marcantes do iluminismo e alimentou o projeto revolucionário da burguesia que deveria ser superada por outra que conduzisse o aperfeiçoamento da sociedade, essa nova teoria foi denominada “positiva” devendo ensinar os homens a aceitar a ordem existente deixando de lado sua negação.
Essa sociologia revestiu-se de um conteúdo estabilizador, ligando-se aos movimentos de uma reforma conservadora da sociedade que assim constituída, realizando a legitimação intelectual do novo regime.



AULA 07: Consolidação da sociologia II: Principais pensadores.

A sociologia tem como objetivo entender os fenômenos sociais, as formações sócio culturais, as relações entre os grupos sendo importante para compreendermos as relações sociais modernas, os seus determinantes sociais e econômicos assim poderemos conhecer a sociedade em que vivemos.
Na idade moderna utilizava-se o racionalismo para explicar os fenômenos sociais, sendo o centro dos debates entre os pensadores.
Francis Bacon: com ele foi desenvolvida a ciência (física, astronomia, matemática, química e biologia) foi um período revolucionário.
René Descartes: Revolucionou a filosofia com o pensamento duvidar de tudo para que o conhecimento se torne compreendido por todos.
Galileu Galilei: Teve que se contradizer na sua teoria sobre o centro do universo por causa da grande pressão da igreja detentora do poder na época.
A filosofia busca os porquês e tenta resolve-los.
O iluminismo trouxe uma nova forma de ver a realidade buscando a verdade através da filosofia e com o desenvolvimento da ciência.
Essas novas informações, com o avanço cientifico causou uma explosão de conhecimentos e especializações, a astronomia foi importante para os cientistas adquirirem mais conhecimentos científicos como a lei da gravitação.
A transformação artesanal, a obra manufatureira causou um ciclo da população rural para a cidade ocasionando um inchaço nas periferias das grandes cidades, movimento que acontece até hoje engajando o trabalho de mulheres e criança nas fabricas até 12 horas de trabalho ganhando menos que os homens, esses contextos dividem as opiniões algumas criticam e outras justificam a implantação do modo de trabalho capitalista.
Na historiografia sociológica teremos duas fontes de conhecimento a primaria direta ao autor, secundária o autor fala sobre algo.
Comte o seu estudo influenciou a Europa e suas colônias, procurava conciliar o pensamento com uma visão cientifica (quer provar através de dados especificamente científicos).
Positivismo teve como conhecimento os critérios da verdade e somente tudo o que puder ser provado cientificamente, criou-se as leis dos três estados.
1º Teológico: o ser humano explica o mundo atreves dos deuses.
2º Metafísico: é o rompimento do primeiro estado, ficando em estágio intermediário, não é cientifico, mas não tem maturidade para ser definido.
3º Positivismo Moderno: é uma consciência do limite do conhecimento humano, tem na ciência a razão absoluta.
Do ponto de vista sociológico é impossível à manutenção da natureza em decorrência do progresso, o desenvolvimento sustentável até certo ponto poderá se tornar ideológico.
O positivismo deve ser uma busca de leis imutáveis, todas as ciências buscam leis que regem a sociedade, afastando da humanidade as idéias revolucionárias, mas seriam resolvidas através da ciência compreendendo as leis que regem os fenômenos.
Karl Marx idealizava uma sociedade justa, revolucionário, um dos principais pensadores da época teve os seus pensamentos divididos em três correntes (o capitalismo inglês, o socialismo francês, a filosofia alemã) formando o tripé de Marx.
Para o materialismo a sociedade deve ser explicada através de fatos sociais e econômicos fundamentados através da infra e sub estrutura.
O homem utiliza a força produtiva e os meios de produção caracterizando a força de trabalho.
Émile Durkheim combinava a pesquisa empírica e a teoria sociológica, seu estudo tem três características.
A coercitividade: Força de padrões culturais, até obrigam os indivíduos a cumpri-los.
A exterioridade: Onde as forças de padrões culturais são independentes da consciência do individuo.
Relatividade: fato social que variam com o tempo e espaço considera os fatos sociais como (coisa) sendo submetidos às mesmas leis que regem a natureza.


AULA 08: Desafios contemporâneos: Questões éticas na sociedade:
moderna.

O nosso modo de produção capitalista da base para o nosso conhecimento, através da comunicação verbal, ou produtos que tem como fonte a industria cultural, que tem como pensamento onde tudo se transformaria em negócios comerciais, sendo realizados pela exploração de bens culturais representantes da ideologia dominante, que dá sentido a todo sistema.
A sociedade acaba criando valores absolutos inquestionáveis, exercendo influencia nos pensamentos das pessoas, no seu modo de ser, no seu comportamento, a sua comunicação verbal, temos que ter consciência de ética e moral.

ÉTICA: Pode ser traduzida por costume, propriedade do caráter, uma analise critica sobre o comportamento da moral precisa-se de um consciente para diferenciar o bem do mal, é imutável, são princípios e pensamentos que dão orientação para a sociedade, tem conhecimentos de limites e possibilidade dos modelos sócio econômico liberal burguês. O comportamento ético não autoritário busca o bem estar do grupo na sociedade contemporânea.

MORAL: Conjunto de valores que orientam o nosso comportamento, mutável, muda de acordo com os pensamentos da sociedade em determinada época, com base nas relações financeiras, um fator cultural, diz o que você pode ou não fazer, uma virtude, sendo que o comportamento virtuoso é a pratica da moral, a sociedade moderna se se organizou economicamente com o objetivo de lucro.
Nem sempre um pensamento moral terá uma atitude ética, ou vice versa. A moral nos diz como agir, já a ética questiona a validade da nossa ação.
As idéias de uma determinada época com certeza foram idéias da classe dominante desse período.
O modo de produção capitalista do ponto de vista ético e moral alguns funcionários acabavam criando vícios que era relativo a sua tarefa na industria.
A mídia é formada pela elite, é privada e tem o poder de dominar os pensamentos das pessoas, algumas vezes ditava a ética e a moral da sociedade, chegando até eleger e derrubar presidente.
A crise das sociedades é um efeito dos problemas econômicos, a infra e sub estrutura, de acordo com a ética e moral da sociedade desse período.
Para weber: A burocracia é sinônimo de poder, para ele a empresa que tivesse as sete dimensões tornaria a sua empresa melhor e mais justa reduzindo os atritos internos e externos. Seria eles (formalização, divisão do trabalho, da propriedade e administração, hierarquia, impessoalidade, competência técnica, profissionalização do funcionário), tenta amenizar a influência externa e controlar as atividades para que seja atingido os seus objetivo com competência e eficiência, seria um excesso de normas e regulamentos, desperdiço financeiro, ineficiência de organizações estatais e privadas, sem burocracia não teríamos a produção capitalista indicando um modelo de organização administrativa.
Nas classes mais baixas possui pessoas na carência absoluta vivendo e sobrevivendo até em lixões e periferias das cidades grandes, essa é uma ética social a ser estudada.

AULA 09: Compreendendo a sociedade liberal: Analise de conjunto

Como aprendemos anteriormente forças produtivas nada mais é que a influencia do homem na natureza transformando-a, elementos básicos para o homem produtor, o objeto será os meios para produzi-lo, gerando uma relação de produção e este conjunto de relação durante o processo de produção entre grupos concretizados na atividade financeira alteram o desenvolvimento das forças produtivas.
Para termos uma analise critica da situação temos que analisar alguns fatores:

· O nível de desenvolvimento das forças produtivas: envolvem as forças de trabalho com os seus meios de produção considerando os instrumentos e a técnica adotada.
· Propriedade dos meios de produção: é o direito pertencente a cada grupo sobre esse meio.
· O tipo de relações de produção: é o que existe entre a sociedade e o papel de cada um no processo de trabalho.
· Objetivo da atividade econômica destinada a satisfazer os interesses dos produtores.
· Repartição do produto: é a forma como é destinado o excedente econômico.
Com o evoluir do processo de produção será assegurada a reprodução social. A globalização econômica originou mudanças na organização diferente de todas as anteriores, o pensamento liberal desencadeou importantes decisões na economia, na sociedade e na cultura.
Podemos fazer uma trajetória do capitalismo no século passado predominavam o modelo liberal situado entre a Europa e os Estados Unidos exerciam o controle financeiro internacional até que em 1929 ocorreu a quebra da bolsa de valores de Nova York, sendo a primeira grande crise econômica mundial, John Maynard Keynes propôs um novo comportamento chamado keynesianismo que substitui as políticas desenvolvidas pós-segunda guerra, ficando até a próxima crise que após os anos 70 tem a ascensão do neoliberalismo, idéias contrarias ao keynesianismo.
Temos então como seqüência o keynesianismo e o neoliberalismo.

LIBERALISMO: É a mistura entre razão e intuição na organização social, prevalece à vontade da maioria.
Para Smith é uma visão de mundo, que não é a correta, essa contradição chamamos de ideologia.
Já para Chauí seria o mascaramento da realidade, tomando falso por verdadeiro, ocorrendo uma ilusão.
Athusser nos diz que é um jogo da burguesia, com o objetivo de aparentar que seus interesses como se fossem o da população, aumentando sua hegemonia.
Mark acredita que seriam dados da realidade sem considerar a realidade.
Quando os países ricos subsidiam os seus produtos economicamente garantindo a sua competitividade internacional chamamos de protecionismo, principal meio de enriquecimento das nações que visão enriquecer cada vez mais, é baseado na proibição da exportação da matéria prima e incentivos à exportação de bens manufaturados.
Predominou até os anos 20 quando ocorreu a primeira crise financeira mundial que foi constituída com altas taxas de juros americana o que acabou atraindo especulações financeiras, fazendo aumentar o valor das ações muito alem do seu valor real gerando a criação de sociedades fictícias possibilitando o crescimento das taxas de produtividade, aumentando as vendas a credito, realidade favorável para a distribuição dos produtos, aumentando o seu consumo, mas a oferta acaba sendo superior à procura dos produtos, saturando o mercado foi assim que começaram a falir as multinacionais instaladas nos Estados Unidos, sendo retirada boa parte do capital investidos na bolsa de Nova York, causando a situação onde teria um grande numero de ações para venda sem compradores, abaixando o seu preço, todos os setores foram afetados, diminuindo o rendimento do povo e conseqüentemente o seu poder de compra, os estoques se acumulam a produção se restringe, o comercio internacional entra em recessão atingindo, o comércio dos produtos industriais, ocasionando o desemprego, para reduzir os danos e recuperar a economia mundial o mundo adere ao Keynesianismo.

KEYNESIANISMO: Sugeriu que para mudar a situação financeira mundial teria que haver investimentos em obras públicas gerando empregos, restabelecendo aos poucos a economia juntamente com a criação do acordo Breton Woods, seria criado um fundo com objetivo de manter estável o sistema financeiro mundial o FMI, teria a criação de um banco com responsabilidade de financiamentos para a reconstrução dos paises, aqueles que aderissem o novo modelo econômico mundial.

NEOLIBERALISMO: Defendia a idéia que o governo não poderia continuar os investimentos feitos após segunda guerra, pois acarretavam deftis públicos (balança comercial negativa e inflação).É a redução das ações do estado na economia, assim deixando as empresas privadas livres, começaram então a desregulamentar e privatizar as atividades econômicas antes realizadas por eles. Acabou sendo adotado por as multilaterais (FMI, Banco Mundial).
No Brasil Fernando Collor de Mello foi o primeiro governante a adotar o neoliberalismo, sucedido por Fernando Henrique Cardoso com as suas privatizações, hoje temos o Luis Inácio Lula da Silva preocupado com o superafti primário para o pagamento da dívida externa, mas com tudo isso percebemos uma mudança nas eleições, os eleitores estão mais conscientes, elegendo políticos contrários ao neoliberalismo ( contra a posição do país na economia mundial).
Atualmente nos teríamos três grandes blocos econômicos mundiais que controlam a economia mundial, os Estados Unidos (América), Alemanha (Europa), Japão (Ásia).
Nós temos ciclos econômicos, (liberalismo, keynesianismo), e atualmente o capitalismo, que já não está mais satisfazendo as exigências do comércio mundial, então entra em crise, ele não chegará ao fim, mas terá uma transformação, servindo de base para o próximo modelo econômico mundial.
Temos hoje a tendência dos monopólios, estrutura financeira que controla a maior parte das transações financeiras internacionais, está em ascensão mundial, muitas vezes para o crescimento dessas organizações algumas vezes utilizando-se das sociedades, tendo maior amplitude de mercado, diminui com a concorrência e acabam ganhando dos dois lados, por isso essa tendência cada vez mais se fortalece.
Para não haver desemprego com o avanço da tecnologia você sempre terá que estar atualizado, assim reverterá ao seu benefício e crescerá profissionalmente.
O estado capitalista também se preocupa com o bem estar da sociedade, algumas vezes põem em prática o assistencialismo, para esconder o que realmente deveria fazer e não o faz, dar saúde, educação, cultura e lazer, entre outros, fazendo um jogo político, esta prática só existe em países sub desenvolvidos, pois os de primeiro mundo dão condições financeiras para o povo se auto-sustentar não precisando dar dinheiro a eles para não passarem fome, o que acontece no Brasil.

























UNIDADE DIDÁTICA: PSICOLOGIA APLICADA À ADMINISTRAÇÃO


AULA 01: A história da psicologia.

A psicologia pode ser considerada como ciência que estuda a mente humana ou definida como “ciência da alma”, levando em consideração o comportamento do homem, indicando aos indivíduos como enfrentar suas dificuldades emocionais, ajudando-os a terem um equilíbrio entre a razão e emoção.
O psicólogo trata o comportamento anormal, suas influencias e seus comportamentos perante a sociedade, centralizam suas atenções nas relações entre o comportamento e o funcionamento mental sendo que de um lado é a biologia e do outro tendo como objetivo central compreender o homem. Enxerga o homem como integrante de um grupo, tem várias áreas de estudos, são algumas delas.
* Psicologia da personalidade: Preocupando-se em diagnosticar e desenvolver as personalidades das pessoas.
* Psicologia social: Dedica-se ao estudo do comportamento de indivíduos dentro do grupo.
* Psicologia comparativa: Analisa o comportamento dos animais em relação ao homem.
* Psicologia do desenvolvimento: Considera as mudanças que ocorrem com as pessoas.
* Psicologia experimental: Relaciona os fenômenos psicológicos com os fenômenos naturais, monitorada em laboratório.
* Psicologia clinica: Trata as neuroses e os problemas psíquicos.
A psicologia surgiu com as indagações sobre os problemas psicológicos, buscando resposta entre a alma e o corpo iniciando as teorias do comportamento do povo, tem várias linhas de pensamentos, uma das mais relevantes é que a mesma coisa pode ter várias formas de visão.
Pode ser aplicada nas seguintes áreas, na organizacional, jurídica, escolar, transito, clinica, hospitalar. Temos cinco movimentos que criaram a psicologia moderna.

ESTRUTURALISMO:

Wilhelm wundt: Dizia que os psicólogos deveriam investigar as relações entre o processo da consciência com suas combinações, e estudando suas operações como a atenção, intenções e metas.
Inventaram o método introspecção analítica, seria uma auto-avaliação, analisavam os padrões de sensação, onde os elementos são combinados dando forma a nossa percepção e idéias.
Titchener: Líder do movimento estruturalista teve como base.
Analisar a consciência humana (experiências sensoriais). Estudar os introspectivos analíticos de laboratório. Verificar os processos mentais, descobrir suas combinações e conexões, localizar as estruturas relacionadas a eles.
Algumas das limitações do estruturalismo é que não acreditavam na introspecção formal, consideravam que os fenômenos complexos como o pensamento, a linguagem, a moralidade, anormalidade seriam fora do alcance da ciência, os assuntos complicados teriam que ter uma análise lógica que seriam contra orientar em assuntos práticos.

FUNCIONALISMO:

William James: Era contrário ao estruturalismo, acreditava-se que a consciência seria “pessoal e única” evoluiria com o tempo, seletora. Estudavam o funcionamento dos processos mentais, utilizavam a auto-observação, os quais chamam de introspecção informal e métodos objetivos, (experimentações) tais conhecimentos deveriam ser dedicados a pratica como educação, negócios, foi substituído pelo behaviorismo.

BEHAVIORISMO:

Tem como característica fazer perguntas objetivas, através de pesquisas meticulosas. É um grupo de relações de um ser em seu meio ambiente com determinadas circunstancias, acreditavam na psicologia da previsibilidade.
John Watson: Tornou a psicologia respeitada com as ciências físicas, utilizou os métodos objetivos, se dedicariam ao estudo dos estímulos e suas respostas, chamamos de comportamento observável, deveriam relacionar os comportamentos dos animais e humanos.
Ivan Petrovich Paviov: Criou em seus estudos o reflexo condicionado como processo de condicionamento que tem por base forçar a alguém fazer algo repetitivamente até que se torne rotina, geralmente é feito por associação.
Burrhus Frederic Skinner: Adotou o reflexo condicionado e o condicionamento operante, conceitos ligados a fisiologia do organismo onde esse condicionamento operante é feito através de mecanismos de aprendizagem, sua modelagem pode ser de reforço positivo (recompensa) ou negativo (punição).

GESTAL:

Para ele o organismo é formado de elementos interligado entre si, não sendo possível separa-los sem dividir o conjunto, acreditava que deviam estudar o consciente das pessoas, são adeptos aos métodos objetivos, tinham três princípios.
Proximidade: As coisas que estão próximas são mais facilmente compreendidas.
Similaridade: Os elementos são melhores compreendidos quando compartilham características visuais básicas.
Continuidade: Pode ter dois sentidos em apenas uma figura, ex. uma cruz e 2 retas que se cruzam.
Quando virmos uma parte separada de um todo, você poderá tomar uma decisão precipitada e errada.





TEORIA PSICANALISTA:

Sigmund Freud: Suas idéias eram relacionadas a anormalidades, seu tratamento, foi dedicado aos problemas nervosos, particularmente as desordens neuróticas e os sintomas relacionados com seus conflitos e tenções, adotou a técnica da hipnose, desenvolveu o método de associação livre terapia que usa o divã, o paciente fala sobre o que quiser e o psicanalista avalia e faz comparações.
Tentava trazer para a consciência o que estaria no inconsciente da nossa mente, onde o consciente seria os dados atuais, o pré-consciente as coisas que você ao esforçar lembrará, e o inconsciente é as informações que não tiveram importância ou geralmente ruins, seria o que você gostaria de esquecer, acreditava que todos os dados se enquadravam perfeitamente entre si.
Pregava que os psicólogos teriam que estudar as leis e os determinantes da personalidade do ser humano, elaborando métodos para tratar essas desordens mentais, os seus motivos inconscientes, traze-los para a sua consciência é uma terapia básica para tratar essas desordens.
A personalidade é formada na sua infância por isso o terapeuta geralmente analisa os primeiros anos de vida de seus pacientes, com a terapia informal, interpretando o material recolhido juntamente com o comportamento do paciente.
O elemento de perturbação somente será trazido para a consciência através da análise do paciente.

COGNITIVO:
Acreditavam que a mente humana poderia ser desvendada através de seus estímulos e respostas, estudava os processos mentais, e como funcionavam, suas aplicações, usavam a introspecção informal.

HUMANISTAS:
Queriam humanizar a psicologia, os psicólogos deveriam ajudar as pessoas a compreender-se, desenvolvendo-os ao máximo do seu potencial, os problemas humanos devem ser objeto de investigações psicológicas, voltadas a consciência subjetiva (análise de vida) tentando compreender o indivíduo, dedicando-se a descobrir as leis gerais do funcionamento da mente, pois para eles a consciência instrutiva é fonte de informação.

ATIVIDADE DA AULA:

QUESTÃO 02 DO LIVRO:
Eu escolhi o curso de administração, pois eu gosto da prática administrativa, me interesso pela área que a profissão oferece, por exigir organização não só documentária, mas como em toda a sua estrutura, por proporcionar uma carreira, e também é claro o mercado de trabalho.

QUESTÃO 03 DO LIVRO:
Como eu disse anteriormente a minha opção pela profissão de administrador é um conjunto de fatores que eu gosto e a profissão me oferece, por isso estou adorando o curso e as aulas, a sua metodologia, ninguém me influenciou, sempre gostei da atividade.

QUETÃO 07 DO LIVRO:

Um bom administrador deveria englobar essas três características como um bom profissional onde suas ações refletem diretamente no grupo que coordena.
O administrador deveria ter como base à palavra, passando credibilidade, ética e coerência nos seus atos, e com certeza tem que saber que ser líder não é ser autoritário, tem que saber respeitar as diferenças dos outros.
A base para a realização de trabalho em equipe é o respeito entre seus membros, o qual deve ser criado na ética e moral no ambiente de trabalho.

AULA 02: A Percepção.

Nos fizemos diferença em nosso meio, a percepção nos ajuda a percebemos a nossa realidade.
Todos nos somos diferentes, mas cada diferença tem sua utilidade, cada pessoa não é diferente das demais, mas sim reage individualmente diferente em alguns momentos, a estímulos diferentes, seríamos parecidos e funcionaríamos diferentes um dos outros. Temos que aprender a conviver diariamente com a diferença das pessoas e tentar compreende-las.
Nós como administradores temos que conhecer os nossos clientes, qual é o público a ser almejado, conhecer as diferentes individualidades, para nos cobrarmos de um funcionário temos que conhecer o seu potencial, trabalhar em grupos, ensinando o respeito aos outros, no ambiente de trabalho. Não devemos pré-julgar as pessoas, suas vestimentas, seu comportamento, mas sim investigar o porque está dessa forma e agindo de tal maneira, tentar compreende-los, ai tomar uma posição madura e concreta baseada na realidade, ajudando-nos nas decisões dentro da nossa empresa.
Algumas características individuais:

1) PERCEPÇÃO: É como eu percebo as coisas, e a forma como reagimos a estímulos que o ambiente nos fornece, de acordo com a nossa percepção será a nossa estima, tendo que tela equilibrada.
A percepção é baseada em dois fenômenos, a percepção seletiva quando uma pequena parte prende a sua atenção, é quando você olha para algo ao contrário que a maioria teria olhado, o outro é a adaptação sensitiva sendo um treinamento da sua percepção em longo prazo, também pode ser influenciada por:
· OBSERVADOR: A avaliação de alguns fatores como, atitudes, motivação,
interesses, experiências e expectativas, são percebidas e avaliadas.
· ESTIMULO: Características que influenciam na capacidade de perceber os
estímulos.
· SITUAÇÃO: O ambiente dá sentido ao estimulo.

Já a percepção de pessoas é feita por:

CONTRASTE: Situação de comparação produz a impressão favorável e a desfavorável, com a tendência a generalização e comparações.
ESTERIÓTIPO E PRECONCEITOS: Ocorre a generalização de características, simplicidade, é projetada aos seus integrantes.
EFEITO HALO: É a avaliação preconceituosa, generalização.
PROJEÇÃO: O observador exagera no seu julgamento, baseado em suas características.

2) ATIVIDADES: São pré-disposições que influenciam a avaliação dos estímulos, podendo ser positiva, negativa, mutável, relativa a sentimentos e também o seu comportamento.

3) APITIDÕES: Potencial de cada indivíduo a realizar tarefas e atividades específicas tais como o esporte, relacionamentos, cantar, desenhar, contas, entre outras.

4) INTELIÊNCIA: É a capacidade de lidar, julgar, compreender, relacionar, adaptar-se a algo novo, tem três teorias.

A) TEORIA DO FATOR GERAL: tem base no calculo do QI, na qual indicam uma certa aptidão, o fator geral.

B) TERIA DAS INTELIGENCIAS MULTÍPLAS: São interligadas, mas ao mesmo tempo independentes entre si.
Lingüística: Seria a vontade de estudar a linguagem e palavras, tem como profissional o poeta e os escritores.
Logístico-matemático: É o comportamento e avaliação de objetos e abstrações, tentando compreender suas relações e princípios, os profissionais são matemáticos e cientistas.
Música: A habilidade de compor, executar e também ouvir e entender, são os compositores, maestros, músicos, críticos, musicais.
Espacial: É a transformação, modificação, percepção, recriação da realidade visual do mundo, tem nos arquitetos, artistas, escultores, cartógrafos, navegadores.
Corporal-cinestésica: baseado na habilidade de controlar e orquestradas o movimento do corpo, com facilidade de manejar os objetos, o fazem com perfeição os dançarinos, atletas e atores.
Pessoais (intra-inter): Intra, entende a si próprio, Inter facilidade em entender os outros, são os psiquiatras, políticos, antropólogos.
Naturalistas: Tendência a reconhecer a citar os objetos da natureza.
Existencial: capacidade de entender e questionar as questões básicas do homem.

C) INTELIGENCIA EMOCIONAL: Caracterizada pela forma que as pessoas lidam com suas emoções e com as outras pessoas, teríamos dois tipos diferentes de inteligência, a racional e a emocional. Formada por cinco elementos.

AUTOCONHECIMENTO: Habilidade de reconhecer os sentimentos quando ocorre, sua consciência, emoção, necessidades, impulsos e também seus objetivos. Quem tem o autoconhecimento pode reconhecer seus sentimentos, se eles interferem a si e a os outros, e profissionalmente, conhecimento de seus limites.
AUTOCONTROLE: Conversa íntima, coloca as emoções a serviço de seus objetivos, fazer avaliação dos outros, são o pensamento negativo, quem tem um bom autocontrole é capaz de suportar com mais facilidade a diferença da vida. Não basta conhecer seus limites, mas sim controlar suas emoções.
AUTOMOTIVAÇÃO: A pessoa volta – se para o seu interior buscando as realizações motivadas pela satisfação interna, tem como objetivo a superação de si próprio, tem alta produtividade, são eficazes em suas tarefas.
EMPATIA: Habilidade no reconhecimento das emoções dos outros, considerando-as para tomar decisões inteligentes, entende a necessidade e interesse das pessoas, é você colocar – se no lugar do outro e tenta-lo compreender.

HABILIDADE INTERPESSOAIS: Relaciona-se bem com os outros, demonstração de suas emoções, entende os efeitos de sua emoção, contagia as pessoas com o seu positivismo, líder, corresponde, percebe e entende apropriadamente as emoções dos outros.
PERSONALIDADE: É o comportamento e as características da pessoa, que perduram com o tempo, explica como e porque as pessoas funcionam, podem ser herdados dos pais e o meio em que vive. O caráter do indivíduo é conseqüentemente a sua conduta.

ATIVIDADE DE AULA:

ENTREVISTA COM DANIEL GOLEMAM:

Inteligência emocional é a maneira como as pessoas lidam com as suas emoções.
É a maneira de ser esperto em termos de qualidades humanas do coração. Inteligência emocional não é genética, são habilidades aprendidas mais do que inseridas.
Podemos dizer que possuímos dois tipos de inteligência: Racional e Emocional.
A inteligência emocional o intelecto não pode dar o melhor de si sem a inteligência racional, ambos são parceiros, quando interage bem entre si sua inteligência aumenta.
Usar inteligentemente a emoção é o objetivo de entender o equilíbrio. As
emoções são um campo com qual podemos lidar com maior ou menor talento. As pessoas com prática emocional bem desenvolvida terão mais probabilidade de sentirem-se satisfeitas e serem eficientes, dominando os hábitos mentais que fornecem sua produtividade.
Desenvolver a inteligência emocional a partir dos destroços é mais importante do que reconstruir a confiança, lealdade e harmonia dentro do ambiente de trabalho. Quanto maior o QE e o QI será melhor o relacionamento entre as pessoas. A pessoa que tem o QI alto tem a capacidade de lidar com as pessoas, mais intimamente não é realizado.
Em relação às mulheres com QI alto será uma pessoa equilibrada. É fundamental conhecer-se para melhor relacionamento inter pessoal. E as pessoas com diferentes potenciais intelectuais possuem dificuldades nos relacionamentos. Futuramente haverá transformações profundas em todas as ares no comportamento devido ao conhecimento e a inteligência das pessoas.
Segundo Daniel Goleman o comportamento básico é o autoconhecimento.




AULA 03: Comunicação.

A comunicação consome a maior parte do nosso tempo, não só como pessoas, mas principalmente como profissionais, com o aumento das tecnologias cada vez somos mais exigidos, é muita informação disponível nos meios de comunicação por isso para sermos bons profissionais temos que nos aperfeiçoarmos na comunicação organizacional.
Poderíamos dividir a comunicação em três partes, a primeira é a procura de meios para persuadir, a segunda são trocas de idéias e sentimentos entre pessoas, a interação social, feita através de mensagens simbólicas, a terceira parte é dividida em três, a primeira envolveria pessoas, estuda o relacionamento de pessoas, a segunda seria o significados compartilhados, é a concordância de termos a serem usados na comunicação, a terceira é a comunicação simbólica, representa ou sugere a idéia pretendida para a comunicação.

Temos como elementos da comunicação.

EMISSOR: Individuo que tem a informação, e a necessidade de comunicar-se.
CODIFICAÇÃO: Tradução dessa informação, pode ser feita por símbolos.
MENSAGEM: É a informação traduzida pelo emissor para o receptor.
CANAL: Por qual meio que irá ocorrer a comunicação.
RECEPTOR: Quem recebe a informação, para que é enviada a mensagem.
DECODIFICAÇÃO: É como a informação e entendida pelo receptor, transformando-a em informação significativa.
RUIDO: Tudo o que interfere na comunicação.
FEEDBACK: Reação do receptor sabre a mensagem recebida do emissor.
A comunicação pode ser feita verbalmente (falada e escrita) ou não verbal (gestos, postura, expressões corporais, símbolos...).

Também possuem barreiras que são.

PERCEPÇÕES DIFERENTES: Pessoas diferentes percebem a mesma comunicação de modo diferente.
DIFERENÇA DE LINGUAGEM: É a diferente compreensão da mensagem recebida pelos indivíduos.
RUIDOS: Interferência na comunicação.
REAÇÕES EMOCIONAIS: São sentimentos que mudam a forma como captamos a mensagem, como influenciamos e somos influenciados pelos sentimentos.
INCONSISTÊNCIA NAS COMUNICAÇÕES VERBAIS E NÃO VERBAIS: Mensagens que enviamos ou recebemos modificadas por fatores não verbais.
DESCONFIANÇA: Falta de credibilidade do emissor.



Níveis de comunicação:

INTRAPESSOAL: Interiorização da pessoa durante a comunicação.
INTERPESSOAL: Como os indivíduos se influenciam uns aos outros.
NIVEL ORGANIZACIONAL: Informações que ligam os membros de uma organização.
NIVEL TECNOLÓGICO: Programas que existem para que o indivíduo comunique-se um com os outros.

Para melhorar sua comunicação:

A comunicação deve ser feita com o objetivo que todos a compreendam, até mesmo os que têm visão e experiências diferentes. Devendo significar a mesma coisa para o emissor e para o receptor, se necessário pedindo que confirme a mensagem.
Eliminar tudo o que for possível de ruídos, equilibrar suas emoções, tenta-las compreende-las, para que não influencie a sua compreensão da mensagem. Procurar ser coerente com a nossa mensagem criando uma credibilidade e confiança do receptor. Se for necessário for modificar “reformular” a mensagem até que ela seja compreendida a todos.

ATIVIDADE DA AULA:

EVOLUÇÃO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO:

No seu processo de evolução o homem desenvolveu a pré-escrita, contribuindo muito para a sua comunicação.
Servindo para divulgar a lugares distantes os seus conhecimentos, e para registrar a história humana em detalhes, sendo também desenvolvidos os meios para transporta-las, os primeiros foram o pombo correio e o telégrafo, conforme o homem evolui alteram o seu presente e futuro, sempre em movimentos crescentes.
Iniciou esse processo com a fala, criou-se então a escrita, originando a imprensa, que deu base para o surgimento do rádio e televisão, chegando até os dias atuais com o computador e a tecnologia da internet.
A memória do povo não era mais apenas lembranças, mas manuscritos gigantescos, no início não queriam que o povo tivesse acesso à esses meios de comunicação, eram restritos, com o tempo surgiu o livro tornou-se uma comunicação móvel e pessoal.
O jornal veio como um veículo transmissor de informações diárias.
Por muito tempo o rádio foi o meio mais rápido de comunicação, diminuindo a distancia e o tempo que a mensagem levaria para chegar ao seu destino, tinha alcance muito maior, foi bem aceito pelos brasileiros todos facilmente tinham acesso ao rádio, apareceu o rádio portátil, sendo a evolução da comunicação sonora, fez sucesso recorrendo ao imaginário das pessoas.
Nos anos setenta foi popularizado a televisão sendo a informação falada podendo ser vista e lida, interpretada pelo telespectador, onde assistir um noticiário ou qualquer programa cria-se uma relação visual com que passa a informação, também mudou a situação entre sujeito transmissor e receptor.
No século xx ocorreu o agrupamento de várias tecnologias, com um numero bem maior de informações, tendo maior agilidade, tudo em uma mesma ma´quina que chamamos de computador que ligados uns aos outros tem a forma mais complexas, a rede conhecida como internet.
Essa tecnologia não para ai, hoje em dia surge novas aparelhagens que facilitam a vida de todos nós, como profissionais, surge com um alto custo, mas conforme sua saída comercial acaba se popularizando, temos vários exemplos disso o pendraive, as maquinas fotográfica digital, os laptops, entre outros.

AULA 04: Motivação.

Motivação é a energia que nos impulsiona a agir desta ou tal maneira para realizarmos nossos objetivos, é interna, de acordo com os nossos fatores íntimos, dependendo destes agimos ou não.
Nos como administradores não motivamos, mas sim incentivamos o funcionário a estar motivado para a realização do trabalho, tendo o máximo do seu potencial. Temos também que analisar antes de qualquer coisa o estágio das necessidades que se encontra os seus funcionários para que seja melhor aproveitamento das situações.
Nos temos várias teorias sobre motivação.

TEORIA DO CONTEÚDO: Necessidades individuais que influenciam o nosso comportamento, reduzindo ou satisfazendo essas necessidades, dependendo destas será a nossa ação.
Teoria das necessidades de Maslow: Começaria a necessidade humana com a necessidades fisiológicas, corporal relacionada com a alimentação, moradia, ar, sensações após obter tudo isso ele precisaria de segurança englobando a proteção, emprego, liberdade, carreira profissional, estudo, seria uma espécie de estabilidade, com esse estágio ele necessita de relações sociais, o amor, a família, os colegas de trabalho, as suas amizades, chegando a esse nível ele vai precisar de uma auto-realização, seria a necessidade de reconhecimento, status, atenção, apoio, valorização, oportunidades, ter prestígio, por isso o ser humano nunca está realizado, sempre está na busca de algo.

TEORIA DE PROCESSO: É formada a partir de estímulos externos, faz uma reflexão sobre suas ações tanto antes como depois de realiza-las.

TEORIA DO REFORÇO: Baseada no esquema de receber um estímulo e obrigatoriamente terá uma resposta a este, que criará uma conseqüência no qual forçará uma resposta futura.
Quando se está motivado, dependendo de você poderá até influenciar outras pessoas a se motivarem, tanto no trabalho como em suas vidas pessoais, lembramos que alcançar um objetivo motivado é fácil o difícil é manter-nos lá com a mesma motivação. Algumas coisas nos deixam desmotivados, tais como sermos criticados em público, a falta de considerarão de superiores, a insensibilidade para com nós, à falta de interesse com os funcionários, a falta de contato com superiores, a inflexibilidade, entre outros motivos.
Ao contrário existem coisas que nos motivam, uma boa comunicação entre funcionário e patrão, sermos estimulados ao fazer as tarefas, recebermos elogios, a flexibilidade dos patrões, confiança depositada em nós, a consideração conosco, e a atenção direcionada á nos. Para haver equilíbrio entre o que você quer do funcionário e a motivação do mesmo temos que ser flexível, sinceros, cobrar quando tiver que o fazer, elogiar quando for possível, mas sempre com respeito e justiça.

ATIVIDADE DA AULA:

QUESTÃO 04 DO LIVRO:

No decorrer da atividade percebi que nem sempre o saber é fazer, os chefes muitas vezes sabem o que os seus funcionários precisariam para estar motivados “renderem”, mas nem sempre eles o fazem, assim também os funcionários por esperarem muitas vezes pelos patrões acabam se desmotivado reduzindo o seu rendimento, criando-se um ciclo de descontentamento, tanto do patrão para o empregado, quanto do funcionário para com a empresa.
São poucas as empresas que realmente preocupam-se com o bem estar dos seus funcionários, torna-se um relacionamento frio, burocrático faça por que estou mandando você é pago para isso, e o funcionário faz porque muitas vezes, na maioria ele precisa do emprego, tornado um ambiente desfavorável para o relacionamento humano, muito menos de trabalho, situação frustrante tanto para ambas as partes.
Algumas empresas estão investindo na motivação profissional, dando oportunidade para os seus funcionários em treinamentos, cursos em diversas áreas, cujas empresas se tornam lideres em seus setores, pois obtém melhores resultados do que as outras empresas.


AULA 05: Liderança.

Um bom líder utiliza diferentes métodos para interagir com o seu grupo, descobre e utiliza o melhor de cada indivíduo do grupo sabe o que as pessoas vão precisar antes delas se derem conta, trabalha relacionando os três tempos, o passado (para não repetir os mesmos erros) o presente (onde as ações acontecem) o futuro (encontram-se os desafios e as oportunidades).
Ele administra e solidifica a empresa sabe identificar e dividir os problemas, questiona o desenvolvimento do grupo preocupa-se com alto estima da equipe necessária para um bom rendimento do trabalho e conseqüentemente com o resultado, incentiva os treinamentos, prêmios, melhora constantemente o ambiente de trabalho, utiliza a participação de todos, tem prazer em fazer o que faz, assumem compromissos como um grupo, da oportunidade a todos, sabe orientar a equipe, expande seus horizontes, avalia seus atos, é mais sábio do que gênio.
Líder é aquele que conduz as ações ou comportamento das pessoas, mudando até seus pensamentos, não precisando de sua presença física como os grandes líderes mundiais, fica em torno de metas constituídas por subordinados.
A habilidade de liderar é construída, influenciando as pessoas a fazerem o que você quer, geralmente utilizando o poder e autoridade.
O poder é o ato de forçar os integrantes do grupo a fazerem o que você quer, mesmo sendo contra a sua vontade, aproveitando-se do cargo, do nome, nem sempre utiliza o bom senso. Já a autoridade convence as pessoas a fazerem de boa vontade o que se quer, diz respeito a você.
O líder tem a obrigação de manter a ética e moral, aperfeiçoar-se todos os dias, tem a ligação com a autoridade por influenciar, geralmente é espontâneo, sentimental.
O ideal em uma empresa é haver um casamento entre liderança e gerencia, que o gerente seja um líder, mas nem todo líder é um bom gerente, com aperfeiçoamento poderá chegar a cargos elevados, o gerente poderá ser um líder com treinamento.
Se o gerente não tiver liderança acabará utilizando o poder autoritário para obter seu propósito por isso que muitos lideres com a motivação que é muito bem vista, acabam obtendo melhores resultados do que gerentes.
Temos que ter consciência, chefe é aquele que utiliza o poder, faz o que é preciso. Já o líder influencia o grupo a agir de determinada forma a fazer o que ele quiser.
Para Hunter líder é aquele que influencia as pessoas, entusiasmando-as atingindo seu propósito com o senso em comum.
Stoner diz que envolve as pessoas e que não existe líder sem liderados, que tem poder de elevar e derrubar seu líder, tendo poder igual ou maior, com a diferença do cargo.

Minicuti divide a liderança em quatro partes.

AUTOCRÁTICA: O líder centraliza as decisões, não tem confiança no grupo.
PATERNALISTA: cordial evita desordens, presa pela harmonia, é exclusivista e perfeccionista, relaxado, pensa do jeito que está ta bom, empurra com a barriga.
PERMISSIVO: Não tem controle, nem atividade em grupo, é do tipo tanto faz quanto fez, sem responsável.
PARTICIPATIVA: Todos fazem o trabalho, dá importância ao crescimento do grupo, distribui a liderança, boa relação inter pessoal, tem a base sólida para resolver os problemas, a decisão é democrática.
Conhecer os negócios da empresa, com o pensamento no futuro, ter objetivo, investir em novas lideranças, delegar atividades e decisões, pois o líder que não criar novas lideranças, alem de egoísta ele nunca progredira, pois não terá ninguém para substitui-los.


ATIVIDADE DA AULA:

QUESTÃO 01 DO LIVRO:

LIDER: É a referencia de um grupo, coordena as ações e decisões, é admirado por todos pela sua agilidade natural de comando, geralmente tem um raciocínio lógico privilegiado, está sempre em busca da melhoria do grupo tanto na qualidade quanto na quantidade do ambiente, pensa no bem de todos, pensa a frente das coisas, é aquela pessoa que todos sabem que podem contar com ela.
LIDERANÇA: Seria a forma como o líder comanda o grupo, tem a liderança autocrática, o líder comanda tudo, a liderança paternalista, o líder passa a mão por cima dos integrantes, a liderança permissiva o líder não tem controle de nada, já a liderança participativa todos tem sua opinião respeitada, essas lideranças determinam o sucesso ou fracasso do grupo, dependendo do tipo em que ele irá ser ou que integra.
PODER: Dado a certos líderes, o bom ou mau uso desse poder depende do líder, alguns utilizam dele para imporem suas vontades perante o grupo. Geralmente é utilizado por pessoas que tem o cargo de chefia e não é um bom líder, tendo que se impor.
AUTORIDADE: Quando o líder utiliza sua autoridade ele influencia aos outros a fazerem de boa vontade a que eles querem, sendo considerado uma habilidade.

QUESTÃO 04 DO LIVRO:

Encontro mais lideranças com poder, elas não estão tão preocupadas se o grupo está bem, o que realmente importa e que seja feito o quando e como eles querem, com o dia a dia atribulado eles não tem tanto tempo para se dedicarem a coisas importantes e tenta dar atenção aos outros, dar incentivos, elogiar quando possível, e tem os que não tem intenção alguma então se opta pelo uso do poder já que não consegue pelo lado da boa vontade, obriga-os a fazerem. Percebi que as empresas que são administradas pelos seus donos tem a tendência de utilizar o poder com seus funcionários, não tendo muito êxito em relação às outras, mas as empresas controladas por funcionários contratados para o cargo de chefia na sua maioria preocupam-se em ter uma liderança participativa.


AULA 06: Grupos:

Uma das exigências para existir um grupo é ter o número maior que duas pessoas, devendo ser interdependentes umas das outras, com uma característica destacada, com objetivo em comum, preocupam-se em ter uma razão para estarem juntas, criam suas normas e valores, desenvolvem simpatias, antipatias, dividem os seus papeis, montão uma estrutura organizacional e até hierárquica, constituem suas características, sua personalidade, diferenciando-se dos outros grupos, sendo únicos e exclusivos.
Para a sua melhor estrutura o grupo teria que ter uma interação, que seria as atitudes e reações dos integrantes do grupo, suas modificações de comportamento, a influencia de uns com outros, “relacionamento do grupo”. O grupo deve também ter uma estrutura com normas, relações entre integrantes do grupo, um padrão de conduta, um sistema de recompensas e punições, e outro sistema para se comunicarem.
Seria assim, conforme o grupo vai aumentando as afinidades, vão surgindo o estreitamento das amizades, a lealdade entre os integrantes, separando-os dos demais grupos, cria-se à necessidade de uma liderança, acabam organizando-se hierarquizando valores e papeis, surgem os lideres e liderados, quando o grupo tem um numero expressivo é dividido em sub grupos, cujos integrantes são tratados conforme seu status, alem de criarem suas normas, tem que terem motivos e metas como um grupo, ajudando a terem orgulho de pertencerem a este grupo e não ao outro, consolidando a sua personalidade, tendo também a sua composição que poderá ser homogênea ou heterogenia.
Temos que ter em mente, os grupos entre si até podem ter algo semelhante “iguais”, mas tem mais diferenças do que igualdades, por isso cada grupo é único.



ATIVIDADE DE AULA:

JAMAICA ABAIXO DE ZERO

Eu escolhi o filme Jamaica Abaixo de zero, pois eu acredito que nos mostra bem o trabalho em grupo que é o nosso foco principal.
Bom o filme começaria com a decisão pela criação do grupo que teria como objetivo de disputar as olimpíadas de inverno, e assim também são criados todos os grupos com a vontade, algo em comum, “simpatias” entre as pessoas ou necessidade de reunirem-se em um grupo, como foi o caso do filme, eles queriam praticar um esporte em uma olimpíada de inverno, onde os integrantes do grupo teriam um pequeno problema, na Jamaica não nevava e as olimpíadas são praticadas na neve, tanto no filme quanto na realidade aparecem problemas a serem resolvidos e superados, na interação do grupo, na discordância de opiniões, das atividades, no filme com suas dificuldades eles acabaram treinando na terra, dia após dia, com muita determinação, amor a o que se propuseram a fazer, compreensão, tolerância, os obstáculos foram superados, os grupos também tendem a aprender com os obstáculos, e enfrenta-los, com as diferenças pessoais, respeito mútuo, prazer no que fazem entre outros.
Muitas vezes os grupos se deparam como no filme com obstáculos gigantescos, eles tinham que superar as melhores equipes mundiais do esporte que eles praticavam, mas não desistiram, algumas vezes ganhando ou perdendo, mas no final saíram vencedores os grupos da realidade também enfrentam obstáculos, mas com a mesma determinação superam-nos e sempre acaba vencendo o bem comum, prevalecendo à vontade de todos.
Tanto no filme como na realidade o grupo tinha uma base moral, suas motivações internas e internas, criaram suas estruturas organizacionais, ambos tem a vontade de estar juntos, uma homogeneidade, dividiram o trabalho, por isso se tornou um grupo vencedor das olimpíadas e como todo grupo sempre a de superar-se.



AULA 07: Preconceito, discriminação e paradigma.

Cada individuo tem personalidade, um conteúdo individual, existindo essa diferença, algumas pessoas são prejudicadas por agirem ou serem diferente dos outros, por que não seguir a determinada regra, essa relação de diferença entre as pessoas podem ser de três formas.
PRECONCEITO: Idéia que é formada antecipadamente, geralmente imatura, feita na primeira impressão, sem conhecimento de causa é de foro intimo.
DISCRIMINAÇÃO: É a ação do preconceito, acaba interferindo negativamente na vida das pessoas, tem vários tipos.
PARADIGMAS: Idéias e valores passados para as pessoas como sendo verdadeiras.
Em todos os países do mundo existe preconceito e discriminação, sendo iguais em qualquer lugar ou situação, o que muda é o grau.


ATIVIDADES DA AULA:

ATIVIDADE 01: PESQUISA

A minha pesquisa foi feita no relato de uma mulher que foi vitima do preconceito por ela ser baixinha, “tamanho” parece engraçado, mas para quem sofreu o preconceito foi constrangedor, tanto quanto a pessoa que sofre o preconceito de raça, cor, ou qualquer outra forma.
Ela me disse que desde criança percebia-se que não seria muito alta. Pois nessa época seus colegas riam e batiam nela, muitas vezes apelava e pedia para sua mãe ir até a escola para falar com a professora sobre o que estava acontecendo, pedindo para ela controlar a turma.
Bom ela sempre sofreu muito, pois ela não entendia o porque ela era diferente fisicamente das outras crianças, mais sabia que todos teriam que respeita-la mais cedo ou tarde, era um ser humano igual a eles.
No segundo grau atingiu 1:45 cm de altura, teve que aprender a se defender, ai veio à adolescência, sair na noite, nesse momento o preconceito ficou mais claro, algumas pessoas nem olhavam direito para ela e as poucas que olhavam achavam engraçado alguém “pequeno” como ela estar na noite, algumas pessoas arrogantes diziam para ela, e ai baixinha! lugar de criança essas hora e na cama, tiravam sarro da cara dela, ela ficava chateada, pois ninguém estava preocupada com seus sentimentos, o tempo foi passando e ela acabou aprendendo a se defender, percebeu que as pessoas que realmente gostasse dela estariam do seu lado independente do seu tamanho, e que as pessoas que faziam aquilo com ela não eram dignas de sua presença, ela sendo sempre amável, caridosa, atenciosa com todos, acabaram percebendo a pessoa maravilhosa que ela era, hoje ela tem poucos amigos, poucos homens em sua vida, mas com uma qualidade invejável a qualquer pessoa, aprendeu a dar valor à vida independente da opinião das pessoas, nunca deixou de ser quem era, e foi esse amor ao próximo que tem em seu coração que fez com que ela superasse essa diferença na sua vida, hoje leva na esportiva, sabe lidar com essas situações, com o bom humor.
Ela não me contou um fato em particular, mas passou-me a impressão que demorou a superar essas dificuldades em sua vida, por essa superação ela é admirada e amada por todas as pessoas que conviveram com ela nesses momentos, particularmente sinto pena das pessoas que perderam a oportunidade de conviver com essa pessoa maravilhosa que ela é, e com certeza algumas já se arrependeram e outras irão se arrepender, isso é certo, mas nunca é tarde de mais para concertar erros, principalmente aqueles feitos a outras pessoas.










ATIVIDADE 02: CODIGO DE ÉTICA

1. Atualizar a política de remuneração e benefício da empresa com base em dados de mercado para não ficar ultrapassado.
2. Não tornar pública as decisões internas da empresa, mantendo a sigilo profissional.
3. Não se deixar corromper, por terceiros em seu benefício próprio.
4. Ter como compromisso manter os direitos humanos, e o direito do trabalhador.
5. Zelar para a boa comunicação interna e externa, fazendo com que os superiores estejam cientes do que acontece na empresa.




























3 CONCLUSÃO:

Em quanto fazia o portifólio percebi que algumas coisas me chamaram a atenção, que acabou contribuindo para o meu melhor entendimento, os textos complementares e sem dúvida algumas as perguntas colocadas na tutoria abrangeram e muito o nosso pensamento, conseqüentemente o conhecimento.
A organização social é constituída por processos evolutivos, na qual foram modificando sua estrutura organizacional, o nosso patrimônio simbólico, as nossas tecnologias, e através desses longos processos históricos culturais a humanidade começou a se relacionar com outros grupos, em uma socialização, até os dias atuais.
Em nossa revolução a tecnologia teve um papel primordial, criavam-se ciclos evolutivos para o desenvolvimento social. Todas as revoluções foram fundamentais obrigando a sociedade a progredir cada vez mais, pois estavam e continuam em busca respostar e novidades que nos ajudem a viver melhor.
Através dessa busca para melhorar, o homem teve a necessidade de se organizar, criando o estado, controlado pela burguesia para defender seus interesses passando por cima do bem comum da sociedade, onde o estado zela para que as leis sejam cumpridas, são criadas no legislativo, e fiscalizadas no judiciário, com essa política o Brasil acabou definindo como um país fornecedor de matéria prima para a Europa.
Com a filosofia mudou a forma de pensar da sociedade, sendo a maneira e como ela repassa os seus pensamentos, surgiu na Grécia, favorecida pela expansão do comercio marítimo, compreensão do tempo, a invenção da moeda e o surgimento da vida urbana.
O desenvolvimento das ciências social é dividido em pré-história, idade antiga,
idade média, idade moderna, idade contemporânea. Teve como uma das principais descobertas a teoria psíquica feita por Sigmund Freud, era dividida em ID, SUPER-EGO, EGO, uma revolução para a época. Todas essas teorias representam uma forma de organização social hegemônica, elaborando seus sentimentos, sua filosofia e ideologia.
A sociologia foi uma resposta a situação (gerada pela a revolução industrial, transformações sócio econômicas, mudanças na filosofia, ciência e cultura), momento de conturbação social da época, teve como fatos importantes às revoluções, o iluminismo, o capitalismo entre outros fatos.
Essa sociologia inicial tinha uma falsa idéia de estabilidade, ligados aos movimentos de reforma conservadora da sociedade, sendo constituída procurará realizar a legitimação intelectual dos novos regimes com o objetivo de entender os fenômenos sociais, suas formações e relações tentando compreender a sociedade em vivemos.
Temos como ética princípios de pensamentos que dão orientação para as ações da sociedade, já a moral, são valores que a sociedade impõem às pessoas, são imutáveis de acordo com a situação da sociedade.
Compreendendo que forças produtivas são influencias do homem na natureza, modificando-a, onde será gerada uma relação de produção durante o processo de produção dos grupos, ações ligadas a atividades financeiras. Vimos também a trajetória econômica mundial, cuja começa com o liberalismo no séc passado, chegou ao fim com a queda da bolsa de Nova York, foi sucedido pelo keneysianismo que durou até a segunda guerra mundial, onde surgiu o neoliberalismo que está em vigência até hoje, onde decorrente desses ciclos econômicos a economia mundial está com uma tendência a monopolização com parcerias, ou seja poucas empresas comandariam as transações financeiras mundiais, aliando-se as rivais, assim cresce o lucro de ambas, se tornando cada vez mais fortes.
Nos estudamos psicologia como sendo uma ciência que pode influenciar, mas estruturar a administração de empresas, vimos então a história da psicologia, que teria tido o seu início com as indagações dos filósofos sobre os problemas mentais das pessoas, buscavam respostas sobre a relação da alma e do corpo, sendo definida com a ciência da alma, começara a estudar a mente humana e seus comportamentos, criaram teorias que os ajudavam na orientação dos pacientes para superarem seus desequilíbrios, ou seja encontrarem um equilíbrio entre a razão e emoção.
O estudo da psicologia abrange o seu desenvolvimento, sua capacidade de armazenar dados “memórias”, o seu pensamento, o que se aprende, a sua linguagem, sua personalidade, a sua percepção, a sua motivação.
Teve algumas correntes de pensamentos como a Behaviorismo, o Ivan Petrovich pesquisou o reflexo condicionado, já Skinner era adepto da teoria de Ivan e do condicionamento operante, Gestalt acreditava que o desequilíbrio é momentâneo, tendo ter princípios, a proximidade, a similaridade, e continuidade.
Aprendi também que temos de analisar todas as situações de todos os pontos possíveis, pois poderemos tomar uma decisão errada, baseada em uma impressão que pode estar distorcida.
Sigmund Freud criou a teoria psicanalítica, desenvolveu o método da associação livre, acreditava que a nossa mente era formada por três fatores o consciente, o pré-consciente e o inconsciente, e que a personalidade humana seria formada pelo ID, SUPEREGO, EGO.
Aprendemos que todas as pessoas são diferentes umas das outras, mas de si mesma em diferentes momentos, em sua vida, em diferentes situações, e que precisamos entender as diferenças não só em nosso trabalho mas sim como integrantes de uma sociedade, e que a sua percepção é a análise de seleção, organização e interpretação de estímulos do meio em que se vive, lembramos que tudo que passa por nossa mente passou antes nos nossos sentidos.
As nossas atitudes são o modo como procedemos ou agimos, podem ser positivas ou negativas, hoje em dia a nossa inteligência é dividida em duas teorias a da múltipla e a da emocional, o que ma chamou a atenção foram fatores como o nosso autoconhecimento que é saber sua capacidade, seu limite, mas não basta sabe-los, mas sim controla-los, é colocar-nos no lugar dos outros, sendo o nosso caráter é proporcional a nossa conduta.
Comunicação é a troca de idéias e sentimentos entre os indivíduos, que para essa comunicação é necessário um emissor que através de um canal que transmite (codifica), a mensagem para um receptor que decodifica (traduz, feed back) fazendo uma comunicação perfeita.
Não devemos colocar nossos valores acima dos demais, estando unidos em um espírito de equipe, apesar de nossas diferenças, nos momentos bons e principalmente nos difíceis que são os que exigem de nos sabedoria para supera-los.





4 REFERENCIAS:

1. LIVRO DA UNIDERP.
2. SLIDS DA AULA.
3. O FILME JAMAICA ABAIXO DE ZERO.
4. TEXTOS COMPLEMENTARES DA UNIDERP.
5. TEXTOS OBRIGATÓRIOS DA UNIDERP.

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